Solução
O processo de criação da marca começou pelo naming. O nome da empresa tinha que ser algo que tivesse relação com a paixão do cliente por carros.
Na elaboração do briefing, o cliente revelou que entre os carros que possui está um fusca dos anos 1970, cujo apelido é Jimmy.
Jimmy é um nome simpático, com boa sonoridade, fácil de lembrar e tem um lado vintage expressivo, pois está muito presente nos filmes americanos de antigamente.
Assim nasceu a Jimmy´s Autopeças.
Para o lettering escolhemos uma fonte bastonada, com cantos arredondados, chamada Magistral, que traz toda essa ambientação do mundo automobilístico.
O fusca foi também fonte de inspiração para o ícone. Usamos a grade da tampa traseira do carro como referência e o colocamos logo abaixo do nome, como se fosse um sublinhado, evidenciando-o.
Para dar um toque especial, colorimos as 3 últimas linhas do arco com bege, vermelho e azul.
O azul foi selecionado como cor principal porquê é sereno, traz confiança, é positiva para negócios. Para dar apoio incluímos na paleta o bege e o vermelho num tom mais vintage.
Além do formato tradicional criamos também uma versão hipster do logo, que é uma vertente atual e muito bem aceita no mercado.
O estilo vintage também marca presença nas fotos, com imagens em preto e branco ou em tom azulado, com imagens de carros de coleção.
Para complementar a identidade, desenhamos também uma engrenagem inspirada no primeiro logo da Volkswagen, criamos duas setinhas e definimos como assinatura a frase “Movido pelo desafio”.
A aplicação da identidade ficou apaixonante, na papelaria, na tag, na camiseta, no veículo e principalmente na embalagem, cujo objetivo é fazer com que o consumidor sinta que está recebendo um presente.