Furriel: o rebranding de um estúdio de arquitetura e design de interiores sóbrio e minimalista.
O rebranding de Furriel trouxe à marca linhas finas e formas bem estruturadas para enaltecer o diferencial moderno e contemporâneo do estúdio de arquitetura.
O que fizemos?
Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Criação de Marca
Sistemas de Identidade Visual
Material Institucional
Um olhar modernista e estético apurado para a arquitetura.
Cenário
Furriel é um arquiteto que possui uma essência modernista e contemporânea, que estudou na Califórnia e na Europa sobre arquitetura e design de interiores. Hoje, é um profissional eclético, e tem um conhecimento bem amplo dentro de arquitetura e design de interiores, e leva um olhar estético muito apurado.
Por conta de sua essência modernista e contemporânea, possui um olhar para formas e linhas, elementos bem estruturados, dentro do trabalho que ele já realiza hoje, justamente obter uma valorização diferente do próprio trabalho e da forma como ele se apresenta.
Ele atua fortemente na área de Alphaville, onde tem muitos arquitetos bons e renomados, mas o grande interesse do Furriel é poder levar um diferencial para aquela região que tem alguns projetos que são muito parecidos. O grande objetivo dele é entender a essência do cliente, e sugerir coisas que sejam modernas, surpreendentes, que possam trazer um diferencial, o que implica muito conhecimento, bons ouvidos e empatia.
Diagnóstico
A marca antiga, que contava apenas com um logotipo de lettering, e cores em preto e branco, não retratava o diferencial que Furriel queria transmitir. Vimos do gosto dele pela linha mais minimalista, mais simplista, que ele queria algo que fosse um diferencial, e compreendemos a necessidade de um rebranding.
Linhas finas e sofisticadas.
Solução
Vimos que precisávamos de um ponto de partida, e nosso ponto de partida foi a tipografia. Trouxemos a tipografia Degular, porque possui uma personalidade boa, e conta com letras bem estruturadas e desenhos bem objetivos. A posição das formas das hastes das curvaturas dessa tipográfico são muito boas para extrair o detalhe que queríamos, que é algo que remetesse a uma construção modernista.
Nesse rebranding renunciamos à palavra estúdio e usamos só Furriel. O diferencial que pudemos buscar foi uma inclinação da haste central do F, o que fez total diferença porque o próprio F virou um diferencial da marca. A inclinação do F fez com que a marca ganhasse muita personalidade, e o desconectamos da marca para que ele virasse um ícone, e pudesse ser usado separado. Mesmo o desconectando da marca ele serviu de base para que criássemos o pattern, que é o elemento de repetição, e compor uma identidade visual raiz.
O próprio desenho do F em outline correspondeu a tudo o que planejamos, e conseguimos fazer incrível com linhas supermodernas. Para alinhar isso trouxemos uma paleta de cores que usa preto como base e o amarelo como diferencial. Também trouxemos um azul Tiffany e um pouco de vermelho par remeter ao calor, pois Furriel é muito bom em atendimento.
O reflexo foi que conseguimos levar isso para uma papelaria maravilhosa que reflete bastante a essência de Furriel, focando em detalhes arquitetônicos como aqueles canudos maravilhosos para enrolar os projetos. Também mostramos como ele pode ir para a rede social usando bastante o amarelo, e também a assinar o tom de voz da marca, para que ela se conecte com as pessoas.
Fizemos também a ambientação do escritório, já que toda a magia acontece lá, e fizemos aplicações em placas de obra com toda a essência do que queremos passar.
Resultado
O resultado do rebranding de Furriel foi a implementação de um diferencial de marca com essência modernista e contemporânea, através de um design sóbrio. O reflexo foi a estruturação de um site com toda a essência da Furriel, com projetos modernos que vão para as redes sociais, e um tom de voz que leva modernidade, falando de design de interiores alinhado a arquitetura.