Estúdio Roxo

O poder da Ilustração na hora de se conectar com seus clientes.

09 Mai. 2018
categoria Branding + Design + Marketing

Quando se trata de design, o que faz as pessoas felizes é se sentir conectado, inteligente e criativo. A ilustração tem o poder de evocar essas emoções nas pessoas e transmitir a mensagem. Pode transformar um produto médio em algo único que cria um estilo memorável que viverá muito na memória dos usuários.

A ilustração é uma ferramenta valiosa para a identidade da marca. Muitas empresas, têm seu logotipo desenhado em torno de uma ilustração que pode ser usada isoladamente em materiais de marca. Quando as pessoas vêem a ilustração, elas conectam essa imagem ao nome da empresa. Essa técnica pode ser especialmente eficaz em selos, alfinetes e cartões de visitas. Enquanto isso, empresas como a cerveja colorado optam por ter seu logotipo incorporado em uma linguagem ilustrada que pode ser “envolvida” em qualquer coisa imaginável (ou apenas em uma boa lata de cerveja de moda antiga).

 

Era digital

As marcas digitais podem sofrer com a falta de um produto tangível para os consumidores se relacionarem. Criar um produto cativante quando ele só existe em uma tela pode muitas vezes ser uma proposta difícil, especialmente se esses produtos estiverem competindo em um mercado já saturado. Uma tática que parece estar se popularizando com as marcas somente digitais é a utilização de ilustração.

Ilustração em web design não é nova. Há anos, os sites usam mascotes de marca e ilustram o design da interface do usuário para ajudar a criar experiências da Web memoráveis e envolventes. No entanto, nos últimos anos, tem havido uma tendência emergente de usar a ilustração para contar histórias e criar ressonância com os usuários. Ilustrações não estão mais lá apenas para serem vistas.

O design afeta a forma como as pessoas experimentam os produtos. Isso ocorre em três níveis:

• Design Visceral – Como subconscientemente reagimos ao design, de forma positiva ou negativa.

• Design Comportamental – Como o produto funciona e as experiências que sentimos ao usá-lo.

• Design reflexivo – Como nos sentimos depois de ver e usar um produto e o valor que colocamos nele.

Uma boa ilustração da web não se limita ao design visceral; ela também deve se fundir perfeitamente com o design comportamental e reflexivo.

Aqui estão Três exemplos de marcas digitais que estão usando ilustrações para criar experiências de marca memoráveis e contar histórias envolventes:

MailChimp: O MailChimp é a principal plataforma de “Lead” do mundo. Quinze milhões de clientes, de pequenas empresas de comércio eletrônico a grandes varejistas on-line, usam o MailChimp para se expressar para o mundo e conectar as pessoas certas com a mensagem certa, no momento certo. Como uma empresa que se baseou em permitir que pequenas empresas cresçam sem concessões, a campanha da empresa mostra que o MailChimp pratica o que prega: ser criativo e verdadeiro consigo mesmo é bom para os negócios.

A ilustração foi fundamental para transmitir essa mensagem. O MailChimp tem um estilo visual único, selvagem e sem remorso. Os trabalhos que eles produzem criam uma conexão emocional entre o usuário e sua marca. Busca estabelecer uma conexão humana memorável, não apenas uma parceria de negócios.

 

WeTransfer: Criada em 2009 A WeTransfer foi fundada para “simplesmente enviar fotos digitais em tamanhos grandes”, hoje a experiência simples do usuário e a clientela criativa do WeTransfer estão transformando um serviço de commodity em uma marca genuína. O serviço que o WeTransfer oferece (juntamente com o Dropbox, o Google Drive, o Box, o Hightail e outros) é monótono – ”anexos de e-mail ” resume bem – e é difícil diferenciá-los. Contanto que o seu arquivo chegue de A a B intacto, você se importa particularmente com quem o recebe lá, ou como? Se você usa o WeTransfer, você provavelmente o faz – especialmente se você é um “tipo criativo”. Como eles conseguiram isso? Investindo na ilustração em sua identidade visual, claro que a curadoria com seus anunciantes também foi relevante para sua experiência, mas as ilustrações desenvolvidas na sua marca, faz com que crie o ar descolado e criativo.

 

Google: O Google foi pioneiro em usar ilustrações para melhorar a experiência de seus visitantes e tornar um serviço digital simples em uma experiência memorável. Os “doodles”, nomes dados as ilustrações animadas da página inicial do site, se tornaram referência e há quase 15 anos, o Google.com vem ocasionalmente substituindo seu logotipo corporativo colorido padrão pelo chamado Google Doodles, as mudanças divertidas, surpreendentes e às vezes espontâneas feitas para comemorar feriados, aniversários e a vida de famosos artistas, pioneiros e cientistas e se tornaram uma atração à parte.

 

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