Solução
Tudo começou pelo naming.
O nome tinha que ser algo forte, que fizesse o link com cerveja de raiz, com tradição, qualidade, know how.
A levedura, que é parte essencial dentro do processo de fermentação. Quando falamos em levedura, também lembramos de cerveja, de fermentação, e de processo artesanal bem raiz.
Para complementar, foi adicionado o termo Beer (“cerveja” em inglês), que torna a marca mais fácil de ser identificada.
Para realçar o aspecto da tradição, escolhemos uma tipografia bastonada com uma serifa leve, chamada Boucherie. Além disso, utilizamos uma leve curvatura na parte inferior do nome, que remete às escritas das antigas mercearias onde as cervejas eram comercializadas.
Ao lettering foi adicionado um ícone, um quadrado com cantos arredondados e que dentro tem um growler, que faz uma brincadeira de figura fundo, feito com linhas minimalistas e suaves, tem também bolhinhas na parte de cima do desenho que fazem menção ao processo de fermentação. Este ícone tem um papel muito importante, pois ele diferencia a marca e dá o tom do negócio.
Para as cores principal escolhemos o marrom, que remete aos barris nos quais as cervejas eram acondicionadas antigamente e também o laranja, que tem ligação com a cor de algumas cervejas que são produzidas artesanalmente e que remetem a qualidade.
Para o pattern, usamos ranhuras de madeira, que são facilmente aplicados em porta copos, site, folhetos e outros materiais, e como opção fizemos um outro modelo com as diversas cores de cerveja representadas em camadas de cores.
A ambientação das lojas também foi baseada em madeira e nas cores marrom e laranja, preservando os tijolinhos aparentes da arquitetura. Isso cria uma atmosfera acolhedora, que lembra casa, o aconchego e a segurança do lar, ao mesmo tempo que remete aos nossos antepassados.
Esse ambiente convidativo cria a situação ideal para uma experiência forte, única, viva, para que quem gosta de cerveja possa se sentar, curtir, conversar e tomar sua cerveja sem pressa, apreciando cada gole, cada momento.
Por fim, temos que destacar o manifesto e as frases que compõem o tom de voz que ajuda a reforçar a identidade autêntica da marca, como “Nunca fiz amigos tomando leite”, “Café, refri, suquinho, peça no vizinho” ou “Foda-se, vou tomar cerveja”. Essas frases estão disponíveis em faixas nas lojas e também em camisetas e outros produtos.