Estúdio Roxo

A importância da cor azul no branding

08 Mai. 2019
categoria Branding + Design

Se você perguntar a 100 pessoas qual é a sua cor favorita, o que você acha que elas diriam? Um estudo feito nos EUA concluiu que o azul é a cor mais universal de todos! É uma cor única e versátil em que suas tonalidades podem significar uma variedade de coisas. De acordo com a Color Psychology, “azul claro é a cor mais ligada à criatividade. O azul-celeste é o tom mais calmante do azul que ajuda a pessoa a relaxar… [e] é também uma cor que inspira segurança e serenidade. Azul escuro é a sombra que está associada à inteligência e falta de emoção ”.

Uma vez que se relaciona com confiança e confiabilidade, ajuda na fidelidade do cliente. Devido a isso, muitas instituições financeiras apresentam em seu logotipo, incluindo bancos conhecidos como o US Bank, Bank of America e Chase, para citar alguns.

Além disso, muitas vezes é ligado à inovação e negócios corporativos porque é “produtivo e não intrusivo”. Quer se trate de impérios como Microsoft, Expedia, Boeing, Intel, Facebook, Twitter e muitos outros para listar, todas essas empresas incorporam tons azuis em seus logotipos e marcas.

Ao contrário do vermelho, diminui a taxa de pulso, reduz o apetite e é, em geral, uma cor calmante. Acrescenta uma sensação de força, mas é uma cor relaxante. Na verdade, a Pantone lançou recentemente o “Natural Optimism”, uma cor que é projetada para fazer as pessoas se sentirem bem apenas olhando para ele!

Por que a cor é importante para sua marca?

Vermelho, Azul, Amarelo, Verde, cores podem ser apenas parte do básico, mas para empresas – elas têm um papel crucial.

A cor é muito importante em branding porque é onde as primeiras impressões dos clientes são baseadas. Além disso, a cor é o segredo na produção de uma boa identidade para uma empresa. As cores são mais do que apenas uma ajuda visual porque as cores transmitem emoções, sentimentos e experiências. Há significados por trás de várias cores e, para as empresas, ajudará se elas estiverem em sintonia com isso, porque a escolha de um esquema de cores pode afetar seus negócios.

A cor e os seres humanos

Um ramo da psicologia chamado “psicologia da cor” é o estudo que trata das cores e seus efeitos no comportamento humano.

A psicologia da cor surgiu anos atrás quando os egípcios estudaram o efeito das cores no humor e os usaram para o desenvolvimento holístico. Antes, o vermelho simboliza o aumento na circulação, o amarelo é para purificar o corpo, o azul é para aliviar a dor, o roxo é para problemas de pele, a laranja é usada para aumentar a energia e o preto significa vida e renascimento.

Na psicologia moderna, Carl Jung, um psiquiatra suíço, acreditava que as cores e os humanos têm uma conexão especial, “os humanos têm uma resposta corporal e universal ao estímulo da cor”, disse ele. Ele também afirmou que “as cores são a língua materna do subconsciente”.

Tais estudos anos atrás, abriram caminho para a ascensão da cor associada ao marketing, à marca e ao projeto arquitetônico.

Em geral, a Psicologia das Cores mostrou que a cor pode afetar o comportamento humano, influenciar a percepção humana e aumentar a eficácia.

O Impacto da cor

Em um estudo chamado “Impacto da cor no marketing”, mostrou que 90% dos julgamentos dos produtos dos clientes são baseados apenas na cor.

Outro estudo intitulado “Emocionante vermelho e azul competente” também revelou que a intenção de compra dos clientes é muito afetada pela cor da marca, pois a cor fala pela identidade e personalidade da marca.

Outros estudos também revelaram que o cérebro humano prefere marcas que são reconhecíveis, o que torna a cor da marca ainda mais importante.

Estes estudos provaram que existe realmente uma relação significativa entre a cor da marca e reação do cliente, portanto, é uma obrigação para os empresários, anunciantes, designers e líderes de escritório estar ciente sobre isso porque escolher as cores certas pode levar a um empreendimento comercial mais bem sucedido.

O azul

O que vem à mente quando você pensa na cor azul? Banhos de sol no topo de um iate, cercado por águas azuis abertas em seu lago favorito enquanto você olha para o céu azul calmo no meio do verão?

