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Como criar uma experiência de Unboxing memorável para sua marca

Para as empresas de e-commerce, o pacote enviado representa o ponto de contato mais direto e a conexão com o cliente, e também é uma das oportunidades de marketing mais subutilizadas para os comerciantes.

Quando foi a última vez que você realmente pensou sobre sua experiência com embalagem e unboxing? Para muitos varejistas on-line, a resposta geralmente é nunca. Embalagem no comércio eletrônico surgiu da necessidade de proteger a coisa mais importante: o produto que o cliente encomendou. No entanto, à medida que o comércio eletrônico evolui e os hábitos de consumo mudaram, entregar uma experiência de marca completa vai além do próprio produto e transcende toda a experiência.

Porém antes de tudo vamos esclarecer um termo: O que é unboxing? Unboxing é um termo em inglês que se refere ao ato de desembalar novos produtos. Fazer vídeos de unboxing se tornaram populares no youtube a partir de 2006, sendo o primeiro vídeo a utilizar este termo, um unboxing de um Nokia E61 datado de 12 de junho de 2006 e se popularizou ao longo desses anos.

Vamos falar hoje sobre exatamente o quanto é importante ter uma experiência de unboxing com a marca, além de todas as ferramentas e recursos de que precisa para proporcionar uma experiência notável a seus clientes.

Vamos descobrir como.

O que é uma experiência de embalagem de marca?

Em termos simples, uma experiência de embalagem de marca é uma seleção criteriosa de materiais de embalagem e envio, bem como a apresentação deliberada de seus produtos. Sua finalidade é fornecer valor adicional para o seu cliente, bem como para o seu negócio, por meio da capacidade de criar uma experiência memorável e compartilhável ao receber o produto.

No comércio eletrônico versus varejo físico, os comerciantes têm menos pontos de contato para impressionar os clientes, por isso é importante utilizar cada ponto de contato para criar uma experiência de marca que te diferencie dos concorrentes e crie uma experiência memorável para seus clientes.

O TrunkClub é uma dessas empresas que levou a sério a experiência do unboxing do cliente. Para começar, em vez de escolher uma caixa padrão selada com fita de embalagem transparente, eles optaram por uma caixa impressa personalizada com uma alça que se assemelha a uma mala, reforçando sua identidade de marca.

A partir do momento em que uma mala do TrunkClub chega à sua porta, você sabe que está prestes a viver uma ótima experiência que você provavelmente não pode esperar para abrir.

Dentro das malas, o conteúdo é cuidadosamente projetado para criar uma apresentação e experiência quando aberto. Para desenvolver ainda mais uma experiência de marca personalizada para seus clientes, todos os pedidos incluem um cartão manuscrito de um estilista pessoal explicando a seleção de produtos. Realmente faz você se sentir parte de algo especial e exclusivo.

É claro que há muito esforço na experiência de unboxing para deixar o cliente entusiasmado e satisfeito, mas vamos ver por que o TrunkClub chega a extremos tão extraordinários para criar essa experiência para os clientes.

Por que uma experiência de embalagem de marca é importante?

É muito mais barato e vantajoso para uma empresa manter seus clientes do que ter que arranjar novos todos os dias. Fidelizar sua base é algo fundamental para o sucesso à longo prazo da sua empresa.

Em uma pesquisa recente foi descoberto que 52% dos consumidores provavelmente voltarão a comprar de um comerciante on-line que entrega embalagens premium.

Nesse mesmo estudo, também descobriu-se que quase 4 em cada 10 consumidores compartilhariam uma imagem de uma entrega via mídia social se viesse em um pacote único.

O valor da embalagem premium se estende muito além da experiência do cliente em efeitos residuais de marketing. A experiência vai além do pedido on-line para quando o cliente realmente abre o pacote lindamente embrulhado e compartilha essa experiência nas redes sociais. Esse ato de recomendações on-line em sociais, mostra a lealdade de seus clientes e promove a conscientização da marca.

Fundamentalmente, as pessoas gostam de compartilhar ótimas experiências. Voltando ao exemplo do TrunkClub, se você pesquisar “TrunkClub Unboxing” no Google, encontrará milhares de postagens de blogs, imagens e vídeos. Cada um desses conteúdos foi criado por um cliente, ajudando ainda mais o TrunkClub.

