Branding | Design | Marketing | Web

As marcas mais sensacionais criadas pelo Estúdio Roxo – Parte 2

Confira a seguir a segunda das três partes da seleção das melhores marcas criadas pelo Estúdio Roxo.

Para conferir a primeira parte, clique aqui

ERVA DA TERRA

Para a Erva da Terra, farmácia de manipulação, começamos por redesenhar a letra “e” e transformá-la em um ícone. Ela foi feita a partir da junção de uma gota (na parte superior) com um ramo com duas folhinhas, na parte inferior.

Assim, unimos a gota que irá molhar a terra e gerar a planta da qual será feito o medicamento. O objetivo em criar esse ícone é facilitar a identificação da empresa com qualidade de vida e bem estar.

Usamos uma tipografia bem bastonada e leve, fácil de ler e eliminamos a separação entre as palavras, usando uma quebra com light e o bold.

Por fim, incluímos a palavra “Manipulação” como descritivo de marca.

Este cenário orgânico, natural, foi ancorado quando fizemos a inclusão do tom laranja na identidade.

Confira o case completo em Erva da Terra

EVOLUA REABILITAÇÃO

Com profissionais especializados, a Evolua Reabilitação leva serviços de alta qualidade e conforto ao domicílio de seus pacientes

Na criação do logo a forma escolhida foi o círculo que, por não ter começo nem fim, passa a sensação de continuidade, integridade e perfeição.

As nuances azuis que envolvem a forma transmitem tranquilidade, serenidade e harmonia. A cor azul estimula a criatividade e te mantém centrado no trabalho.

A tipografia foca na legibilidade, a fonte escolhida é a DIN que tem um desenho bastonado que transmite clareza, leveza e organização, proporcionando ótima legibilidade para leitura.

Confira o case completo em Evoluação Reabilitação

EXPRESSO 180

A ideia principal do Expresso 180º é servir café de alta qualidade com opções saudáveis de alimentação em um ambiente amigável.

A primeira etapa foi o naming. “Expresso” representa tanto a forma prática e rápida que o cliente efetua as compras (num sistema americano de walk thru), quanto o produto carro chef da marca o café.

A segunda etapa foi a criação do logotipo. O nome ganhou um arco 180º feitos de grãos de café que surgiu a partir do pattern desenvolvido.

As cores escolhidas são o marrom, cor principal, o amarelo, cor secundária de apoio, inspirados no legítimo café com leite querido por todos os brasileiros.

Além do pattern desenvolvido a partir da imagem dos grãos de café foi criado um pattern tipográfico, presente nos jogos americanos nas bandejas e paredes das lojas.

Confira o case completo em Expresso 180º

FACILITARE COACHING

A Facilitare Coaching oferece serviços de coaching personalizados para potencializar o alcance de resultados de forma mais eficiente e produtivo aos clientes.

Inspirados no desdobramento das atividades propostas pela empresa o ícone desenvolvido para a marca simboliza as etapas do processo de coaching.

Este símbolo se multiplica e surge o pattern que assina a identidade visual da marca e fortalece a imagem sólida almejada. As “escadinhas” dão ideia de progressão e evolução, que evidenciam o posicionamento da empresa.

As cores escolhidas foram o laranja e o marrom. A cor laranja está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. A cor marrom representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.

Confira o case completo em Facilitare Coaching

FANTI

Rafael Fanti é um especialista em automóveis que transformou sua paixão e amplo conhecimento automobilístico para ajudar as pessoas na hora de comprar e vender seus autos.

Como a ideia era ter uma marca com um forte tom autoral, o sobrenome do cliente foi escolhido para batizá-la.

Ainda dentro do contexto autoral, a tipografia usada foi uma fonte manuscrita, que carrega muita expressividade, e autenticidade e traduz bem o perfil de uma empresa apaixonada.

Como cor primária foi escolhido o azul. É uma cor que transmite seriedade, confiança, credibilidade, que no comércio de autos é um diferencial significativo.

Para apoiar o azul, foi criada uma paleta com cores mais claras, leves, para ser usada como uma assinatura, um faixa que dá equilíbrio e sustentação à marca. Essa faixa foi inspirada nas assinaturas da Gulf e da Martini.

Confira o case completo em Fanti

FAST EXPRESS

A Fast Express atua em todo o Brasil fazendo o transporte de carga por terra ou por ar.

O ícone da marca foi desenvolvido a partir de uma malha com triângulos para formar a letra “F”, seu ângulo em perspectiva remete a uma seta apontando para o futuro.

A tipografia escolhida foi uma versão estendida que traduz a rapidez e agilidade. A palavra Fast vêm em bold para conceituar a solidez e trazer confiança e força, seguido da palavra Express numa linha light e em itálico para representar a leveza do serviço de entrega rápida.

A cor azul é o diferencial da marca, pois transmite a confiança necessária para uma empresa que transporta cargas valiosas com segurança e confiança, tudo dentro do prazo.

O pattern representa as direções percorridas com as entregas. Ele simboliza os caminhos e novos horizontes que ainda não foram explorados.

