Arquitana | Design e Arquitetura

O desafio de criar uma marca que transmitisse inteligência e atenção aos mínimos detalhes para o gerenciamento de projetos.

O que fizemos

Plataforma de marca
Criação de Nome
Criação de Marca
Sistema de Identidade visual
Material institucional
Webdesign
Site institucional

Toda orquestra precisa de um maestro. Todo projeto de arquitetura precisa de gerenciamento.

 

Cenário

Gerenciamento de projetos na área de arquitetura e construção é uma verdadeira arte.

São centenas (e em alguns casos milhares) de pessoas trabalhando simultaneamente, cada uma com sua especialidade, sua habilidade, seu estilo, querendo cumprir seu objetivo com máximo de eficiência, dentro do prazo estabelecido.

Esse processo precisa ser conduzido com muita inteligência, paciência e conhecimento para que tudo funcione em sincronia. É preciso coordenar todas as equipes com planejamento e organização, dentro dos prazos e dos custos.

A Arquitana é um escritório de arquitetura especializado no gerenciamento de projetos de arquitetura. São 3 sócias que resolveram unir suas expertises e personalidades para oferecer ao mercado de construção uma entrega diferenciada, baseada na qualidade.

Elas são as m(a)estras de projetos.

Com o crescimento do escritório elas entraram na disputa com outros grandes players do mercado, e perceberam que era chegada a hora de construir uma marca forte, para comunicar quem elas são.

Diagnóstico

Dentro deste cenário, o desafio do Estúdio Roxo é construir um nome e uma marca que ao mesmo tempo transmitisse organização, inteligência e cuidado, comunicando ao mercado todos esses diferenciais e os benefícios de alto valor agregado que o escritório entrega.

A marca tem que transmitir a mensagem correta para gerar empatia com o público.

 

Solução

O naming deu início ao processo de criação da estruturação de branding. No início, as sócias usavam seus sobrenomes para identificar o escritório, o que resultava em um nome difícil de pronunciar e de lembrar.

Arquitana é resultado de um jogo de palavras envolvendo o termo arquitetura, e “tana”, que transmite força e feminilidade ao mesmo tempo.

Ser arquitana é mais do que ser uma arquiteta. É ser inteligente, paciente, assertiva. É ter a visão do todo sem se descuidar dos mínimos detalhes. É saber extrair o melhor de cada profissional, de cada equipe, para que eles interajam e entreguem juntos resultados fantásticos.

A marca surgiu a partir de elementos geométricos desconstruídos, com a quebra de ângulos. Utilizamos uma letra “A” estilizada, que remete a um compasso, ferramenta icônica para a área de arquitetura e construção.

Também estão presentes triângulos, linhas e pontos, criando um contexto iconográfico que dão suporte ao logo.

A tipografia utilizada foi a Futura, que tem base na Bauhaus, uma escola artística que impactou a arte, o design e a arquitetura. Isso cria um elo natural entre a beleza dos traços da fonte com o desenho do ícone “A”.

O laranja em um tom coral foi escolhido como cor primária. Ele transmite confiança, inteligência e modernidade, ao mesmo tempo que remete ao conceito de base, solo, fundação.

A marca tem uma aplicabilidade fantástica e funciona muito bem em fundos claros, escuros e coloridos. O pattern “brinca” com a junção de todos os elementos (linhas, triângulos, pontos) e enaltece ainda mais as características inteligentes da marca.

A Arquitana é uma empresa que valoriza a personalidade de cada indivíduo que a compõe. Por isso, para preservar a essência das sócias, cada uma tem um cartão de visita com a frente personalizada.

Resultado

O resultado foi um sistema de identidade forte, que promove a diferenciação da marca e que se conecta às pessoas. O mercado já reconhece a Arquitana não apenas pela qualidade dos seus serviços, e agora também por sua marca, que pode ser observada e assimilada com muita facilidade.

Visite o site da Arquitana.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.