O que entra na experiência de embalagem de marca personalizada

Pode haver muitos elementos de uma experiência de embalagem e unboxing de marca bem projetada. Você não precisa incluir cada um deles. No entanto, analisar cada elemento pode ajudá-lo a decidir quais oferecem a melhor experiência e oferecem mais valor para seus clientes. Escolher estrategicamente apenas alguns desses itens abaixo pode ser um grande passo na criação de uma experiência melhor e mais memorável para seus clientes.

Vamos dar uma olhada em alguns elementos que você pode querer considerar:

• Caixa – O maior elemento a considerar é a caixa principal de envio. Tradicionalmente, as opções de embalagens corrugadas brancas e marrons dominam o mundo, pois são baratas, resistentes e fazem o trabalho. A caixa de transporte representa a maior oportunidade para começar a criar essa experiência de wow, mas também pode ter um preço alto.
• Papel seda – Envolvendo seus produtos em papel de seda adiciona um nível extra de mistério e emoção para a experiência de unboxing. Algumas opções a considerar aqui são o uso de papel de seda impresso personalizado ou papel de seda colorido.
• Enchimento – Os tipos tradicionais de enchimento incluem isopor, espuma, almofadas de ar ou plástico bolha. Embora estourar o plástico-bolha seja considerado um passatempo há muito apreciado por todas as pessoas do planeta, ele não é visualmente atraente e não faz muito por sua marca. Outras formas de enchimento de embalagem a considerar incluem papel enrugado (colorido), por exemplo.
• Adesivo – adesivo pode ser usado de várias maneiras. Se você usar lenços de papel, um adesivo de marca pode ser usado para selar o papel de tecido juntos ou também pode ser usado em vez de impressão personalizada (cara) em sua caixa como uma opção para marcá-lo. Adesivos são versáteis e razoavelmente baratos.
• Cartão de visita – Um cartão de visita não precisa ser um cartão de visita no sentido tradicional de exibir as informações da empresa. Os cartões de visita representam uma maneira muito barata de adicionar pequenas peças promocionais à sua embalagem. Por exemplo, você pode adicionar um cartão que conceda ao destinatário um desconto no próximo pedido ou, ainda, adicionar outro que ele possa dar ao amigo para um marketing extra de boca em boca. Talvez você queira considerar usar o espaço para uma nota ou instruções. As possibilidades são infinitas e baratas.
• Nota fiscal – É bastante normal incluir uma nota fiscal no seu pacote, mas há muito espaço para melhorar a forma como isso é apresentado ao cliente na embalagem. Considere um restaurante de fino e como a conta é apresentada a você lá. Em alguns dos melhores restaurantes, o recibo é entregue no momento certo, geralmente apresentado à lanchonete de maneira elegante ou dentro de uma pasta fechada. Considere como e onde apresentar as notas fiscais aos seus clientes.
• Carta Personalizada – Pode ser difícil escalar, no entanto, como uma startup, muito pode ser dito para incluir uma nota manuscrita para os clientes. Ele fornece um toque pessoal que torna as pessoas conscientes de que há pessoas reais por trás da marca.
• Fita – fita de embalagem clara, certo? Hoje em dia você tem algumas opções de fitas coloridas diferentes que podem complementar suas cores de embalagem e marca personalizadas.
• Presente – Um pequeno presente pode ser uma ótima maneira de surpreender e encantar os clientes, além de aumentar a experiência geral. Com base no tamanho e nas margens médias de pedidos, você poderá adicionar pequenos presentes para aprimorar a experiência de unboxing da sua marca.
• Amostra – Com base no perfil do cliente, você também pode considerar a inclusão de uma amostra com probabilidade de venda cruzada do cliente, apresentando-a a novos produtos.

Deixe sua experiência gravada na memória

Criar uma experiência memorável que deixe seus clientes satisfeitos com uma experiência que eles desejam compartilhar pode ajudar a construir sua marca com uma vantagem competitiva de que sua empresa precisa, não apenas para obter novos negócios, mas também para atrair novos clientes.

No final das contas, você não está construindo uma empresa de comércio eletrônico, está construindo uma marca que tem o comércio eletrônico como seu principal canal de distribuição.

Sendo e-Commerce ou não, aproveite para reavaliar sua embalagem. Pense em quanto você está gastando atualmente, no tamanho médio dos pedidos e nas margens de lucro, e avalie o que você pode fazer para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes, o que os leva a voltar e compartilhar sua experiência.

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