Confira o case completo em Fast Express

FIQUEM SABENDO

Fiquem Sabendo é um site de jornalismo independente, que revela informações de interesse social que o poder público não divulga.

Para compor a logomarca foi desenvolvida uma caixa de diálogo que envolve o nome e remete às informações que são divulgadas no site. A tipografia sem serifa facilita a leitura, deixando clara a mensagem que será transmitida.

O conceito urbano fica por conta dos scketchs que estão presentes em toda a comunicação e fazem referências aos edifícios e as paisagens típicas de grandes cidades. A cor escolhida foi o amarelo, que proporciona concentração e atenção.

Confira o case completo em Fiquem Sabendo

FLEXARTE

A Flexarte possui mais de 500 tipos de moldes de desenhos de silicone para a criação de doces para festas.

Como tipografia principal, escolhemos a Tartine, que é uma fonte divertida, com traços macios, lembrando uma serifa moderna e trazendo a ideia de um produto artesanal.

Escolhemos o roxo para cor primária, que está ligado à criatividade, à imaginação, à arte e também por fazer um elo com produtos nobres.

Como cor secundária o escolhido foi o magenta, que traz um start muito forte com o doce, dá mais vida à marca e faz uma composição muito interessante com o roxo.

O pattern foi composto com linhas e bolinhas dentro de formas orgânicas, que remetem à textura dos doces feitos com os moldes da Flexarte.

Confira o case completo em Flexarte

FOUET DOCES

O o fouet (lê-se fuê) é um utensílio muito conhecido na gastronomia. O primeiro passo no rebranding foi redesenhar e reposicionar o fouet, para torná-lo um ícone mais forte e integrá-lo ao lettering.

Escolhemos para o primeiro nome (Fouet) uma tipografia manuscrita, que reforça o teor de carinho, cuidado, vinculado à marca.

Para o descritivo de marca (Doce) escolhemos uma fonte bastonada com os cantos arredondados.

Como doce tem um forte apelo cromático, decidimos usar como cores o marrom (do chocolate), o magenta e o azul, mas com liberdade para fazer composições com outras cores.

Para o pattern, resolvemos usar linhas sinuosas que representam as camadas dos bolos e outros doces.

Confira o case completo em Fouet Doces

FORTE CLEAN

A Forte Clean é uma empresa de limpeza de pisos, carpetes e estofados.

Por ser uma empresa que trabalha com maquinários de última geração e processos inovadores, escolheu-se uma tipografia com traços objetivos e sem serifa, que lhe confere modernidade.

O ícone criado é uma gota cortada por fios que representam a limpeza profunda em camadas, e que remetem ao processo pelo qual a água passa pelas superfícies.

As camadas também serviram para o pattern, criando uma malha muito fina, muito sutil, para ser aplicada junto a marca na identidade visual.

A cor principal é o verde, pois a empresa está fortemente ligada à ecologia, sustentabilidade.

Confira o case completo em Forte Clean

GUIBOR

A Guibor Serviços atua no monitoramento e segurança condominial.

As cores, os traços e os símbolos da marca foram revitalizados.

A estrela de 6 pontas permaneceu em menção à estrela de Davi, símbolo judeu utilizado antigamente por guerreiros de Israel em seus escudos durante as batalhas para proteção, porém com uma roupagem moderna através de seus traços limpos e arredondados.

A paleta de cores escolhidas transmite segurança, confiança e credibilidade. O degradê azul foi modernizado muito diferente do antigo que era mais fechado e antiquado.

Foi criado um pattern, inspirados em elos de correntes, representando a força da união e a continuidade dos serviços.

Confira o case completo em Guibor

GO VAGAS

O Go Vagas é um site para cadastro de currículos e divulgação de vagas.

Quando se fala em site de emprego automaticamente se pensa na busca por vagas. Foi este o raciocínio na hora de criar a logomarca da empresa. O “o” do Go ganhou um formato de campo de busca o que remete instantaneamente ao propósito da empresa.

A tipografia escolhida é uma Google font que mantém a identidade embutida da marca também no site.

A cor laranja presente no conceito dá o start, remete à alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. A cor cinza faz o contraponto com a solidez e a seriedade.

Confira o case completo em Go Vagas

HORA DUM DOCE

Para esta doceria transformamos o logotipo em um selo. A forma não exata do círculo lembra as balas e bombons artesanais que nunca saem iguais ou perfeitos.

A tipografia escolhida reforça a ideia. Suas curvas remetem aos movimentos da confeitaria na hora de cobrir um bolo ou passar o recheio cremoso. O detalhe fica na letra “O” que tem um formato de pingo escorrido em sua parte interna.

A cor principal escolhida foi o Rosa pelo seu caráter lúdico, em contraponto o marrom vem representando o chocolate.

Foram desenvolvidos dois modelos de pattern que assinam o conceito, as estampas lembram infância, mais precisamente os papéis de carta.

Confira o case completo em Hora Dum Doce

HOPLOVERS

A Hoplovers é uma importadora de rótulos de cervejas artesanais americanas.

