Design | Marketing | Web

7 dicas para turbinar sua marca no instagram

Rede social com maior audiência e engajamento diário do mundo, o Instagram é uma ótima ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, gerar awareness, desenvolver diálogos e aumentar a reputação de seu negócio.

São 1 bilhão de usuários ativos, segundo o próprio Instagram. E o Brasil tem grande participação nesse número. É o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas dos EUA.

Dos perfis comerciais, são quase 20 milhões e 2,5 milhões de anunciantes em todo mundo. De acordo com dados do próprio Instagram 85% dos usuários seguem um perfil comercial.

Além disso:

· 30% dos usuários compraram um produto que conheceram no Instagram
· Mais de 1 milhão de usuários visitaram um site a partir do Instagram

Motivos não faltam para sua empresa estar presente e fazer bonito na rede social que mais cresce no mundo. Neste artigo, o Estúdio Roxo selecionou algumas táticas baseadas nos critérios que o algorítimo do Instagram analisa para melhorar a distribuição de uma postagem.

Confira:

1) Invista nos Stories: a maior audiência e engajamento do Instagram não está no feed, e sim nos Stories. Repleto de funcionalidades (enquetes, gifs, perguntas, marcações, efeitos, etc) o Stories é perfeito para a divulgação de conteúdo diversos, como fotos, vídeos e até textos.

A estética dos Stories é tão forte e já está tão arraigada na vida das pessoas que a publicidade tradicional já se apoderou dos seus elementos e está utilizando esses recursos para anunciar na mídia tradicional.
O mais interessante é que, apesar de tudo, muitas empresas não produzem stories por acharem que é desperdício, pois o conteúdo irá “se perder” depois de 24 horas. Quem pensa assim geralmente ignora que todo o conteúdo pode ser armazenado em “Destaques”, que ficam disponíveis na página inicial de todas as contas.

Assim, é possível criar séries nos Stories e deixa-las disponíveis para as pessoas acessarem depois. Pode se criar destaques por Produtos, Serviços, Eventos, Promoções, Participações Especiais, etc.

Importante frisar que, para melhorar o engajamento e interação, o conteúdo deve ser produzido respeitando as características dos Stories. As artes devem ser feitas na vertical, por exemplo. Os textos devem ter fontes grandes e estimular que a pessoa leia a continuidade do conteúdo nas telas seguintes.

2) Crie uma padronização visual: um feed bonito, estilizado, caprichado é capaz de seduzir até os mais insensíveis dos internautas. Por isso, a recomendação é que seja criada uma padronização visual para o Instagram, para reforçar um estilo e associá-lo à sua marca.
A utilização de filtros com a cor primária da marca é uma opção, assim como a aplicação de bordas, rodapés ou, simplesmente, do logo. O estilo da imagem também faz a diferença. Dessa forma, ao se deparar com uma publicação da sua marca em seu feed, o internauta tende a reconhecer logo nos primeiros instantes quem é o autor, potencializando o awareness e relacionamento com a empresa.

3) Capriche nas hashtags e marcações: esta dica é antiga mas não custa lembrar: as hashtags são essenciais para melhorar a indexação e encontrabilidade de seu conteúdo no Instagram. Uma hashtag pode aumentar o nível de engajamento em 12,6%, segundo pesquisa do próprio Instagram.

Por isso, capriche nas palavras. Logicamente, escolha palavras que sejam estratégicas para seu negócio e que estejam alinhadas ao conteúdo postado. Embora o Instagram possibilite a inclusão de até 30 hashtags, a recomendação é usar entre 10 e 15 e que não sejam palavras muito longas.

Marcações de pessoas, empresas e principalmente locais também ajudam muito. O recurso de geolocalização permite otimizar a comunicação com quem está mais próximo, gerar identificação e pode proporcionar até 79% mais de engajamento.

4) Lives nunca são demais: para concorrer com o Youtube, o Instagram está “premiando” com um alcance maior as transmissões ao vivo. Por isso, coloque dentro do planejamento da sua empresa a produção de programas ao vivo. As lives trazem engajamento e audiência qualificadas para sua conta.

Contudo, com o nível de profissionalismo cada vez maior, não basta apenas ligar a câmera do celular e ir falando o que vier à mente. É necessário investir na produção do programa. Preparar um roteiro básico, escolher um lugar com o fundo adequado, bem iluminado e silencioso são itens mais do que obrigatórios.

Os temas devem ser de interesse do público. Por exemplo, no caso de uma loja, mostrar em primeira mão os produtos que acabaram de chegar. No caso de serviços, dar dicas e sugestões de como melhorar a performance do cliente com os serviços que a empresa oferece. Sempre interessante publicar no Instagram um “Save the Date”, anunciando o tema, data e horário da live.

