Apto | Startups e Plataformas Digitais

O player com o lead mais qualificado do mercado imobiliário precisava de uma marca à altura. Foi o que o Estúdio Roxo fez.

O que fizemos

Arquitetura de marca
Posicionamento estratégico
Tom de voz
Logotipo
Identidade visual
Brandbook
Material institucional
Material promocional
Webdesign

Você apto para comprar seu apartamento.


Cenário

Existem milhares de imobiliárias no Brasil. Todas muito parecidas, sem oferecer valor agregado aos seus clientes.

A apto é diferente.

A apto é uma nativa digital, criada em 2015, para facilitar o processo de compra e empoderar as pessoas na hora de escolher o seu apartamento.

A apto oferece um exclusivo serviço de curadoria, baseada em inteligência de mercado, no qual são analisados localização, conservação, metragem, ambientes, serviços, preço, diferenciais e diversos outros atributos dos imóveis.

Logo, o lead da apto tornou-se o mais qualificado do mercado imobiliário.

 

Diagnóstico

Para acompanhar esta nova fase da empresa, o Estúdio Roxo identificou que era necessário fazer um rebranding em pontos estratégicos da marca

A simplificação da marca deixou-a ainda mais moderna e conectada com o mercado atual.

 

Solução

O processo de rebranding começou pela simplificação do nome.

Antes o nome era apto.vc. Retiramos o “.vc” para deixá-lo mais fácil de pronunciar e memorizar.

O nome apto vem da abreviação da palavra apartamento (que é o sonho de compra do consumidor) e ao mesmo tempo do adjetivo apto, para promover a aptidão do consumidor na hora de escolher seu apartamento.

O nome é escrito em letras minúsculas para se aproximar do cliente, que, no seu cotidiano, não costuma usar maiúsculas.

O logo (a porta cubista) foi mantido. Mas fizemos versões da marca na horizontal e na vertical e também uma atualização fortíssima na paleta de cores, que ficou fantástica.

Por ser uma nativa digital optamos por uma paleta RGB que faz as cores estourarem na tela. O azul foi escolhido como cor primária pois ele transmite serenidade, harmonia, segurança, estimulando a criatividade, o “uau!!”.

Para dar sustentação ao azul trouxemos como cores secundárias o vermelho, o verde e o amarelo, proporcionando combinações mais divertidas.

A fonte primária é a Ubuntu, que tem um estilo contemporâneo e minimalista, transmitindo uma atitude jovial, confiável e independente. Ela é utilizada apenas no logo.

Como fonte secundária escolhemos a TT Norms. Ela é fina, bem desenhada e se sobressai por sua versatilidade, podendo ser usada para diferentes finalidades.

O pattern ficou fabuloso, uma malha outline extraída na porta cubista. A conexão entre seus pontos faz a ligação entre arquitetura, engenharia, decoração, design e o sonho do imóvel próprio.

A iconografia é um show à parte. Desenhamos ícones personalizados para a apto e aumentamos expressivamente a quantidade deles, inclusive como forma de categorização dos imóveis.

Para o perfil de imagens, selecionamos fotos incríveis que se conectam com as personas (casal, família, investidores) e com a idealização de consumo (casa própria, sofisticação, qualidade, segurança).

O tom de voz é versátil, amigável e especialista, um profundo conhecedor do mercado imobiliário, apto para realizar a curadoria e oferecer o imóvel certo para cada cliente.

Por fim, criamos o Vince, nosso curador. É um cara apaixonado por aptos. Sabe tudo sobre imóveis, preço, localização, plantas, acabamento, serviços. Um verdadeiro especialista.

Vince também é apaixonado em ajudar as pessoas. Por isso transformou seu talento em uma forma de auxiliar as pessoas, tornando-as aptas a acharem o imóvel dos seus sonhos.

Resultado

Como objetivo é impactar um número maior de pessoas e se consolidar como curadoria inteligência de imóveis, a apto está estruturada em um modelo de arquitetura de marca, tendo também na sua família um blog (o Live) e uma newsletter (o Blue Print), nos quais antecipam tendências da arquitetura, estilo de vida, tecnologia, etc.

A apto está em franca expansão e presente em um número cada vez maior de cidades. Como o rebranding que o Estúdio Roxo fez, a empresa está apta para crescer e alçar voos maiores.

Visite o site do Apto.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.