Mama Pimenteira | Alimentação e Bebida

Como uma receita familiar pode impactar pessoas e um mercado? Mama Pimenteira e Estúdio Roxo acreditam que uma marca cheia de sabor e com muita personalidade rende novas novas experiências.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade visual
Embalagens
Ilustrações
3D
Material Institucional
Material Promocional

Cenário

Era uma vez uma família cujo destaque dos almoços de domingo era uma pasta de pimenta criada pela mãe, a Dona Cecília.

O molho era um verdadeiro sucesso. Eclético, podia ser usado no pão, na carne, na composição de pratos salgados e doces, agregando ainda mais sabor a cada ingrediente.

Os amigos, parentes e vizinhos provaram o molho e começaram a encomendá-lo e recomendá-lo. A fama do produto cresceu e, aos poucos, começou a ser vendido no comércio local.

A família percebeu então que tinha em mãos um negócio quente, com enorme potencial, mas que para crescer precisaria do apoio de uma marca forte e de embalagens que representassem toda qualidade e carinho do produto.

Diagnóstico

Foi aí que o Estúdio Roxo entrou. Após provarmos a pasta (que é deliciosa) e depois de algumas conversas, resolvemos que precisávamos criar uma marca que comunicasse seu lado artesanal, caseiro, mas que tivesse uma personalidade forte, autêntica, para “chegar chegando” no mercado e ganhar o mundo.

A receita da mama era muito boa para ficar restrita a uma família. A parceria Estúdio Roxo e Mama Pimenteira fez com que a marca se transformasse em um negócio caseiro a um negócio sem fronteiras.

 

Solução

Um dos grandes diferenciais da pasta feita pela Dona Cecília é a textura, você consegue ver os grãos moídos da pimenta, misturados aos outros elementos da receita.

Isso dá suavidade à pimenta, ao mesmo tempo que ajuda a dar corpo aos alimentos nos quais ela é aplicada.

Foi essa textura do molho, aliado às cores vivas da pimenta, que serviu como fonte de inspiração para a identidade visual.

Para a marca, escolhemos uma fonte bastonada, com atitude, com granulação, e colocamos efeitos rústicos que fazem menção ao produto, para dar um efeito bem “roots”.

Usamos como cores primárias como o vermelho e o amarelo. A pimenta foi incorporada ao lettering e a aplicação sob o fundo preto ajudou a criar uma caracterização de produto “raiz”.

Ao longo da comunicação, a paleta de cores é bem eclética, e faz menção aos diversos tipos de pimenta com as quais a Mama Pimenteira trabalha.

Para o pattern trouxemos uma ilustração de pimentas com linhas, com texturas, brincamos com diversos elementos para realçar a personalidade da marca.

Na papelaria usamos e abusamos da criatividade para criar peças lúdicas, divertidas.

Fizemos uso das pimentas como uma assinatura, criamos um cartão bem diferente, tudo para criar um ambiente onde a marca pudesse mostrar seu lado alegre e divertido.

A seleção de um perfil de fotográfico, trouxe exemplos espetaculares, com o objetivo de dar ainda mais valor à pimenta e aos prazeres que ela proporciona, não apenas no paladar, mas visualmente também.

Nas embalagens, usamos a marca bem ampliada no rótulo, com muita legibilidade e brincamos com a variação de cor dos rótulos, para deixar alinhado com a cor da pimenta que estamos ofertando.

Resultado

O resultado foi a criação de uma marca com personalidade e muito autêntica, que manteve seu ar artesanal, caseiro, mas também mostrou que é um produto diferenciado, qualificado para marcar presença no paladar das pessoas.

A ideia para os próximos momentos é encontrar novos pontos de venda, desenvolver novos produtos e fazer essa marca voar.

Visite o site da Mama Pimenteira.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.