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Inovar é Valor Percebido

No Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) no qual vivemos, inovação não é mais um “item opcional” que as empresas podem adotar ou não. Inovação tem que fazer parte do dia a dia de todas as corporações, independentemente do seu porte ou setor. Ela não é algo exclusivo do mercado de tecnologia ou de algum departamento específico dentro das companhias.

A criatividade, a busca incessante pela quebra de paradigmas, pela superação dos limites, tem que fazer parte da cultura, do DNA, da essência de todas as empresas. E para fomentar esse espírito inovador, todos devem ser estimulados a participar, como funcionários, parceiros, fornecedores e, claro, os consumidores.

Afinal, o ponto-chave para dar início ao processo de inovação é: de que forma isso vai melhorar a vida ou solucionar problemas dos consumidores? Esta é a meta de qualquer inovação: transformar a vida das pessoas, para que essa inovação, por sua vez, se transforme em valor percebido pelo público. É com esse objetivo em mente que as inovações bem-sucedidas trazem aumento das vendas, do awareness, da reputação das marcas.

Nós, do Estúdio Roxo, estamos sempre em busca de inovação. Para nós e para nossos clientes. Afinal, a única certeza que nós temos é que “tudo muda o tempo todo no mundo”, com diz aquela canção do Lulu Santos. E para nos mantermos relevantes, competitivos, fazer a diferença no mindset das pessoas, precisamos estar atentos a essas mudanças, seja no contexto social, comportamental, econômico, cultural.

Como já mencionado, inovação não tem a ver apenas com tecnologia, softwares, aplicativos, internet, smartphones. Nem com criar algo totalmente revolucionário, que vai ser uma divisor de águas na história da humanidade. Inovação pode ser simplesmente aprimorar um processo. Como por exemplo mudar a forma como um cliente é abordado por um funcionário na loja. Na substituição de um ingrediente em uma receita secular. Na logística usada na entrega de um produto.

Prova disso é que, entre as 20 marcas mais inovadoras do Brasil segundo ranking da Kantar, muitas não são associados à área de computadores, softwares e TI, como Subway, Heineken, O Boticário, Nestlé, McDonald’s, Skol, Mastercard, Natura, Gillette, Visa, Nike, Colgate, Coca-Cola, Adidas.

A percepção como marca inovadora tem sido um fator importante na tomada de decisões do consumidor. O consumidor, em geral, quer inovação, ser surpreendido, seja na forma de atender, na maneira de expor os produtos, em qualquer experiência com a marca. A forma como a marca se relaciona e se comunica com os seus públicos ajuda muito na percepção de inovação.

Gestão da Inovação

A frase “em time que está ganhando não se mexe” é falsa. Para continuar no topo, o time precisa estar em evolução constante. Justamente por isso, em esportes profissionais é raro encontrar atletas que conseguem se manter na dianteira por muito tempo: se eles não inovam, tornam-se previsíveis e presas fáceis para adversários que os estudam.

O mesmo vale para os negócios. Quem não investe em inovação está fadado a ser superado pelos concorrentes que vão descobrir formas melhores e mais eficientes de se fazer o trabalho. O mundo não para de girar: se a sua empresa está estagnada e não consegue acompanhar o movimento do mercado, ela vai ficar para trás.

Para inovar, o primeiro passo é detectar as demandas dos consumidores, mas tendo o cuidado de perceber a diferença entre os que as pessoas dizem que querem de fato e, ainda, o que estão dispostas a fazer para consegui-lo. Empresas que lançam produtos inovadores precisam analisar elementos qual é a capacidade do produto de resolver um “grande problema” oriundo do anseio de um “grande público”.

Poucas empresas analisam o uso e a utilidade que seus produtos têm na vida de seus consumidores. Muitas vezes, menos da metade de suas funções é utilizada e isto é oriundo da crença que é melhor oferecer muitas funções do que um produto ajustado à necessidade do consumidor. Também se crê que a parte “aproveitada” não é a mesma para todos os clientes.

As empresas inteligentes não apenas se concentram na forma como seus clientes compram seus produtos, mas também em como esses clientes utilizam e obtêm valor com eles. O segredo está em fazer experimentos de negócios para entender de que maneira os clientes alinham mentalmente valor, uso e tempo.

Um exemplo é averiguar quão rápido os clientes sentem que recuperam o dinheiro gasto no produto ou serviço, se aquela aquisição lhe foi útil, se as funcionalidades do produto são adequadas a demanda da maioria dos clientes e se recomendariam o produto para outras empresas.

Portanto, para inovar é preciso estar intimamente conectado com as necessidades do seu cliente e saber ofertar um produto que atenda suas expectativas.

Cases

Rebel Whopper (Burger King)

Lançado neste ano, o Rebel Whopper é o hamburguer do Burger King feito apenas com produtos sem origem animal. O BK é a primeira rede de fast food de hambúrgueres do Brasil a lançar algo do gênero. O lançamento ocorre em meio a preocupações crescentes dos consumidores com a saúde, o meio ambiente e até o bem-estar animal, levando empresas a se adaptarem aos hábitos de consumidores que desejam comer menos carne.

A rede constatou em uma pesquisa que 69% dos consumidores brasileiros provavelmente comprariam um hambúrguer à base de vegetais se oferecido no Burger King, o maior percentual do mundo aferido pela pesquisa.

Outro ponto bem importante que gerou um grande diferencial frente a concorrência foi o uso de grelha para assar hambúrgueres, ao invés de chapas com óleo, que enaltece o sabor da carne também tem um caráter mais saudável.

Eco Tank (Epson)

Nos últimos anos, as impressoras ganharam uma série de novas funcionalidades que vão desde conexão Wireless até telas sensíveis ao toque. Mas a constante troca de cartuchos de tinta e o alto custo de impressão sempre foram os pontos críticos. Pensando nisso, a Epson criou o Eco Tank, um tanque de tinta externo à impressora.

A linha EcoTank permite que o usuário imprima milhares de páginas com o mesmo kit de tintas. A vantagem salta aos olhos. Uma garrafa de tinta substitui mais de 30 cartuchos. O kit de 4 garrafas imprime até 7500 páginas coloridas, o que equivale a 15 resmas de papel. A troca de insumo é totalmente autônoma, o consumidor compra sua garrafa e troca a tinta em casa.

PareUp

O aplicativo tem o objetivo de reduzir o desperdício de comida nos EUA. Por meio do serviço, restaurantes, lanchonetes e mercados oferecem comida que seria jogada no lixo por um preço menor.

Clean Romenia (Cif)

Na Romênia, a marca de produtos de limpeza Cif, da Unilever, lançou a iniciativa Clean Romênia. Com um app, os usuários enviavam fotos de grafites racistas e a empresa mandava uma equipe para apagá-lo. A marca também postou as fotos do “antes e depois”, para provar que o movimento foi legítimo.

Como Inovar?

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Trabalhamos com paixão, com vontade de criar, de se reinventar a cada dia.

Apaixonados pelo que fazemos, queremos sempre o melhor para sua marca e não descansamos até conseguir resultados que nos enchem de orgulho.

Convidamos você a viver essa experiência de conectar pessoas através de ideias, de fazer sua marca sentir, ouvir e falar através do design e da boa comunicação.

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