Estúdio Roxo

Babbo Giovanni

A reformulação de uma marca centenária.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Tom de voz
Logotipo
Identidade visual
Brandbook
Ambientação de Loja

Como reposicionar uma marca existente há mais de 100 anos através do re-branding e conquistar novas gerações amantes de pizza.

 

Cenário

A Babbo Giovanni foi fundada em 1917 a partir do sonho de um imigrante Italiano vindo para o Brasil com a esperança de construir uma vida cheia de oportunidades.

Giovanni se tornou o primeiro pizzaiolo no Brasil e o que antes era um sonho se tornou realidade. Ser reconhecido pelas suas deliciosas pizzas.

Junto com a cantina de Giovanni nasceu também uma marca que ao longo do século se transformou em sinônimo de tradição e qualidade.

Porém a competitividade do mercado atual trouxe um grande desafio para a empresa, se reinventar e se reposicionar para conquistar novas gerações amantes da pizza Italiana de verdade.

O pattern divertido faz o contraponto com a marca tradicional.

 

Diagnóstico

O Estúdio Roxo após um estudo de marca entendeu que a Babbo Giovanni precisava modernizar sua identidade visual sem desconsiderar seu 100 anos de história.

Solução

A primeira mudança veio através do logotipo. O ícone desenvolvido surgiu do próprio produto: a pizza. Dois triângulos sobrepostos representam os pedaços da pizza e os traços internos de um deles remetem aos recheios mais tradicionais. Juntos formam um B de Babbo Giovanni.

A escolha da tipografia foi fundamental para dar suporte ao ícone desenvolvido. A fonte utilizada foi a Univers e seu padrão condensado estrutura a base do logotipo, dá legibilidade e não se estende muito. A escolha do nome, ser escrito todo em caixa alta, também foi proposital para ter um fechamento de marca mais adequado e uniforme.

A tagline, antes escrita por extenso e em italiano, foi simplificada para “desde 1917”, isso contribui para uma mensagem mais direta e objetiva.

A cor vermelha foi mantida, agora em uma versão mais viva, forte e com mais apelo. A paleta foi desenvolvida a partir de diversos tons de vermelho e as cores complementares: verde, amarelo marrom e cinza.

O pattern é o elemento mais divertido da identidade visual, os mesmos triângulos utilizados no ícone do logotipo agora ganham versões coloridas e com desenhos diferentes, uma alternativa criativa para dar o contraponto moderno e atual na marca tradicional.

Um elemento fundamental no conceito que trouxe a tradição e a modernidade ao mesmo tempo foi o fundo Kraft – papel utilizado, inclusive, para compor toda a papelaria – A textura remete ao rústico e tradicional (como eram feitas as pizzas) e sua aparência clean remete à modernidade.

Um minucioso trabalho na seleção do perfil das imagens completa a identidade visual da marca. O Estúdio Roxo trouxe o conceito de elaboração. Elaboração de pizza, elaboração dos ingredientes, o dia a dia da pizzaria, como são os pizzaiolo, como são nossos fornos, tudo muito real e em diversas perspectivas.

O cardápio e formato de folheto desenvolvido tem como diferencial o cabeçalho que destaca 6 sabores de pizza que são a cara da marca e ainda ganham o tom de “dica do chef”.

A embalagem não ficou de fora, foram criados 4 modelos de caixa de pizza para cada cliente se sentir presenteado ao receber sua pizza em casa.

Os restaurantes também ganharam uma nova versão. O ambiente transporta os clientes às antigas fábricas, com dutos aparentes, cimento queimado e madeira, em uma releitura atual. As fachadas foram padronizadas e o pattern foi fundamental para isso.

A equipe toda ganhou uniformes novos e muito bem identificados, incluindo os entregadores que são o coração da empresa, pois são os responsáveis por levar as pizzas e entregá-las diretamente aos clientes. O ponto de contato da marca mais importante.

O site tem um carregamento totalmente fullscreen, os encaixes são tanto laterais quando horizontais, preenchendo a tela inteira independente de onde seja o acesso.

Resultado

O resultado é impactante. É possível ver a conexão da marca com um público mais jovem, o aumento da presença digital, padronização da rede e a tão almejada revitalização da marca conseguiram levar um grande diferencial para o mercado.

Visite o site.

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