Solução
A primeira etapa foi o naming. “Expresso” representa tanto a forma prática e rápida que o cliente efetua as compras (num sistema americano de walk thru), quanto o produto carro chef da marca o café. O 180º também tem duplo significado, um deles é a temperatura do forno para preparar os salgados e a outra é o formato do balcão que foi pensado para dinamizar o percurso dos clientes e assim facilitar as vendas.
A segunda etapa foi a criação do logotipo. O nome ganhou um arco 180º feitos de grãos de café que surgiu a partir do pattern desenvolvido.
As cores escolhidas são o marrom, cor principal, o amarelo, cor secundária de apoio, inspirados no legítimo café com leite querido por todos os brasileiros.
A cor principal é o azul vintage, que deu o tom da originalidade da marca. Diferente do que se tem no mercado o azul serviu de contraponto aliado as duas outras cores. A aplicação da logomarca não se deteve no tradicional (formato original e negativo), no ponto de venda pode-se vê-la aplicada nos mais diversos fundos, mostrando assim a versatilidade da marca e a visão moderna da identidade visual.
A linguagem fotográfica desenvolvida para a marca também é uma estratégia do branding. Todos os produtos retratados são exatamente os produtos consumidos, o objetivo disso é atender as expectativas do consumidor e aumentar a credibilidade da empresa, ou seja, tudo que o consumidor ver nas redes sociais, cardápios, materiais de divulgação, site e etc será exatamente o que ele vai consumir nas lojas.
Além do pattern desenvolvido a partir da imagem dos grãos de café foi criado um pattern tipográfico, presente nos jogos americanos nas bandejas e paredes das lojas, que de forma lúdica representa tudo que está disponível na rede e entretém o cliente aumentando sua experiência de compra e convocando re-compra.
Os cartões de visitas têm três versões. Suas frentes utilizam as três cores eleitas da marca e tem como intuito a identificação das áreas.
O enxoval da marca abrange inclusive os materiais de uso cotidianos, a identidade está presente desde o guardanapo até o avental, que com bolsos funcionais auxiliam e facilitam as tarefas dos atendentes.
O site é one page e resume a praticidade da marca, o visitante consegue visualizar as lojas e o cardápio é ilustrado com fotos reais dos produtos. Ao final o canal de comunicação com o cliente mantém a cordialidade dos atendentes da loja e convida à interação.