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O que a Netflix pode te ensinar sobre agradar seu público.

16 Mar. 2018
categoria Branding + Design + Marketing

Do sucesso de seu thriller original de ficção científica Stranger Things para o fascínio de uma noite de “Netflix e Chill”, a Netflix tem uma reputação intocável que muitas empresas desejam imitar.

Parece que, apesar das necessidades e exigências sempre em constante mudança dos consumidores, a Netflix sempre sabe qual o conteúdo que as pessoas querem assistir quando querem vê-lo. E com o conteúdo atual da Netflix que tem qualidade de vídeo e espaço de armazenamento, a empresa está preparada para se manter à frente de sua concorrência.

O que começou como um serviço de envio de DVD é agora um provedor dinâmico de conteúdo de transmissão off-line – e essa transição harmoniosa ocorreu em pouco menos de uma década. Como eles mudaram tanto em tão pouco tempo? Porque a Netflix é uma das empresas mais ágeis da Terra.

Embora muitas grandes empresas tenham dificuldade em ser ágil devido à complexidade de suas operações internas, essas três lições da Netflix provam que empresas de qualquer tamanho podem ficar acompanhar o ritmo frenético de seus consumidores:

1. Saiba o que seus clientes precisam antes deles mesmos

Parte do que permitiu que a Netflix alcançasse seu status atual foi sua transição para streaming online em 2007. Durante esse período, o WiFi estava se tornando mais onipresente e mais pessoas dependiam de celulares e tablets em suas vidas diárias.

Como resultado, a demanda por conteúdo instantâneo e de alta qualidade foi uma consequência.

O streaming online permitiu que a Netflix estudasse os hábitos de seus usuários e analisasse quanto tempo um usuário observa algo, quando o observam e o que preferem, além de uma infinidade de outros pontos de dados complexos. Isso permite que a Netflix avalie e preveja as mudanças nas preferências de seus clientes.

O que antes era legal hoje não é mais? Qual é a razão por trás dessa tendência? Essas informações ajudam a Netflix a ajustar suas ofertas de conteúdo para serem mais atraentes. Desta forma, sempre tem um show, filme ou documentário que as pessoas estão comentando, e o Netflix nunca sai de moda.

Saber o que seus clientes querem e precisam ajuda você a entender quais mudanças são necessárias e quando são necessárias. Além disso, esse nível de dados de comportamento do cliente ajuda você a manter-se ágil o suficiente para promover mudanças no setor antes de seus concorrentes.

2. Continue testando, mesmo quando é perfeito

O teste de não é uma idéia inovadora, mas a Netflix adota uma abordagem altamente detalhada que comprova seu compromisso com a experiência do cliente.

Veja quão comprometida ela é com os teste de imagens. Depois de realizar uma série de estudos, a Netflix percebeu que as imagens desempenhavam um papel vital para os espectadores clicaram ou não para saber mais sobre um determinado conteúdo.

Decidiu testar as imagens que acompanham o título de cada programa. Dedicou uma equipe criativa interna para criar várias peças de arte que “transmitissem a emoção de todo o título em uma única imagem, mantendo-se fiel à sua essência” de acordo com o blog da Netflix.

Uma vez que substituiu o conteúdo com baixo desempenho com o conteúdo mais atraente, conseguiu um aumento de 20% a 30% na visualização de determinados títulos.

Muitas empresas têm medo de mudar ou adaptar um produto que está vendendo bem. No entanto, a incapacidade de melhorar um produto é exatamente como as empresas ficam ultrapassadas.

O teste não significa que você deve fazer uma alteração imediata em um produto que esteja funcionando bem. Isso significa que você está reunindo as informações que precisa para manter-se ágil quando a mudança é necessária.

3. Lidere, nunca vá atrás dos outros

Após anos de preparação, a Netflix anunciou, em novembro do ano passado, que seu conteúdo estaria disponível para transmissão off-line. A capacidade de baixar conteúdo para transmissão off-line não é nova. No entanto, o novo recurso da Netflix contém uma série de vantagens que diferem dos outros serviços de transmissão.

O download de vídeo utiliza para armazenamento espaço do telefone ou tablet, muitos provedores off-line resolvem esse desafio reduzindo o tamanho dos arquivos, o que diminui a qualidade do conteúdo. Isso simplesmente não é uma opção para a Netflix, que é dedicada a manter as taxas de retenção de clientes. É por isso que suas novas capacidades off-line envolvem configurações avançadas que não usam armazenamento dos aparelhos ou comprometem a qualidade do conteúdo. Para entender como isso funciona, considere o fato de que diferentes cenas requerem diferentes quantidades de dados (uma cena de ação com efeitos especiais é mais difícil de codificar do que um filme animado curto, por exemplo). A Netflix dividiu todo o seu conteúdo em clipes de um a três minutos, de modo que computadores e outros dispositivos podem codificar cada uma dessas peças separadamente. Essa segmentação está escondida do usuário, mas economiza largura de banda em dispositivos usando a menor quantidade de dados necessários.

Isso mostra que uma empresa nem sempre precisa ser o primeiro a lançar uma nova característica ou produto. Os líderes mais ágeis do mundo estão constantemente avaliando o cenário do seu segmento para descobrir onde sua empresa pode implementar mudanças. Pergunte a si mesmo: Como você pode melhorar um produto ou recurso que já existe enquanto também encanta os clientes de maneiras novas e inesperadas? Adotar essa mentalidade é a chave para se tornar uma empresa mais ágil e a frente de seus concorrentes.

O Estúdio Roxo gostaria de conhecer sua história. Entre em contato conosco e vem ser Roxo com a gente.

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