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BRANDING

Branding: os ícones integrados aos projetos de identidade visual.

Olhe as imagens abaixo e responda. A qual empresa esses ícones se referem:

Se você respondeu Apple, Nike, Adidas e Starbucks acertou.

Mas, convenhamos, não é assim tão difícil.

Afinal, esses ícones fazem parte do nosso dia a dia há décadas.

Adotar ícones como logo ou parte do logo é algo relativamente comum e costumam sintetizar e transmitir ideias, conceitos, valores da empresa com muita eficiência.

Mas você sabia que os ícones podem ser incorporados não apenas no logo, mas em toda identidade visual da empresa?

Principalmente por conta da profusão dos meios digitais, os ícones ganharam uma importância ainda maior.

Os chamados ícones de categoria estão sendo usados com muito sucesso em sites, redes sociais, emails, apps, tudo para facilitar a comunicação e interação com o usuário.

Mas os ícones também podem ser usados em sacolas, cartões de visita, envelopes, caixas, tags, uniformes, veículos, na composição dos patterns…

Nós, do Estúdio Roxo, amamos incorporar ícones à identidade visual de nossos clientes. Tudo, logicamente, dentro de um contexto estratégico, estudando a fundo cada caso, para que eles sejam aplicados de forma a potencializar a sinergia entre a marca e as pessoas.

A seguir vamos mostrar alguns cases de nossos clientes onde os ícones se destacam na identidade visual:


Tapa no Apê

Quem vai colocar o imóvel para alugar ou vender sabe como é difícil encontrar profissionais qualificados para fazer uma reforma, mesma que sejam reparos rápidos.

O Tapa no Apê surgiu para centralizar em um único lugar todas as soluções relacionadas à gesso, pintura, elétrica e hidráulica.

Como a proposta da empresa é ser uma centralizadora de serviços, oferecendo todas as soluções para reformas rápidas em um lugar só, optamos por criar um logo hispter.

Unimos 4 ícones que representam os serviços oferecidos (mão de obra, rolo para pintura, pá de pedreiro e um martelo) disponibilizados entre duas linhas cruzadas, dando coesão entre eles.

Para o fundo trouxemos texturas rústicas, no estilo cimento queimado, e também fizemos linhas em “sobe e desce”, inspiradas em gessos, rodapés, azulejos. Tudo isso deu uma unidade muito forte para a identidade visual.

Forte Clean

A Forte Clean é uma empresa de limpeza de pisos, carpetes e estofados, que desde a sua criação se destaca no mercado pela qualidade, profissionalismo e inovação.

O ícone criado é uma gota cortada por fios que representam a limpeza profunda em camadas, e que remetem ao processo pelo qual a água passa pelas superfícies.

Cada serviço (tratamento de pisos, sanitização de ambientes e limpeza de carpetes) também ganhou um ícone próprio, favorecendo a identificação e potencialização dos benefícios.

As camadas também serviram para o pattern, criando uma malha muito fina, muito sutil, para ser aplicada junto a marca na identidade visual.

Apto

Uma forma de simplificar e otimizar interfaces é através de elementos gráficos simples, diretos e de fácil leitura.

Por isso, para uma empresa 100% digital, a iconografia tem uma relevância ainda maior.

Os ícones da apto foram especialmente desenvolvidos para agregar valor e facilitar a interação com a marca e a experiência do usuário.

Dessa forma a compreensão da informação e a velocidade de navegação são potencialmente otimizados.

Entre os objetivos da iconografia está a facilitação da identificação através da categorização.

Com um contato visual rápido é possível extrair um volume expressivo de informações dos imóveis disponíveis.

Use Orgânico

A Use Orgânico é uma empresa de produtos de beleza, higiene e bem-estar que usam somente produtos com componentes naturais ou orgânicos em suas fórmulas.

O ícone foi elaborado a partir das iniciais das duas palavras (as letras “U” e “O”) desenhadas como se fossem folhas. Para o “U” usamos uma folha recortada e para o “O” uma folha mais ovalada.

Este mesmo cenário foi a inspiração para o pattern, feito com vários modelos de folhas, dando um aspecto mais lúdico nas aplicações da marca.

Essa mesma atmosfera foi essencial na elaboração dos ícones presentes em embalagens e no site, como por exemplo “não testado em animais”, “gluten free”, “com ingredientes naturais”, “100% natural”, “orgânico”, etc.

As aplicações da identidade visual ficaram incríveis, nos rótulos, nas embalagens dos produtos, nas caixas (que tem um aroma especial e uma mensagem de agradecimento, fortalecendo ainda mais a conscientização ecológica e o lado humano da empresa) que busca se conectar com os clientes a cada novo produto vendido.

Light You

A Light You é uma empresa de automação residencial e comercial que integra todos os equipamentos do ambiente de forma moderna e descomplicada.
O ícone é uma casa estilizada, feita de forma minimalista com um único traço, inspirada nas placas de computadores, ganhou força reforçando o conceito de conectividade.
Tanto que passamos a usá-la inclusive na composição fotográfica para destacar alguns elementos. Ela também serviu de base para o pattern.
O resultado até então estava excelente, mas queríamos mais, deixar a entrega ainda mais fascinante.
Então começamos a brincar, a desconstruir o lettering, o ícone, e chegamos a composições interessantes, como por exemplo com as “carinhas” que aparecem nos cartões, sacolas, tags e site.

Quer adotar os ícones na identidade visual da sua empresa?

Então vem ser roxo com a gente!

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