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BRANDING

Seu nome de marca está limitando suas perspectivas de negócios?

Escolher o nome da sua marca é um dos primeiros passos na criação de seu negócio e, certamente, entre os mais importantes – nomes fortes e memoráveis são um ingrediente-chave para o sucesso de seu produto, serviço ou empresa.

Embora o nome deva captar a essência da empresa, comprometer-se com um título que definirá sua marca nos próximos anos é um grande desafio. Não há regras específicas. No entanto é prudente pensar em tipos de nomes comerciais ao considerar o nome da sua marca. Uma má escolha pode acabar moldando negativamente e limitando sua empresa nos próximos anos. Aqui estão algumas maneiras de escolher um nome de marca restritivo que pode limitar sua empresa no futuro.

Marca baseada em localização

Isso pode ser tentador. Digamos que você venda janelas no Acre. A escolha pode ser óbvia: sua empresa pode chamar “Acre janelas”.  Você tem sua segmentação geográfica coberta, seu produto no nome e até mesmo uma aliteração cativante para chamar a atenção do cliente. Mas, e se as suas janelas forem tão boas que as pessoas das cidades vizinhas também as desejem?

Se você planeja manter seu negócio pequeno, então escolher um nome baseado em onde você está localizado pode não ter nenhum grande efeito a longo prazo. No entanto, se o seu mercado se expande para além dos limites da sua localidade, ter um nome que pertença apenas a essa cidade ou região pode atrasar o seu negócio, com os potenciais clientes a associarem-se apenas a essa área específica.

Marca baseada no nome da família

Ter uma empresa homônima a seu nome de família pode ter um tom acolhedor. A Douglas & Sons, por exemplo, evoca um vínculo paterno, tradição e nostalgia. No entanto, a marca da família pode ter seus inconvenientes. Talvez seus filhos não queiram continuar com os negócios da família. Nesse caso, o império desmoronará, levando seu nome e legado a ele? Ou, e se a empresa tiver problemas legais? Ter conotações negativas ligadas à sua marca não é apenas ruim para os negócios, mas também pode ter repercussões geracionais na sua família.

O nome da sua empresa deve ser à prova do futuro, com a capacidade de atendê-lo mesmo nas circunstâncias comerciais mais imprevistas. É provável que sua empresa mude ou mude de direção várias vezes durante sua existência; portanto, o nome deve considerar todas as alterações ou expansões possíveis. Mas, também deve considerar as mudanças na tecnologia, economia e demanda / necessidade para o seu produto.

Marca específica demográfica

A maioria das empresas tem um certo grupo demográfico que está tentando segmentar, mas é importante não limitar sua base de clientes com o nome da sua marca. Por exemplo, a empresa de aluguel de bicicletas de longa duração My Bike Argentina seria chamada de “The Student Bike Company”, uma vez que era voltada para estudantes estrangeiros que residiriam em Buenos Aires, Argentina, por seis meses ou mais. Mas, o fundador reconheceu que a cidade também atraiu turistas de longo prazo que vieram para aprender tango e estudar espanhol e assim mudaram o nome para aumentar a quantidade de potenciais locatários de bicicletas.

Quando você está nomeando uma empresa, você nunca deve limitar seu nome ao seu público-alvo. Em vez disso, você deve pensar em como o seu público-alvo é atraído.

Marca específica do produto

Muitos empreendedores começam oferecendo um produto específico, mas e quando o sucesso do negócio significa expansão para incorporar toda uma gama de produtos ou serviços? Talvez o “Acre janelas”, do primeiro exemplo, abra portas de venda, mas e se quiserem investir em portas também, como fazer?

A importância de escolher um nome que permita que sua marca cresça dentro dela tem que ser estudada, afinal um futuro re-branding além de onerar, pode desfazer anos de suporte ao consumidor, por isso vale a pena pensar muito sobre como sua empresa será chamada desde o início.

Tornar o seu nome de marca muito comum

Vivo. Claro. Gol. Não há algo memorável sobre marcas com nomes simples? Esses nomes oferecem uma sensação de poder e credibilidade sem se esforçar muito. Nós sentimos que eles sempre fizeram parte do nosso vocabulário (provavelmente porque eles foram!)

Mas de empresas com nomes simples e populares enfrentam um problema totalmente novo hoje: ser encontrado online. É difícil o suficiente ganhar reconhecimento de marca hoje em dia com um nome exclusivo, então imagine a dificuldade para empresas que escolhem nomes que já são pesquisados milhões de vezes por mês.

Faça uma busca rápida no Google por Gol e você verá o que quero dizer.

No mundo atual das buscas sua empresa está sendo pesquisada por clientes, investidores e funcionários em potencial. O negócio já é uma subida íngreme – não dificulte mais, configurando obstáculos digitais para você mesmo ao longo do caminho.

Em vez disso, escolha um nome exclusivo e tenha a melhor chance de romper o barulho. Quer criar o nome da sua empresa, vem ser roxo com a gente.

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