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BRANDING

Como a Red Bull levou o marketing esportivo ao extremo

A Red Bull levou o marketing de conteúdo a novos níveis, com o objetivo de fidelizar seus clientes passou a ser a “reportagem” em vez do comercial. A empresa que começou a “dar asas às pessoas” em 1987, quando a primeira lata foi vendida na Áustria, tornou-se uma marca global líder na criação e publicação de conteúdo incrível.

A Red Bull se conectou com seu público jovem, estabelecendo-se como um facilitador da emoção, patrocinando mais de 500 esportes radicais, desde base jumping, passando por esportes de neve, e até tem sua própria equipe de Fórmula 1. Os fãs são mantidos em dia com todas as coisas extremas através de uma variedade de canais digitais que inclui até o próprio canal de TV online – Red Bull TV. O que reforça constantemente a personalidade da marca.

Esportes extremos

A Red Bull é de longe a marca mais visível em esportes radicais, e essa associação deu uma imagem “legal” aos olhos dos jovens, gerando engajamento de marca.  O fato de ter aderido a esse nicho deu à marca uma vantagem empolgante e interessante, na qual os jovens tendem a se aproximar. Estratégia eficaz de Branding.

A Red Bull redefiniu o marketing esportivo; não se trata mais de pagar quantias enormes de dinheiro para patrocinar um evento ou uma equipe, mas sim assumir a propriedade dele. Um grande exemplo de apropriação pode ser visto quando a Red Bull entrou no mundo da Fórmula 1.

Em 2004, a Red Bull comprou a equipe de corridas da Jaguar F1 e, desde então, rebatizou completamente a equipe e passou a ganhar campeonatos com frequência. Eles também possuem a Scuderia Toro Rosso, outra equipe da F1. A decisão da Red Bull de investir na F1 é clara, já que a F1 está associada a velocidade, coragem, aventura e estilo, tudo o que quer que os clientes vejam na marca.

Além de possuir equipes, a Red Bull criou muitos eventos desportivos radicais, como o Red Bull Air Race, considerado o desafio aéreo mais avançado do mundo e o mais rápido e emocionante dos desportos motorizados.

A Red Bull mudou o marketing esportivo, possuir uma equipe ou criar um evento como parte de uma estratégia de marketing é muito diferente de outras marcas que simplesmente pagam enormes quantias de dinheiro para exibir seus logotipos em carros, camisetas e mercadorias.

Além de criar eventos e equipes, a Red Bull patrocina incontáveis eventos esportivos extremos dos X Games da ESPN à NASCAR. Esses patrocínios comunicam aos seus clientes que a Red Bull ama eventos esportivos extremos tanto quanto eles, dando aos clientes outra razão para amar a marca.

Red Bull Stratos

O projeto Red Bull Stratos foi um evento notável e um grande salto em termos de marketing. No dia 14 de outubro de 2012, o piloto austríaco de pára-quedismo patrocinado pela Red Bull, Felix Baumgartner pulou do espaço próximo, saindo de uma cápsula de 39 km para a estratosfera e “voou” de volta para a Terra.

O salto criou novos recordes mundiais e gerou mais atenção da mídia do que qualquer anúncio poderia. O burburinho que a Red Bull foi capaz de criar em torno do evento foi incrível, a transmissão ao vivo do Red Bull Stratos Space Jump pelo YouTube foi assistida por 8 milhões e desde então o vídeo já foi visto mais de 44 milhões de vezes no canal oficial.

O que fez com que o evento se destacasse foi o de sublinhar a autêntica ligação das marcas ao esporte radical e à inovação; A Red Bull foi proprietária do evento e usou as mídias sociais para se conectar com seu mercado-alvo, que adoram adrenalina. O slogan da Red Bull “dá asas a você” encaixou perfeitamente no salto de Baumgartner.

Além de excelente marketing, a marca não apenas criou e financiou uma missão extrema à margem do espaço, como também criou dados que poderiam beneficiar a NASA e cientistas de todo o mundo.

Marketing de conteúdo

A Red Bull demonstra todo o potencial de uma marca criando, publicando e capitalizando em quase todos os canais multimídia. Concentrando-se em esportes radicais e os atletas e os incríveis feitos que eles estão realizando, a Red Bull oferece conteúdo com visuais impressionantes, promovendo as atividades e os atletas diretamente e a marca indiretamente.

A estratégia de branding é sobre contar uma história de conquista pessoal e elevar a “barra de nível” mais do que você imaginava. Tais ideais são verdadeiros para esportes radicais e atletas sem medo. Os clientes envolvidos no conteúdo sentem-se inspirados a se esforçar e ir além. A Red Bull não está vendendo a seus clientes uma bebida energética, está vendendo o que acontece quando você a bebe e, para isso, criou um império editorial.

Resultados de marketing

A Red Bull aproveitou a falta de atenção da mídia para esportes radicais e redefiniu o marketing nos esportes. Tomando posse de eventos e equipes, tudo que a Red Bull está fazendo é criativo, energético e empolgante – de acordo com sua identidade de marca.

A Red Bull, como editora, criou a Red Bull Media House, que se concentra na criação e publicação de conteúdo incrível. Grande parte do conteúdo é dos próprios times e eventos esportivos extremos. A publicação deste conteúdo gerou grandes quantidades de mídia conquistada; A Red Bull tem 48 milhões de curtidas no Facebook e 7,9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

É evidente que a estratégia de branding da Red Bull é: ser a reportagem em vez do comercial. O valor dessa estratégia para a marca é que os fãs associam coisas positivas à marca e, em contrapartida, se envolvem com a marca.

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