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BRANDING

O pattern como diferencial na construção de uma identidade visual

Com a maioria das identidades de marca, você encontrará a combinação padrão de logotipo, paleta de cores e fontes. Todos esses elementos trabalham juntos para lançar as bases de um visual forte para a sua marca, mas por que parar aí?

Por que não levar sua marca para o próximo nível e dar uma aparência ainda mais original?

Uma maneira super simples de fazer isso é planejar incluir um pattern na sua identidade visual, assim como fez a Louis Vuitton. O pattern é um grande bônus para sua marca e pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa e versátil para comunicar a personalidade de uma marca. Cada vez mais estamos vendo o pattern sendo usado, não apenas na mídia tradicional, como embalagem e vestuário, mas em tudo, desde papel timbrado comercial até decalques de janela, banners de sites e decoração de escritório. Você já considerou um pattern para sua marca?

Se você tem um belo logotipo e paleta de cores, talvez esteja se perguntando por que preciso de pattern?

1 | Eles adicionam interesse ao design, digital e impresso.

Use-os em tudo, desde seus cartões de visita, cabeçalho de boletins informativos e imagem de capa do Facebook. Os padrões criam interesse, textura, equilíbrio e um toque extra especial que as cores simples simplesmente não oferecem.

2 | Um toque único para ajudar sua marca a se destacar ainda mais da concorrência.

Um padrão, especialmente aquele que é feito sob medida para o seu negócio, adicionará um toque extra especial garantido para ajudá-lo a destacar-se dos outros no seu nicho. Os padrões são uma das maneiras mais fáceis de adicionar uma dose extra de personalidade e entusiasmo às suas peças de design.

3 | Suporta mensagem de marca.

A cor é importante para comunicar o tom e o humor, mas os padrões são ainda mais eficazes para aumentar o nível. Os padrões que você escolhe para a sua marca são ótimos para apoiar a mensagem da marca e a personalidade do seu negócio. Indo para um olhar formal e limpo? Escolha uma faixa clássica. Quer algo mais vintage e ousado? Opte por algo art déco e geométrico. Ou talvez você queira um padrão que ajude a mostrar que tipo de trabalho você faz. Por exemplo, se você é um designer de interiores, pode usar um padrão que seja composto por diferentes peças de mobília.

4 | Reforça a marca através da consistência e elementos reconhecíveis.

Frequentemente, os padrões incorporam um elemento presente no logotipo ou algum outro elemento de design de sua marca. Isso ajuda a construir consistência, o que é sempre uma coisa boa! Ao usar um pattern exclusivo para sua empresa, isso ajuda a criar mais reconhecimento de marca.

5 | Dá versatilidade e variedade.

Quando você trabalha com uma identidade de marca limitada, pode ser um desafio fazer as coisas parecerem distintas. Pode ficar repetitivo e chato. Patterns são uma simples solução para o tédio para a identidade visual da marca! Eles oferecem uma ferramenta extra para você criar interesse em seus designs e, ao mesmo tempo, manter-se dentro de sua família de branding. O pattern  enriquece a papelaria e também as embalagens dos produtos o que facilita na ter destaque maior na hora da compra ou a diferenciação dos produtos da mesma linha (exemplo: leite desnatado ou integral)

Veja alguns exemplos:

Hoplovers

A Hoplovers é um empresa que importa rótulos de cervejas especiais. A identidade precisava transmitir a originalidade da marca e ao mesmo tempo o sentido artesanal e exclusivo das cervejas. Na hora de desenvolver a identidade visualo pattern foi fundamental para fortalecer o conceito, uma série de imagens juntas, formaram uma malha vintage que conta uma história e reforça o conceito único da marca dos amantes de lúpulo.

Quer ver mais sobre a hoplovers? Clique aqui.

Armazem 515

O Armzém 515 passou por um rebranding de marca. Após anos no mercado o conceito da identidade visual precisava de uma repaginação. Além de atualizar o logotipo o pattern foi elemento importantíssimo para trazer o conceito de modernidade. Os numerais dispostos em formas aleatórias e diferentes do usual compõem o pattern e está presente nos unformes, cartões de visitas, papel timbrado, site e sacolas.

Veja mais sobre a identidade do Armazém 515. Clique aqui.

Decor light

Para assinar a identidade da marca foi desenvolvido um pattern. A linha do box presente no logotipo foi construir os padrões do pattern. A repetição em sequência alternando em 3 cores teve a inspiração nas obras de Piet Mondrian e sua arte minimalista que remetiam modernidade à suas obras. O pattern compôs não somente os materiais impressos da empresa, como adesivos foram aplicados em suas vitrines e na fachada onde facilmente é reconhecido por quem passa.

Veja mais aqui.

Estas são apenas algumas maneiras de incorporar patterns na sua marca, e existem muitas outras opções criativas para explorar! Quer um pattern exclusivo?
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