Solução
Observamos que a marca tinha o lettering METALACRE em itálico, e o ícone com um “M” dentro de um círculo, fazendo menção ao lacre, então fomos estudar mais para nos conectarmos com a essência da marca.
Pensando na valorização do lettering escolhemos uma tipografia com traços simples e bem expressivos que mesclam formas redondas com formas quadradas, trazendo uma harmonia para o desenho.
O nome da empresa estava destacado como Metal Lacre, e a leitura que é “Metalacre” precisa ser clara e objetiva, então deixamos o “META” em Ligth e o “LACRE” em Bold, facilitando a leitura, tornando-a macia e reafirmando como a marca deve ser lida.
Após um estudo de formas, observamos que poderíamos fazer uma referência aos cabos de aço que são os materiais principais desse setor, a ideia foi destacar a maleabilidade, então criamos uma customização no A da palavra lacre, trazendo forma e movimento para essa vogal, o resultado foi surpreendente e que acabou entrando como um ícone da marca.
Para a cor principal da marca mantivemos o vermelho e fizemos um ajuste de cor acrescentando luz deixando a cor mais moderna, mais próxima do ambiente digital e conectada com os dias de hoje. Este vermelho representa a força que a marca tem, e enaltece os seus valores humanos. Para a paleta de cores incluímos tons de cinza que é uma cor neutra que passa seriedade e solidez que é um grande diferencial nessa etapa de construção da identidade visual.
Focando na ideia de movimento, fomos buscar novas formas que tivessem essa vertente de adaptação, e começamos a desenvolver grafismos e desenhos que pudessem acompanhar a marca e tivesse essa menção de maleabilidade.
Trouxemos imagens que fizessem menção de como o setor de lacres pode ser interessante, para alguns modelos aplicamos um filtro na cor vermelha, para que essas imagens customizadas pudessem traduzir a essência raiz da empresa.
O efeito disso foi a estruturação da identidade visual, uma marca que trabalha com alto contraste, uma indústria que tem posicionamento e mentalidade, uma identidade que é clara e promove o diferencial para a empresa.
Já identidade verbal ficou definida com vertentes de qualidade e engenharia, vertentes comerciais que enaltecem o produto que é inteligente, customizado e único. Para que essa identidade possa falar sobre as vantagens e os motivos de escolher a Metalacre.