Jimmy’s Autopeças | Automotivo | Comércio e Varejo

Como transformar uma paixão em marca? Foi esse desafio que o Estúdio Roxo aceitou para criar a Jimmy´s Autopeças.

O que fizemos

Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Criação de nome para empresa
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade Visual
Embalagens
Ilustrações
Material Institucional
Material Promocional
Web Design
Site Institucional

Da origem do nome até a embalagem que o cliente recebe. A devoção ao mundo automobilístico como inspiração para este job.


Cenário

Era uma vez um menino apaixonado por carros. Desde pequeno o ramo automobilístico o fascinava. Ele sabia tudo sobre o mundo das quatro rodas, corridas, motores, modelos novos e antigos, mecânica, design, adorava estudar, ver, sentir, fazer parte dessa atmosfera.

Até que esse menino cresceu e decidiu transformar seu amor em negócios. Ele resolveu lançar um e-commerce diferenciado, voltado a autopeças para customização de carros.

Ele identificou que, embora existam diversas lojas virtuais para a linha automotiva, são poucas as que fazem uma curadoria de seus produtos, para um público seleto, que está em busca de acessórios para personalizar o seu veículo.

A internet foi a forma que ele encontrou para oferecer seu conhecimento e também democratizar o acesso a essas peças, que não são encontradas em qualquer lugar.

Diagnóstico

O Estúdio Roxo identificou que era preciso criar uma marca que evidenciasse a paixão e o conhecimento sobre carros do proprietário e também trouxesse toda essa atmosfera do mundo da customização automotiva.

Uma marca apaixonante se faz com atenção aos mínimos detalhes.


Solução

O processo de criação da marca começou pelo naming. O nome da empresa tinha que ser algo que tivesse relação com a paixão do cliente por carros.

Na elaboração do briefing, o cliente revelou que entre os carros que possui está um fusca dos anos 1970, cujo apelido é Jimmy.

Jimmy é um nome simpático, com boa sonoridade, fácil de lembrar e tem um lado vintage expressivo, pois está muito presente nos filmes americanos de antigamente.

Assim nasceu a Jimmy´s Autopeças.

Para o lettering escolhemos uma fonte bastonada, com cantos arredondados, chamada Magistral, que traz toda essa ambientação do mundo automobilístico.

O fusca foi também fonte de inspiração para o ícone. Usamos a grade da tampa traseira do carro como referência e o colocamos logo abaixo do nome, como se fosse um sublinhado, evidenciando-o.

Para dar um toque especial, colorimos as 3 últimas linhas do arco com bege, vermelho e azul.

O azul foi selecionado como cor principal porquê é sereno, traz confiança, é positiva para negócios. Para dar apoio incluímos na paleta o bege e o vermelho num tom mais vintage.

Além do formato tradicional criamos também uma versão hipster do logo, que é uma vertente atual e muito bem aceita no mercado.

O estilo vintage também marca presença nas fotos, com imagens em preto e branco ou em tom azulado, com imagens de carros de coleção.

Para complementar a identidade, desenhamos também uma engrenagem inspirada no primeiro logo da Volkswagen, criamos duas setinhas e definimos como assinatura a frase “Movido pelo desafio”.

A aplicação da identidade ficou apaixonante, na papelaria, na tag, na camiseta, no veículo e principalmente na embalagem, cujo objetivo é fazer com que o consumidor sinta que está recebendo um presente.

Resultado

O resultado é uma marca inspiradora, seja no meio digital ou físico. Quem gosta de carros logo se identifica com a Jimmy´s.  Ao trazer toda a atmosfera do mundo dos carros customizados, a marca gera uma sensação de pertencimento, promovendo o engajamento dos fãs.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.