Primeiramente foi criado um selo, com formato irregular, lembrando os antigos lacres de cera, utilizados para fechar envelopes.

Ao mesmo tempo o desenho circular com bordas irregulares lembram as tampinhas de garrafas de cerveja, produto comercializado pela empresa.

A tipografia manuscrita dá ideia de artesanal, do feito à mão, da exclusividade. O ícone junto a marca reforça o conceito do lúpulo, matéria prima da cerveja, que aplicado logo abaixo do nome completa o logotipo.

Confira o case completo em Hoplovers

IMERSA AUDITORIA

A Imersa presta serviços de auditoria e consultoria, sendo especializada em condomínios, indústria, comércio e entidades sem fins lucrativos.

A tipografia escolhida tem o estilo bastonado, sem serifa, que dá um tom moderno e atual para a empresa.

Em cima do “M” foi desenvolvido um ícone que é uma seta apontando para baixo que reforça a ideia de profundidade.

Entre as palavras Imersa (logo) e auditoria (descritivo da marca), temos um ícone estrategicamente criado que separa as duas palavras e valoriza o detalhe.

A cor eleita para compor a marca é amarelo, ele dá o start, o amarelo desperta, expressa leveza e otimismo.

Confira o case completo em Imersa Auditoria

INOVA PRÓ

A Inova Pró é uma empresa odontológica especializada em próteses dentárias.

O rebranding teve início com a criação de um novo ícone, um dente, que carrega traços simples e objetivos, com uma linha externa forte e com boa espessura.

Para o lettering, usamos a tipografia Ubuntu, uma fonte versátil, moderna, que transmite credibilidade.

A cor principal é um azul claro, em um tom carregado de ideias, de start, de modernidade, para agregar valor para empresa e para o produto.

Como este é um mercado que dá muito valor para a credibilidade, a confiança, o pattern traz uma mentalidade bem organizada, estruturada simetricamente em uma malha de ícones de dentes para transmitir esses valores.

Confira o case completo em Inova Pró

INTERFLOOR

Com o conceito de exclusividade e inovação, a Interfloor vê o piso como a base da decoração.

O primeiro material concebido foi um catálogo. A base do pattern desenvolvido teve como referências as linhas do croqui de um arquiteto no formato quadrado das amostras.

Alguns desses quadrados foram pintados para dar movimento ao conceito de forma despojada.

Este pattern foi a base para todo o conceito da marca que, durante este período, personalizou o material institucional com o novo conceito.

Confira o case completo em Interfloor

INTER PARQUET

A Interparquet é uma linha de pisos de PVC com a qualidade dos produtos Interfloor.

A régua, formato retângulo típico de assoalho, foi a inspiração para a criação do logotipo.

No preenchimento interno a cor escolhida foi o laranja, que além de ser alegre e próspera é a manifestação mais vibrante dos tons terrosos.

A tipografia escolhida foi a Futura, bastonada e moderna. Com uma estrutura sólida e encorpada.

O pattern é uma evolução do ícone do logotipo. Em tons de cinza os formatos das réguas foram encaixados como os pisos instalados e assim conectam a identidade com o produto.

Confira o case completo em Inter Parquet

JAPAN STORE

Japan Store é uma loja virtual com um vasto catálogo de produtos de origem japonesa.

O logotipo, que antes tinha a flor de cerejeira como um detalhe, ganhou a flor como ícone principal. Em uma releitura, as pétalas foram sobrepostas de uma forma que seu miolo criou a imagem de uma estrela como detalhe subliminar e que simboliza sucesso e confiança.

A cor vermelha junto ao preto foi mantida para manter a ligação com a bandeira Japonesa.

O pattern teve seu padrão feito a partir de uma das pétalas criada para o ícone do logotipo e sua repetição formou uma malha única presente em toda a comunicação.

Confira o case completo em Japan Store

JEY ARQUITETURA

O nome deste escritório de arquitetura vem da abreviação de Jeiele (nome da fundadora).

O tom de azul escolhido é bem iluminado, tem o elo com o artístico e te mantém centrado e focado.

A base desenvolvida usou como inspiração pranchetas utilizadas por artistas na hora de pintar seus quadros.

O pattern foi inspirado nas obras de arte de Piet Mondrian, que com suas linhas minimalistas e cores primárias trouxe a modernidade atemporal.

Confira o case completo em Jey Arquitetura

JIMMY´S

Jimmy´s é um e-commerce diferenciado, voltado a autopeças para customização de carros.

Para o lettering escolhemos uma fonte bastonada, com cantos arredondados, chamada Magistral, que traz toda essa ambientação do mundo automobilístico.

O fusca foi fonte de inspiração para o ícone. Usamos a grade da tampa traseira do carro como referência e o colocamos logo abaixo do nome, como se fosse um sublinhado, evidenciando-o.

Para dar um toque especial, colorimos as 3 últimas linhas do arco com bege, vermelho e azul.

Confira o case completo em Jimmy’s