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BRANDING

Manual de identidade visual: sua empresa precisa ter um!

A gestão de branding de uma empresa não é nada se não tiver um manual de identidade visual que a oriente.

O objetivo do manual é proteger sua marca.

É um guia que reúne e organiza todos os elementos visuais de uma marca e suas aplicações. São as cores, tipografia, padrões gráficos e uma série de regras fundamentais para orientar a utilização da marca em todas as plataformas digitais, bem como impressos em geral.

Assim, evita-se, por exemplo, que o logo seja aplicado em um fundo inadequado ou de forma distorcida, que textos sejam escritos com fontes fora do escopo, que cores que não fazem parte da paleta sejam usadas, etc.

O manual garante que todo o trabalho que foi pensado de forma estratégica para posicionar a marca corretamente, para se comunicar de forma eficaz com o público e transmitir propósito e valores, seja feito de forma correta.

Na hora de realizar campanhas promocionais, é essencial que a empresa passe para a agência seu manual de identidade visual, para que ela seja desenvolvida seguindo o protocolo adequado da marca.

Geralmente, um manual de identidade visual é composto por:

Missão, Visão, Valores

Antes de iniciar o processo de construção da marca, é importante fornecer uma visão geral sobre sua formação, história, conceito e posicionamento no mercado. Esse é o momento de esclarecer de que maneira ela foi constituída, quais são suas bases, tendo em vista que esse é o ponto de partida para o entendimento de toda sua aplicação.

Logo e suas aplicações

O logotipo pode ser visto como o coração do manual de identidade visual. Ele é a representação da marca e dele derivam os demais elementos, dos quais são demonstradas suas principais aplicações e variações.

Outras variações são apontadas nesse momento. Na combinação de cores, serão indicados o uso do monocromático, negativo/positivo, além do tamanho e proporções para cada tipo de peça trabalhada.

Tipografia

A tipografia é um importante elemento de identificação. Auxilia na fixação da identidade visual quando aplicada de maneira constante e padronizada. As fontes tipográficas escolhidas complementam a identidade visual da marca. Portanto, é necessário atentar-se para o uso da fonte principal e as secundárias.

Aqui, se deve apontar e descrever quais serão utilizadas na reprodução do logotipo, do slogan e de outros textos que compõem a identidade. Esse detalhe é fundamental para garantir a uniformidade em todo o conjunto do projeto.

 

Cores

A cor é um dos pilares mais importantes na construção de uma identidade visual. Ela é o primeiro ponto de contato que os consumidores e junto com ela vem uma série de associações emocionais.

A definição de cores é importante para indicar sua correta representação no logotipo, bem como em toda a identidade da marca. O uso das cores também implica sua combinação com os diversos tipos de backgrounds usados nas peças, de acordo com cada situação.

Determinar a paleta de cores enfaticamente evita distorções no emprego da identidade e, mais uma vez, garante coerência e harmonia no uso da marca.

Redução e aplicações

A redução do logotipo obedece a determinados critérios a fim de não prejudicar a legibilidade e garantir uma visualização perfeita de todos os elementos da marca. Nos materiais de papelaria, por exemplo, esse recurso é bastante utilizado. Nesse caso, é possível também optar pelo uso minimalista do símbolo da marca, o que facilita a redução sem distorções e ainda acrescenta mais essa possibilidade de aplicação na identidade.

Margens de segurança

Para manter a harmonização e a consistência visual do logo deve-se manter um espaço mínimo entre a logomarca e outros elementos. Ele é conhecido como a margem de segurança, que deve ser definida de acordo com a necessidade de cada projeto. Essa medida tem o escopo de manter elementos externos afastados para não se confundirem com o logo.

Iconografia

Uma forma de simplificar e otimizar interfaces é através de elementos gráficos simples, diretos e de fácil leitura. Por isso, a iconografia tem grande relevância. Entre os objetivos da iconografia está a facilitação da identificação através da categorização. Com um contato visual rápido é possível extrair um volume expressivo de informações.

Fotografia

Fotos bonitas e de alta qualidade são imprescindíveis para atrair a atenção. Elas devem encantar, persuadir e convencer. Mais do que isso, devem refletir aquilo que a persona valoriza. Por isso, estilo, iluminação, composição, enquadramento, cores, humor devem ser estrategicamente pensados na hora da produção fotográfica.

Pattern

O pattern desempenha um papel importante no reconhecimento da marca. Ele é uma ferramenta incrivelmente poderosa e versátil para comunicar a personalidade de uma marca e ajudar na construção de uma identidade visual memorável. Feito com cores da paleta e outros elementos visuais (ícones, por exemplo), ele tem uma aplicabilidade fantástica, pode ser usada como background para sites, em cartões, envelopes, sacolas, etc.

Tom de voz

A voz da empresa tem que refletir sua marca.  Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line.  O tom de voz pode ser criativo, amigável, professoral, conselheiro, descolado,  etc.

Cases

Conheça alguns dos manuais de identidade visual produzidos pelo Estúdio Roxo para nossos clientes

 

Cliente: Levedura

 

Cliente: Mama Pimenteira

 

Cliente: Alê Matos

 

Cliente: Apto

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