Estúdio Roxo

A importância do briefing no processo de criação de uma marca

02 Out. 2019
categoria Branding + Marketing

Ah, o briefing…

Se as empresas soubessem o poder que ele tem para atrair clientes, alavancar negócios e gerar vendas elas já teriam reconhecido o seu devido valor há muito tempo.

O fato é que, utilizados por muitos e negligenciados por tantos outros, o briefing é o ponto de partida para qualquer processo profissional de construção de uma marca.

Contudo, devido à urgência da maioria dos projetos, algumas empresas e agências optam por não investirem tempo e inteligência suficientes no seu desenvolvimento.

Acabam apenas pinçando alguns conceitos gerais, pegando algumas ideias vagas, para pular o mais rápido possível para as próximas etapas e, assim, “ganhar tempo”.

A consequência disso geralmente é uma marca sem alma, sem força, sem diferencial, iguais a tantas outras.

E não é isso que você quer, não é?

Então continue lendo para saber como criar um briefing perfeito para sua marca.

O que é o briefing?

Aqui na Roxo o briefing é nossa prioridade número 1!

Isso porque entendemos que o briefing é o ponto de partida para qualquer projeto de sucesso.

Captar um bom briefing  tem nos ajudado no processo de ouvir e explorar cada vez mais as necessidades do cliente.

A palavra briefing significa “instruções” e é exatamente para isso que ele serve.

É por meio do briefing que conseguimos captar exatamente a ideia do projeto desejado pelo cliente, o objetivo, a mensagem a ser transmitida e qual o resultado ele deseja alcançar.

Para isso, nós, do Estúdio Roxo, usamos um formulário onde são registradas todas as informações consideradas estratégicas para o desenvolvimento da marca.

O ideal é que o formulário seja preenchido em uma reunião entre a agência e a empresa, pois assim há a oportunidade de sanar dúvidas, levantar novas ideias e até incluir novas perguntas.

Nesta reunião devem participar os sócios da empresa e/ou os profissionais de comunicação e marketing, que são os mais aptos a transmitirem aquilo que a empresa deseja.

No briefing, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, concorrentes, diferenciais, entre outros.

Além de também serem estudados a identidade visual da empresa, o público-alvo, e assim, traçados prazos e metas, e projetados o impacto que se deve gerar no cliente final.

O briefing é um verdadeiro manual de instruções, que vai nos ajudar a conduzir cada projeto ao sucesso: no caso, a marca da sua empresa!

Como fazer um briefing eficiente para sua marca?

O entendimento do briefing por nossa equipe tem nos ajudado a alcançar os melhores resultados e em prazos bem menores do que a concorrência.

Seja a criação de uma marca, o reposicionamento do branding ou a criação de uma campanha conseguimos entregar para os nossos clientes aquilo que eles desejam, sempre com um “uau” a mais e mais rápido do que eles imaginavam.

Isso se explica pois, como nos concentramos em ouvir, entender exatamente aquilo que o cliente deseja, geralmente obtemos aprovação integral do trabalho logo na primeira entrega, não sendo necessário refazer o material, que ocasionaria uma grande perda de tempo.

Assim, como uma marca bem construída, nossos clientes podem se dedicar ao escopo dos seus negócios, atraindo os consumidores certos que impulsionaram as vendas e alavancaram as vendas.

Geralmente um briefing é dividido em 7 partes:

1) Cabeçalho

Começamos pelo básico: captar os dados da empresa. Razão Social, CNPJ/CPF, endereço contábil, nome e contato do representante da empresa junto a agência. É importante também solicitar o nome, cargo e email das pessoas que serão responsáveis pelas decisões do projeto.

2) Contexto Histórico

Aqui o objetivo é conhecer ao máximo o cliente e captar o seu posicionamento no mercado. Entender o seu propósito, qual a sua metodologia, o seu diferencial, quais suas referências/influências, entre outros pontos.

3) Objetivo

Neta parte definimos qual é o efeito que a marca deve ter no consumidor. Geralmente esse efeito é expresso como uma ação a ser tomada, um verbo. Deve ser focado no que o público deve pensar, sentir, fazer depois de ter contato com a marca.

4) Público

O perfil do público diz mais sobre pessoas do que números. Ele vai ajudar a passar a mensagem correta para as pessoas certas. Aqui o objetivo é entender como essas pessoas pensam e o que elas buscam como objetivo de vida.

5) Foco

Nesta parte será identificado qual é a característica mais persuasiva do produto ou do serviço que será utilizado na composição da marca.

6) Motivações

Aqui listamos as motivações racionais e emocionais envolvendo o produto/serviço que podem convencer o público a acreditar no que está sendo expresso, experimentar o produto ou contratar o serviço oferecido.

7) Cronograma

Por fim, o briefing deve conter todos os prazos, como a data do envio da proposta, a data para o cliente aprovar o projeto, a data de envio da primeira peça, a data prevista para o lançamento do projeto, etc.

Quem sabe fazer um briefing eficiente para criação de marca?

Nós, do Estúdio Roxo!

Podemos afirmar que graças aos nossos briefings assertivos entregamos resultados incríveis e com altíssimo índice de aprovação.

Trabalhamos com paixão, com vontade de criar, de se reinventar a cada dia.

Apaixonados pelo que fazemos, queremos sempre o melhor para sua marca e não descansamos até conseguir resultados que nos enchem de orgulho.

Convidamos você a viver essa experiência de conectar pessoas através de ideias, de fazer sua marca sentir, ouvir e falar através do design e da boa comunicação.

Vem ser Roxo com a gente.

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