Levedura | Alimentação e Bebida

Cerveja não é moda, é um estilo de vida. Taí a Levedura Beer para provar.

O que fizemos

Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Criação de nome para empresa
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade Visual
Embalagens
Ilustrações
Material Institucional
Material Promocional
Web Design
Site Institucional

Uma loja idealizada nos seus mínimos detalhes para que os amantes das cervejas artesanais possam saborear cada gole, cada cerveja, sem pressa, vivendo intensamente cada instante.

 

Cenário

O mercado de cervejas artesanais encontrou grande receptividade no paladar brasileiro. A cada dia cresce o número de marcas e empresas especializadas na produção de cervejas diferenciadas, produzidas de forma mais artesanal, em escala menor, investindo em novos sabores, texturas, aromas.

Contudo, como possibilitar que as pessoas possam degustar esse leque cada vez maior de marcas, sem a necessidade de ter que abrir e tomar uma garrafa ou uma lata inteira, principalmente se a pessoa não gostar do sabor?

Foi de olho nessa oportunidade que nasceu a Levedura Beer, especializado em cervejas artesanais, criada a partir do conceito de Tap House que disponibiliza dezenas de biqueiras com tipos diferentes de cerveja, para que cada cliente possa tomar a cerveja e a quantidade que quiser.

A casa funciona no sistema de autoatendimento. Ao entrar na loja, o cliente recebe um cartão onde é carregado um crédito. A pessoa, escolhe a cerveja que quer degustar. Encosta o cartão na frente da biqueira e se serve com a quantidade que quiser e pronto, é só degustar!

Maravilhoso, não é?

Além disso, a loja se transformou em um lugar de experimentação, um ponto de encontro entre amantes da cerveja, que, entre um gole e outro, falam sobre seus estilos prediletos, fazem amizades, curtem intensamente o momento.

Um dos grandes destaques é que a pessoa pode levar a cerveja para a casa. Para isso a loja disponibiliza growlers (garrafas especiais para transportar cerveja) para que o cliente escolha a sua marca e estilo preferido e possa levar para degustar no sossego do seu lar.

Diagnóstico

O projeto foi apresentado ao Estúdio Roxo logo no início, e vimos no desafio de criar uma marca do zero, uma oportunidade de mostrarmos tudo o que o branding pode fazer, da criação do nome até a ambientação da loja.

Para isso, mergulhamos a fundo no mercado de cervejas, estudamos todos os detalhes, sua história, sua essência, para realizarmos uma entrega fantástica.

Tomar cerveja com gente que entende do assunto, em um ambiente feito especialmente para isso. Isto é Levedura Beer.

 

Solução

Tudo começou pelo naming.

O nome tinha que ser algo forte, que fizesse o link com cerveja de raiz, com tradição, qualidade, know how.

A levedura, que é parte essencial dentro do processo de fermentação. Quando falamos em levedura, também lembramos de cerveja, de fermentação, e de processo artesanal bem raiz.

Para complementar, foi adicionado o termo Beer  (“cerveja” em inglês), que torna a marca mais fácil de ser identificada.

Para realçar o aspecto da tradição, escolhemos uma tipografia bastonada com uma serifa leve, chamada Boucherie. Além disso, utilizamos uma leve curvatura na parte inferior do nome, que remete às escritas das antigas mercearias onde as cervejas eram comercializadas.

Ao lettering foi adicionado um ícone, um quadrado com cantos arredondados e que dentro tem um growler, que faz uma brincadeira de figura fundo, feito com linhas minimalistas e suaves, tem também bolhinhas na parte de cima do desenho que fazem menção ao processo de fermentação. Este ícone tem um papel muito importante, pois ele diferencia a marca e dá o tom do negócio.

Para as cores principal escolhemos o marrom, que remete aos barris nos quais as cervejas eram acondicionadas antigamente e também o laranja, que tem ligação com a cor de algumas cervejas que são produzidas artesanalmente e que remetem a qualidade.

Para o pattern, usamos ranhuras de madeira, que são facilmente aplicados em porta copos, site, folhetos e outros materiais, e como opção fizemos um outro modelo com as diversas cores de cerveja representadas em camadas de cores.

A ambientação das lojas também foi baseada em madeira e nas cores marrom e laranja, preservando os tijolinhos aparentes da arquitetura. Isso cria uma atmosfera acolhedora, que lembra casa, o aconchego e a segurança do lar, ao mesmo tempo que remete aos nossos antepassados.

Esse ambiente convidativo cria a situação ideal para uma experiência forte, única, viva, para que quem gosta de cerveja possa se sentar, curtir, conversar e tomar sua cerveja sem pressa, apreciando cada gole, cada momento.

Por fim, temos que destacar o manifesto e as frases que compõem o tom de voz que ajuda a reforçar a identidade autêntica da marca, como “Nunca fiz amigos tomando leite”, “Café, refri, suquinho, peça no vizinho” ou “Foda-se, vou tomar cerveja”. Essas frases estão disponíveis em faixas nas lojas e também em camisetas e outros produtos.

Resultado

O resultado é uma marca forte, raiz, autêntica, que diz ao que veio logo em um primeiro olhar. Quem gosta de cerveja cria uma rápida identificação com a Levedura Beer, que se fortalece à medida que a pessoa se conecta com a marca, com o espaço e é claro com as cervejas.

Visite o site da Levedura.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.