EPEQ | Educação | Engenharia

A paixão pelo conhecimento movimenta estudantes de engenharia em direção a um futuro radiante e repleto de inovação!

Empresa nascida no ambiente acadêmico, a EPEQ Júnior vem inovar nossa relação com a engenharia química e se conectar com nossas verdadeiras necessidades.

O que fizemos?

Posicionamento Estratégico
Reposicionamento de Marca
Sistemas de Identidade Visual
Material Institucional
Material Promocional

Uma marca que se prontifica a estabelecer conexões reais entre aprendizados acadêmicos e a vida prática, contribuindo de maneira especial com o mercado de soluções em engenharia química.

Cenário

A EPEQ é a empresa júnior que nasceu do curso de engenharia química da Universidade Federal de São Paulo.

São estudantes engajados e preocupados com o futuro que fazem um movimento muito especial de unir os conhecimentos acadêmicos com o mercado da engenharia, promovendo grandes aprendizados e o mais importante: soluções em engenharia química que conversam com as maiores necessidades dos clientes e se conectam com a realidade das pessoas.

Por mais que seja uma empresa júnior, a EPEQ tem grande relevância em sua área de atuação e por isso precisava expressar seus grandes diferenciais através de uma nova marca que contemplasse toda sua essência.

Diagnóstico

Aproveitamos diversos elementos da marca antiga e os potencializamos para gerar uma nova identidade expressiva e alinhada com o mercado.

A ideia do projeto foi valorizar cores e formas que refletem a natureza da EPEQ e da engenharia química, evidenciando sua paixão por solucionar questões importantes do cotidiano.

Dos ensinamentos acadêmicos às realizações que impactam positivamente a vida das pessoas: a EPEQ Júnior busca soluções para problemas reais.

Solução

Partimos do ícone para transmitir a ideia de olhar para frente, em direção ao futuro e referenciando o sucesso. Com o uso de formas moleculares e elementos que remetem aos elos e conexões entre a química e nossas demandas do dia a dia, criamos um ícone a partir de uma estrutura triangular que foi arredondada para alcançar um símbolo moderno, cheio de personalidade e que inspira o sentimento de união e de sinergia, tanto com os clientes quanto entre os funcionários.

Para trazer uma tipografia estruturada e mais sóbria, optamos pela fonte Gilroy, bastonada e de características tão modernas quanto solenes, já que estamos falando de uma marca ligada à universidade que busca associar seus aprendizados com o mercado de trabalho.

Posicionamos o “júnior” referente à empresa acima do nome, como se EPEQ estivesse elevada à potência, fazendo uma relação com a linguagem matemática que é muito presente na área química, especialmente na parte de engenharia.

Na paleta de cores, escolhemos como principal a cor verde, que remete à tecnologia, se relaciona com práticas sustentáveis e com perspectivas positivas de futuro.

O azul que reflete seriedade, segurança e a ideia de assertividade vem na paleta de cores secundárias junto com o cinza para complementar a modernidade do verde com alguma sobriedade e pés no chão. Afinal, estamos falando de cientistas!

A relação entre as cores utilizadas espelha muito bem a postura visionária da EPEQ Júnior em olhar para um futuro diferente, renovado, onde as diversas vertentes da engenharia química se cruzam e tornam cada vez mais ampla sua área de atuação.

O pattern nasceu por meio do ícone que criamos inicialmente, e em sua forma ampliada permitiu diversas aplicações em ângulos e perspectivas diferentes, enriquecendo muito a identidade visual da marca.

As cores de EPEQ Júnior e sua tipografia foram muito valorizadas nos materiais de comunicação, que incluem a assinatura da UNIFESP e geram conexão com o público através das informações claras alinhadas aos elementos visuais que compõem a identidade da marca.

No meio digital, desenvolvemos site e redes sociais com um alto poder de imersão que são bem conectados com os valores e objetivos da marca, estendendo para o ambiente online toda a mentalidade e a nova identidade visual da EPEQ.

Resultado

Chegamos à nova apresentação de uma marca muito atuante, participante nas soluções que farão parte do futuro de todos nós, e que se posiciona para o mundo de forma séria e inteligente.

Trouxemos um novo posicionamento que é reflexo da essência da EPEQ Júnior, apaixonada por conhecimento e por inovação e que agora vem elevando seu nível de conexão com as pessoas, através de suas soluções indispensáveis em engenharia química e de sua personalidade inovadora agora evidenciada pelo projeto de rebranding do Estúdio Roxo.

Visite o site de EPEQ.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.