Solução
Também conhecido como batedor de arame, o fouet (lê-se fuê) é um utensílio muito conhecido na gastronomia, usado para bater massas. Embora hoje já existam equipamentos mais modernos para esta finalidade, ele se tornou um ícone da cozinha, uma referência ao passado, à comida feita de maneira artesanal.
Por isso, o primeiro passo no rebranding foi redesenhar e reposicionar o fouet, para torná-lo um ícone mais forte e integrá-lo ao lettering de forma mais contundente. Uma homenagem às raízes da cozinha.
Optamos por usar linhas finas e delicadas no desenho, que transmitisse a ideia de leveza e com muita objetividade. Em vez de posicioná-lo com a cabeça para baixo como o logo anterior, resolvemos invertê-lo, para dar ainda mais destaque a ele.
Embora seja difícil de pronunciar, o nome foi mantido, pelas referências que traz e ao mesmo tempo por ser uma palavra de origem francesa, país que está atrelado à qualidade gastronômica.
Escolhemos para o primeiro nome (Fouet) uma tipografia manuscrita, que reforça o teor de carinho, cuidado, vinculado à marca.
Para o descritivo de marca (Doce) escolhemos uma fonte bastonada com os cantos arredondados, que ajuda a manter a linguagem da tipografia principal, e espaçamos uma letra da outra, com o objetivo de torná-la bem legível sem interferir na leitura do nome principal.
A composição do logo ficou propositalmente assimétrica, divertida, orgânica, transmitindo a ideia de ser algo artesanal, personalizado.
Para reforçar ainda mais este aspecto criamos a tagline “Carinho Artesanal”. Carinho é a forma como a marca trata seus produtos e clientes. Artesanal é a forma de produzi-los, para deixar claro que não é linha de produção, são doces feitos um a um, frescos, saborosos, com ingredientes naturais.
E para fechar tudo em grande estilo, criamos uma versão hipster, onde adicionamos a informação “Desde 2012”, para mostrar que já existe um histórico da marca.
Como doce tem um forte apelo cromático, decidimos usar como cores o marrom (do chocolate), o magenta e o azul, mas com liberdade para fazer composições com outras cores.
Assim, é possível criar infinitas aplicações de acordo com o objetivo e o cenário de ocasião, como fizemos com os rótulos e tampas dos potes. O importante é que seja algo divertido, lúdico e colorido.
Para o pattern, resolvemos usar linhas sinuosas que representam as camadas dos bolos e outros doces.
Só que fomos ainda mais além. Resolvemos criar uma malha com os nomes de todos os doces que a casa produz, dando destaque à Torta Banoffee, que é o carro chefe da doceria. Essa malha pode ser aplicada em sacolas, caixas, cardápios, lâminas para bandejas, etc
Para as fotos, usamos e abusamos dos closes, dos detalhes, para dar destaque às cores, formas e camadas dos doces, especialmente da Torta Banoffee.