Não é de surpreender que a cor azul seja a cor mais universalmente preferida de todas e, por essa razão, é provavelmente a cor mais segura para as empresas usarem para a marca. A cor azul é um símbolo de consistência e confiabilidade como sendo capaz de contar com o azul do céu … o que pode ser confuso se você mora em cidades como Seattle, Washington, onde céu azul claro é tão consistente e confiável quanto uma celebridade. Uma cor terapêutica que fortalece e traz harmonia para a mente e o corpo, a cor azul é propícia para a comunicação um-a-um e, portanto, é útil na construção da fidelidade do cliente. O infográfico a seguir dá uma olhada na natureza responsável e confiável da marca azul, de seus significados positivos e negativos e usa em todo o mundo seu efeito na narrativa da marca.

O azul está em toda a parte

O azul é conhecido como a cor preferida pelos homens, evocando laços com o mundo corporativo. É conhecida como a cor menos apetitosa, um fato atribuído à falta de alimentos azuis naturais. Além disso, o azul está associado à confiabilidade e lealdade, portanto, muitos uniformes de aplicação da lei são azuis. Se você perguntasse a um grupo de pessoas qual era a sua cor favorita, uma maioria clara diria azul e por um bom motivo; é difícil ir a qualquer lugar e não ver. O céu é frequentemente azul. Se houvesse uma cor associada à água, seria azul. O mundo dos negócios é um “oceano” de azul, como é predominante em milhares de identidades corporativas. É um fato – azul é onipresente.

Azul, faça sua mágica

Porque estamos dedicando tanto tempo para falar do azul? Porque esses fatos desempenham um papel subconsciente poderoso na forma como percebemos a cor azul no mundo da publicidade. Eles mostram como a cor azul interage com nossas mentes e atitudes em todas as situações, especialmente situações dentro de nossa cultura comercializada e saturada de anúncios. Em suma, o azul cria reconhecimento visual e emocional. Vamos explorar como algumas dessas conexões emocionais são encontradas no mundo dos negócios:

#1 Muitas pessoas têm medo de voar. Essa forma de viagem é frequentemente associada à doença, desconforto e caos. Para ajudar a combater esses sentimentos negativos em relação ao vôo, muitas companhias aéreas, como Continental, AirTran e JetBlue e a Azul incorporaram a cor azul em sua identidade de marca, projetada para sugerir segurança, estabilidade, limpeza, segurança e paz. A voe Azul inclui até a cor em seu nome. Além disso, o interior de muitos aeroportos e aeronaves incorporam muito azul. O azul também é uma conexão para o céu limpo. Ele claramente invade nossas mentes e atitudes em conexão com a indústria de viagens aéreas.

#2 Como uma cor confiável e constante, o azul também está associado à precisão e ao intelecto, tornando-o uma opção de cor comum para muitas empresas de tecnologia. HP, Phillips e Samsung usam azul em sua marca corporativa. Apenas pense, se eles usassem o vermelho, esse senso de precisão e intelecto seria superado por um senso de urgência.

#3 Uma última associação a se tocar naquele azul comumente é uma associação com justiça, lealdade e perseverança, especialmente quando o vermelho é incluído. Muitas bandeiras nacionais usam esse esquema de cores por esse motivo. A aplicação da lei é tipicamente vista de azul. A marca da Força Aérea dos Estados Unidos é um exemplo digno de uma identidade que utiliza o azul como sua cor característica.

A lista continua de corporações que usam a cor azul. General Electric, Ford, Walmart, The Weather Channel, Gap, American Express, AT & T. O que você acha que essas empresas estavam tentando comunicar no desenvolvimento de sua identidade corporativa? O mais provável é que eles achassem que o azul era a melhor aparência para a empresa comunicar idéias de confiança, confiabilidade, produtividade e intelecto.

Independente do tamanho da empresa, o importante é alinhar as cores de sua marca com a mensagem que você deseja passar.

Que tal dar uma cor nova a sua marca? Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Design + Marketing
O que a Netflix pode te ensinar sobre agradar seu público.

Do sucesso de seu thriller original de ficção científica Stranger Things para o fascínio de uma noite de “N...

Do sucesso de seu thriller original de ficção cien...

16 Mar. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
Como engajar seus clientes através do branding sensorial

O branding sensorial tem o objetivo de criar uma conexão emocional e física poderosa entre um produto ou marca com ...

O branding sensorial tem o objetivo de criar uma con...

16 Mar. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
Como as grandes marcas utilizam de elementos visuais para serem reconhecidas

Sem pensar, você consegue reconhecer qual a empresa apenas vendo determinada cor ou padrão, mesmo sem um logotipo? ...

Sem pensar, você consegue reconhecer qual a empresa...

10 Sep. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2019 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.