5) Tenha um catálogo de produtos: o Instagram já permite que lojas disponibilizem seu catálogo de produtos na rede. Para isso é necessário enviar à plataforma uma planilha com a descrição dos produtos (nome, cores, tamanhos, fotos, preço, etc). É uma operação um pouco trabalhosa, mas vale a pena.

Pelo catálogo, o internauta consegue visualizar sua vitrine, escolher o que deseja e ser direcionado para a sua loja virtual, onde poderá realizar a compra. Vale lembrar que 80% dos usuários da plataforma interagem com pelo menos uma empresa, sendo que 60% deles estão interessados em “saber mais” (leia-se “intenção de compra”) sobre um produto ou serviço.

 6) Não se esqueça do texto: muita gente acha que o sucesso do Instagram está baseado apenas no estímulo visual, que basta publicar uma imagem ou vídeo caprichado e pronto. Logicamente, a produção visual conta muitos pontos, mas o texto tem um imenso valor estratégico.

Isso porque o tempo de permanência de uma pessoa no post e o clicar sobre as reticências da legenda para continuar lendo são dois critérios que o algorítimo do Instagram usa  para aumentar a visibilidade de um conteúdo.

Ou seja, em vez de produzir uma legenda minimalista, produza um texto que enriqueça a imagem ou o vídeo publicado. Por exemplo, no caso de uma loja de roupa, depois de publicar a foto de um vestido, escreva uma legenda explicando sobre o material com que é feito, as opções de tamanho e cores, as ocasiões nas quais o vestido pode ser utilizado, etc.

Assim, será maior o tempo de permanência do internauta na sua publicação. Uma outra técnica que pode ser usada (com parcimônia e apenas para alguns tipos de conta) é publicar o texto dentro da imagem, com um tamanho pequeno de letra. Assim, o internauta terá que dar um zoom na imagem para ler. O ato de ampliar a imagem também vale na pontuação do algorítimo do Instagram. Mas relembrando, essa tática é ocasional e serve apenas para alguns tipos de conta.

7) Estimule o salvar: você já ouvir falar em conteúdo épico? Conteúdo épico é muito usado por blogs e serve para melhorar o posicionamento de um site no Google. Consiste em textos longos (com duas mil palavras ou mais), com fotos, vídeos, infográficos, links para outros conteúdos, etc.

Esse mesmo estilo de postagem épica, com certos ajustes, vale para o instagram. Produza o conteúdo em carrossel, com fotos, vídeos, ilustrações e textos, todas as informações úteis que uma pessoa interessada pelo seu serviço possa se interessar. Tem que ser um conteúdo poderoso, exclusivo, épico como o próprio nome já diz, que façam as pessoas “salvarem” a publicação para consultarem depois.

Quando um internauta salva seu conteúdo, está dizendo para o Instagram que ela gosta do que você publica. Assim, a tendência é que as próximas publicações que sua empresa fizer sejam sempre mostradas para quem salvou o seu conteúdo.

Dica Bônus 1: use o IGTV. IGTV é a televisão do Instagram. Como no feed é possível colocar vídeos com no máximo 1 minuto, o IGTV é o local perfeito para colocar vídeos com mais tempo de duração, como no caso de tutorais, apresentações técnicas, shows, palestras, debates etc. Por isso, caso sua marca tenha conteúdo em vídeos com duração maior, invista no IGTV. E, logicamente, quem coloca seu conteúdo no IGTV também melhora seu posicionamento no Instagram.

Dica Bônus 2: forme uma rede de influenciadores. Melhor do que sua própria empresa divulgar e recomendar seus produtos e serviços, é quando outros internautas fazem isso. Uma pesquisa da Opinion Box revelou o nível de influência da opinião de pessoas famosas no Instagram, na hora de comprar e consumir produtos. 40% dos usuários de Instagram disseram se sentir influenciados, sendo 15% muito influenciados pela opinião dos famosos.

Os entrevistados que seguem famosos ainda apontaram os segmentos de influenciadores que preferem seguir. Os principais são: Moda (51%), Saúde e fitness (49%), Humor (49%), Música (48%), Maquiagem e estética (46%), Cinema e TV (42%) e Viagens e Turismo (41%).

Esses números comprovam que vale a pena construir uma rede de relacionamento com influenciadores. A boa notícia é que para essa tática ser assertiva, não é necessário fazer parcerias com influenciadores tops, que costumam cobrar um alto cachê. Influenciadores de médio porte, com menos de 1 milhão de seguidores, costumam trazer ótimos resultados e, muitas vezes, a parceria consiste apenas em permuta, ou seja, o produto ou serviço da sua empresa em troca de uma recomendação.

Quer turbinar sua marca no Instagram?

Então vem ser Roxo com a gente!