Linkei | Alimentação e Bebida | Comércio e Varejo

Linkando as duas pontas do mercado.

O branding de Linkei fortaleceu a essência das relações entre produtores e varejistas, e potencializou seu formato digital, contribuindo com a entrega da marca.

O que fizemos

Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Tom de voz
Logotipo
Identidade Visual
Embalagens
Material Institucional
Webdesign

Um hub que conecta pessoas para otimizar vendas e evitar desperdícios.

Cenário

Linkei é um Hub nativo digital que nasceu para conectar produtores a redes varejistas, com o intuito de otimizar vendas e evitar desperdícios, facilitando o acesso de produtores ao varejo, fornecendo a oportunidade de melhorar e fortalecer as relações de mercado. O nome Linkei foi criado justamente para remeter a essa conexão, a esse link entre a produção e o varejo.

A empresa otimiza e aproveita o estoque dos produtores para otimizar demandas, através de uma plataforma digital B2B, que é um canal de comunicação mais claro e rápido, que possibilita negociações entre produtores e varejistas sem intermediações, melhorando relações e conexões entre as duas pontas do mercado.

Dessa forma, os produtores conseguem ofertar seus produtos para o maior número de pessoas possível, e é possível levar mercadorias com preços mais acessíveis até o consumidor final. Os varejistas terão acesso a pessoas confiáveis, aumentando sua rede de contatos, melhorando a distribuição e as vendas de produtos, e fornecendo materiais mais frescos.

Essa rede de conexão entre produtores e varejistas possui uma mentalidade digital que fortalece o conceito de “linkar”.

Diagnóstico

Após compreender o propósito da empresa, detectamos que era necessário fortalecer a marca e fortificar seu formato digital através de um trabalho de branding que retratasse a essência do “linkar”, do relacionamento entre produção e varejo, para que pudesse potencializar relações entre produtores e varejistas através de uma plataforma marketplace, que é um meio de comunicação fácil, e cumprisse então seu objetivo de otimizar vendas, evitar o desperdício e proporcionar melhores relações.

O design como diferencial para o marketplace B2B.

Solução

O nome “Linkei” remete ao link que o hub faz entre os produtores e os varejistas. Por isso vimos que o L tinha q ser um elemento de força, que promovesse a questão do conectar e a relação de mercado. O L representa a ideia de um caminho, de idas e vindas, com voltas e curvas por conta da mentalidade de relacionamentos.

A tipografia escolhida para a marca foi a Fractul, que é bastonada, geométrica, moderna e eclética, assim como as relações que a marca proporciona.

Na paleta de cores, trouxemos um laranja magnífico, com um brilho que remete à mentalidade digital, e por isso temos uma paleta em RGB. Usamos o laranja por ser uma cor forte e quente, que representa o calor das relações humanas, ainda que por meio digital. A cor secundária, escolhida como cor de apoio, é o roxo, que representa a nobreza, a seriedade, e muita mentalidade digital. O amarelo esverdeado foi selecionado como apoio à comunicação digital, e é um revelador de insight muito poderoso.

Para a escolha do pattern, criamos um roteiro sobre como a marca iria performar: com continuidade, conhecimento, colaboração, ascensão, sucesso e solidez. Esses itens serviram de base para a montagem do pattern, que conta com figuras geométricas, organizadas em linhas e conectadas entre si (bola, hexágono, losango, triângulo, estrela, quadrado), relacionadas às palavras citadas. Fizemos desdobramentos das aplicações em fundo roxo, laranja, preto e branco, e também explodimos o ícone para usar como pattern.

Por ser uma marca nativa digital, a paleta de ícones é fundamental na comunicação. Quanto melhor a paleta de ícones, melhor a comunicação, que é transmitida com mais facilidade. Isso trouxe para a marca uma assinatura de relacionamento, uma maleabilidade, uma mobilidade, um jogo de cintura.

O tom de voz é encorajador, digital, moderno, e ao mesmo tempo simples, pois precisa conectar produtores e varejistas, e se comunica através de frases como “Direcionando pequenas empresas para vender mais”, “Pequenos negócios, pequenos produtos, aos mais diversos varejistas” e “Linkando as duas pontas do mercado, linkando seu negocio com o varejo”.

O perfil de imagens é muito rico, e é figurado por imagens que remetem ao olho no olho, ao lado humano e acessível da marca, retratando a indústria, os varejistas e produtores, focando em pessoas e situações reais.

Resultado

O resultado do trabalho do branding de Linkei foi o fortalecimento da marca e a fortificação de sua forma digital, contribuindo para a estruturação de uma plataforma de marketplace que encurta a distância entre o varejista e o produtor, promovendo melhores relações entre essas pessoas, com o intuito de otimizar vendas e demandas.

Visite o site da Linkei.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.