Mitrium | Farmacêutico e Saúde

Como o branding é fundamental para uma farmácia de manipulação estabelecer conexões reais com seu público pensando em promover um mundo com mais bem-estar e saúde.

O posicionamento da Mitrium como uma farmácia de manipulação que prioriza o atendimento empático e o bem-estar dos clientes acontece num momento em que cresce cada vez mais o interesse pelo corpo saudável e pela vida equilibrada.

O que fizemos?

Naming
Criação de Marca
Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Tom de voz
Sistemas de Identidade Visual
Material Institucional
Ambientação de Loja

Criando uma marca que se envolve com uma nova vertente de comportamento saudável e que reafirma a busca incansável pela qualidade de vida.

Cenário

Ao aumentar seu campo de atuação e estender seus conhecimentos farmacêuticos para uma nova farmácia de manipulação na zona norte de São Paulo, os donos do negócio enxergaram a necessidade de uma nova construção de marca que os posicionasse num lugar de destaque e relevância.

Farmácias de manipulação entregam serviços com altíssimo valor agregado, por tratar da saúde e da longevidade das pessoas e estarem ligadas a práticas e produtos que promovem o tão desejado estilo de vida equilibrado e a melhoria de hábitos em geral.

O bairro de Santana, onde se localiza a farmácia, tem um público que vem demonstrando grande interesse no consumo de produtos e serviços relacionados ao bem-estar corporal e à saúde, então era muito importante assumir uma posição de destaque para se diferenciar dos inúmeros players do mercado presentes na região.

Eles já sabiam que a marca possuía uma essência profundamente conectada com a natureza e com o bem-estar das pessoas, só precisavam mostrar isso ao mundo de forma transparente e fiel – então chamaram o Estúdio Roxo.

Diagnóstico

Para que esta farmácia de manipulação se diferenciasse de todas as outras foi essencial trazer à tona os seus diferenciais de atendimento e de qualidade nos produtos manipulados.

Pensamos nessa construção de marca com base na observação de seus principais valores, que envolvem principalmente a atenção e a empatia no contato com as pessoas.

O posicionamento da Mitrium precisava ser feito de maneira a estabelecer com os consumidores um vínculo afetivo através de valores compartilhados, como a apreciação do bem-estar e a promoção de satisfação e leveza para a vida cotidiana por meio de hábitos mais equilibrados.

A criação de uma marca que propõe processos equilibrados para mudanças de hábitos saudáveis.

Solução

Partimos do processo de naming, e pensamos que o nome desta marca precisava abrigar leveza e se ligar à natureza.

Chegamos a “Mitrium”, que leva em seu significado as ideias de nascimento e florescimento e conecta as pessoas a tudo aquilo que é tão presente em nós quanto na vida natural: nascer, florescer e alcançar longevidade.

Para criar o ícone da marca unimos referências elementares, como o pilão que é usado na medicina natural para amassar ervas e sementes, e as folhas que são presentes tanto na natureza quanto na medicina natural.

O nome é todo escrito em tipografia minúscula, pensando em aproximar a Mitrium do seu público através da simplicidade na forma da escrita.

Um logotipo no modelo hipster foi criado, que traz o ícone da marca no centro, contornado pelo nome e pelas palavras “farmácia de manipulação”, formando um símbolo delicado e muito autêntico que é completado por duas pequenas folhas de cada lado.

Na escolha da tipografia mantivemos o ar de naturalidade e leveza escolhendo a fonte Aristotélica, que tem o estilo bastonado, não traz serifa e tem os cantos arredondados de uma maneira sutil que combina muito com a marca.

A identidade visual segue o mesmo caminho enaltecendo o que é orgânico e natural, então escolhemos o verde como cor principal, a cor que instantaneamente nos conecta com a natureza e sua grandeza.

Esta atmosfera natural foi engrandecida por outros tons que trouxemos para a paleta de cores secundária: variações de verde claro e escuro, laranja, amarelo, marrom e bege compondo um espectro de cores que traz para o ambiente da marca uma sensação de equilíbrio e de leveza.

Foi feito um pattern de repetição que é composto por pequenas folhas e linhas finas que transmitem um ar de graça e tranquilidade muito naturais, que contribuiu para criar uma comunicação abrangente e personalizada entre a marca e seu público.

A atmosfera natural da marca que estimula a busca pela qualidade de vida e pela longevidade é ampliada pelas imagens que utilizamos de pessoas comuns praticando atividades saudáveis à luz clara do dia. A estas imagens se juntam as frases simples e cheias de significado que escolhemos usar nos materiais de comunicação, como “cuidar-se é nutrir-se” e “longevidade é aproveitar o melhor da vida”.

O tom de voz da Mitrium se liga diretamente à sua essência saudável e que inspira confiança – uma voz atenciosa com o cliente, especialista no que faz e ágil na sugestão de soluções e produtos para as pessoas terem mais bem-estar em suas vidas.

A grande vantagem dessas frases leves e que trazem conceitos importantes dentro da marca é que elas podem ser utilizadas em diversos meios de interação com o público, como nas redes sociais ou em objetos de divulgação, por exemplo.

O modelo hipster do logotipo foi aplicado na tampa dos frascos de remédios manipulados pela Mitrium e em sacolinhas destinadas às compras dos clientes, num resultado maravilhoso da aplicação da nova identidade visual da marca.

Resultado

A nova personalidade da Mitrium foi posicionada de forma tão certeira que passou a atrair muitos consumidores que circulam pela região. Eles são cativados tanto pela fachada extremamente convidativa quanto pela qualidade dos serviços prestados.

Essas características que são o grande diferencial da marca vêm se consolidando de maneira tão eficaz que hoje existem parcerias com médicos que indicam e recomendam o trabalho excepcionalmente humanizado que a Mitrium realiza.

O novo nome alinhado à nova identidade visual proporcionou uma percepção de marca e de produto extremamente relevantes para este tipo de negócio, gerando diferenciais extremamente competitivos frente aos outros concorrentes do mercado de manipulação de medicamentos.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.