Branding | Marketing | Web

Branding: de onde vêm as ideias para criação e inovação.

De onde as ideias vêm? Como as empresas criam o máximo de ideias possíveis? Três quartos das ideias não se originam dentro das empresas. As pessoas são acima de tudo criativas e têm momentos de inspiração quando estão numa situação relaxada ou inspiradora, por exemplo, na natureza, quando viaja ou simplesmente em casa.

Normalmente são através de dificuldades em nosso dia a dia que criamos as ideias mais incríveis a fim de solucionar todo tipo de problema. Por exemplo, foi pensando em economizar tempo que os sistemas Drive-thru foram inventados e foi pensando em resolver parte da mobilidade urbana que a Uber revolucionou o mercado.

E quando a invenção é tão fundamental que você não se imagina antes dela? Por exemplo: você imagina a internet antes do Google?

Os funcionários são a fonte mais importante de ideias

Os funcionários são o recurso mais importante para gerar ideias. Eles estão próximos dos processos, produtos e clientes, conhecem-nos melhor e, portanto, são capazes de identificar potencial para melhoria e inovação, também desempenham um papel muito importante quando se trata de ideias de fontes externa. Isso ocorre porque eles são a interface entre os pensadores externos e o processo interno de inovação. Eles enriquecem a ideia com o conhecimento contextual interno necessário para desenvolver uma ideia relevante para a empresa. E eles garantem que ideias externas possam se encaixar no processo de inovação, desenvolvendo, submetendo e rastreando-as ainda mais.

Outras fontes importantes de ideias são clientes e usuários. Especialmente quando se trata de novos produtos e serviços, os impulsos dos usuários e tomadores de decisão sobre suas necessidades e exigências são os impulsos mais valiosos para as inovações.

Quando inovação acontece

Alexander Fleming, que passou a década de 1920 trabalhando com bactérias no Hospital St. Mary, em Londres, realizou um procedimento com estafilococos, separou em um local e foi para as férias de verão. Quando ele retornou, percebeu que as bactérias não haviam se reproduzido perto do fungo. Essa foi a descoberta da penicilina.

Esse princípio da descoberta acidental de algo novo que não foi originalmente buscado é chamado de princípio da serendipidade. Outros exemplos famosos incluem a descoberta da América ou a invenção do Viagra.

Porém as empresas não podem confiar no fato de que, coincidentemente, algo novo e inovador surge ou é descoberto. O processo de encontrar inovação deve ser sistematizado. No entanto, as empresas devem trabalhar nas condições de enquadramento para que flashes de inspiração possam atacar e ideias possam florescer. Medidas importantes incluem o seguinte, por exemplo:

– As melhores ideias nascem em mais de uma cabeça. O intercâmbio e a comunicação entre os funcionários devem, portanto, ser promovidos através de estruturas de escritórios abertos, zonas de reunião, reuniões e workshops, etc.
– Criatividade também é incentivada através de treinamento e informação. O novo conhecimento inspira e gera novas ideias.
– Um ponto importante é, obviamente, a cultura de inovação positiva, em que as ideias são bem-vindas e impulsionadas com compromisso.
– E, é claro, também requer estruturas como um sistema de gerenciamento de ideias, em que ideias podem ser introduzidas e processadas.

Produzindo ideias sistematicamente

Ativar e promover a produção contínua de ideias oferece muitas oportunidades e pontos de partida para soluções, melhorias e inovações. Um potencial que definitivamente não pode ser deixado inexplorado.

Além disso, as ideias também devem ser sistematicamente desenvolvidas. Embora “deixar as ideias acontecerem” seja geralmente espontâneo e não tematicamente focado, também requer uma produção estratégica e direcionada de ideias de acordo com os objetivos e tópicos do roteiro de inovação. É aqui que entram os métodos famosos de criatividade e inovação.

Gerando ideias com técnicas de criatividade

Se você está procurando por uma solução de problema específica ou um novo produto, você é melhor com métodos de criatividade e inovação.

O método mais popular é o brainstorming. Um grupo recolhe ideias em conjunto, seja em cartões, quadro branco, flipchart ou com uma ferramenta online. Quatro regras básicas importantes devem ser observadas:

– O maior número possível de ideias num curto espaço de tempo (quantidade antes da qualidade).
– Tudo é bem vindo. Quanto mais incomum, melhor.
– Pegando e girando ideias.
– Nenhuma crítica na fase de brainstorming.

As ferramentas de brainstorming online podem ser uma maneira alternativa de escapar desses processos dinâmicos em grupo. Estes oferecem muitas vantagens e a documentação simples e o processamento posterior das ideias, mas eles ainda não podem compensar as vantagens da cooperação cara-a-cara.

Afinal, de onde as ideias vem?

Ideias são geradas em todos os lugares e a qualquer momento. No verdadeiro sentido da palavra, uma organização só precisa abrir as mãos e capturá-las. O empregado é sempre o ator central. As condições estruturais, cultura e estrutura são para promover o desenvolvimento de ideias e um tratamento eficaz. No entanto, a geração de ideias não deve ser apenas deixada ao acaso, mas também sistematicamente buscada e desenvolvida de acordo com objetivos estratégicos.

Quer ter uma boa ideia? Vem ser Roxo com a gente.