Estúdio Roxo

Expresso 180º

O desenvolvimento de uma marca que represente uma rede de franquias que oferece cafés de alta qualidade e que entrega aos seus clientes soluções em refeições saudáveis em um ambiente confortável, intuitivo, sofisticado a preços acessíveis.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Tom de voz
Logotipo
Identidade visual
Brandbook
Material institucional
Material promocional
Site

O posicionamento da marca é importante para entender como comunicar a empresa.

 

Cenário

O projeto da marca Expresso 180º foi concebido por uma família que já trabalha no varejo há 10 anos atuando como franqueado das maiores marcas do franchising brasileiro. Essa experiência aliada à expertise financeira conquistada por décadas de trabalho em cargos de diretoria nas maiores instituições financeiras do Brasil formaram a base necessária para um projeto de franqueador.

A formatação surgiu da necessidade que enxergaram de uma marca que não se limitasse a oferecer cafés de alta qualidade, mas que entregasse aos seus clientes soluções em refeições saudáveis em um ambiente confortável, intuitivo, sofisticado a preços acessíveis.

O mix foi formado após um criterioso processo de seleção de fornecedores e oferece além do café gourmet 100% arábica, salgados, tortas, tostex, sanduíches naturais, doces, açaí, drinks quentes e gelados, cervejas especiais além do grande diferencial e campeã de vendas: a tapioca, doce e salgada.

O layout da loja precisava ser inovador para agilizar o atendimento e estimular a interação do consumidor com o ponto de venda.

 

 

A fotos utilizadas na comunicação, são de produtos reais, para que a loja seja o mais transparente possível com o cliente, que receberá o salgado, doce, bebida ou prato que viu na foto, chegar na mesa do mesmo jeito que foi apresentado.

 

Diagnóstico

O Estúdio Roxo entendeu a originalidade do projeto e se preocupou em transmitir isso na criação da marca com muita propriedade e estilo.

Solução

A primeira etapa foi o naming. “Expresso” representa tanto a forma prática e rápida que o cliente efetua as compras (num sistema americano de walk thru), quanto o produto carro chef da marca o café. O 180º também tem duplo significado, um deles é a temperatura do forno para preparar os salgados e a outra é o formato do balcão que foi pensado para dinamizar o percurso dos clientes e assim facilitar as vendas.

A segunda etapa foi a criação do logotipo. O nome ganhou um arco 180º feitos de grãos de café que surgiu a partir do pattern desenvolvido.

As cores escolhidas são o marrom, cor principal, o amarelo, cor secundária de apoio, inspirados no legítimo café com leite querido por todos os brasileiros.

A cor principal é o azul vintage, que deu o tom da originalidade da marca. Diferente do que se tem no mercado o azul serviu de contraponto aliado as duas outras cores. A aplicação da logomarca não se deteve no tradicional (formato original e negativo), no ponto de venda pode-se vê-la aplicada nos mais diversos fundos, mostrando assim a versatilidade da marca e a visão moderna da identidade visual.

A linguagem fotográfica desenvolvida para a marca também é uma estratégia do branding. Todos os produtos retratados são exatamente os produtos consumidos, o objetivo disso é atender as expectativas do consumidor e aumentar a credibilidade da empresa, ou seja, tudo que o consumidor ver nas redes sociais, cardápios, materiais de divulgação, site e etc será exatamente o que ele vai consumir nas lojas.

Além do pattern desenvolvido a partir da imagem dos grãos de café foi criado um pattern tipográfico, presente nos jogos americanos nas bandejas e paredes das lojas, que de forma lúdica representa tudo que está disponível na rede e entretém o cliente aumentando sua experiência de compra e convocando re-compra.

Os cartões de visitas têm três versões. Suas frentes utilizam as três cores eleitas da marca e tem como intuito a identificação das áreas.

O enxoval da marca abrange inclusive os materiais de uso cotidianos, a identidade está presente desde o guardanapo até o avental, que com bolsos funcionais auxiliam e facilitam as tarefas dos atendentes.

O site é one page e resume a praticidade da marca, o visitante consegue visualizar as lojas e o cardápio é ilustrado com fotos reais dos produtos. Ao final o canal de comunicação com o cliente mantém a cordialidade dos atendentes da loja e convida à interação.

Resultado

O resultado disso foi a abertura de 2 lojas logo no lançamento da marca que dobrou de tamanho em pouco tempo. O sucesso se vê diariamente no interesse dos clientes que vivenciam a experiência de compra e ao final desejam saber mais sobre o formato da franquia.

Visite o site.

Gostou? Vem ser ROXO como a gente!

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