Onbio | Comércio e Varejo

Onbio: um projeto de branding que evidencia as qualidades de um produto que veio para revolucionar a limpeza.

O desafio de criar uma marca do limpador multiuso biodegradável que serve para absolutamente todo tipo de limpeza, impactando diretamente a vida prática das pessoas.

 

O que fizemos?

Criação de Marca
Plataforma de Marca
Posicionamento Estratégico
Tom de voz
Sistemas de Identidade Visual
Material Institucional

Limpeza sem esforço e com o mesmo produto do chão ao teto parece sonho, mas não é. E nós trouxemos vida à marca Onbio justamente para mostrar que isso é possível.

Cenário

A Onbio surgiu quando uma família que já trabalhava com produtos de limpeza teve acesso a um novo limpador multiuso que podia ser usado para limpar toda e qualquer superfície sem estragar os materiais nem agredir o meio-ambiente ou a pele de quem aplicasse o produto.

Eles viram que este novo limpador multiuso significava uma verdadeira revolução na limpeza: um produto que limpa todas as superfícies, desde pisos até vidros, levaria à economia não apenas de dinheiro, mas também de espaço, tempo e de esforço.

Não seria mais preciso armazenar dezenas de produtos em casa, a limpeza seria feita de maneira ágil e eficaz, e o melhor: deixando no ambiente um cheiro muito aconchegante de casa limpa.

Os proprietários do novo produto viram que era essencial que todas essas informações maravilhosas sobre o Onbio alcançassem as pessoas, que teriam grande aderência a essa nova maneira de lidar com a limpeza. Para isso, convidaram o Estúdio Roxo para construir o projeto de branding para esta marca.

Diagnóstico

A estratégia de branding teve como diferencial informar as qualidades excepcionais de otimização e versatilidade de Onbio, através da marca e de seu posicionamento no mercado.

Assim que Onbio pudesse ser notado entre as pessoas como o produto revolucionário que é, elas iam amar e se conectar a ele sem pensar duas vezes.

Criamos uma identidade visual voltada para dar cor e vida aos grandes diferenciais do produto – a praticidade, perfume e o conforto – e também uma identidade verbal que se aproximasse sensivelmente do público, propagando os conceitos de otimização, economia, segurança e assertividade.

Criando a personalidade de uma marca que se propõe a resolver de maneira simples e eficiente o dia a dia de quem lida com a limpeza de todos os tipos de ambiente.

Solução

Para promover a sensação de maciez e conforto de um movimento de limpeza eficiente, optamos por usar a fonte Convexion na tipografia da marca. Esta fonte bastonada sem serifa carrega um ar limpo e suave, que combina com a versatilidade de Onbio e dá clareza ao seu nome sustentável.

A cor azul foi escolhida como a principal para a comunicação visual da marca. O azul transmite eficiência, segurança, confiança e de cara vem responder à primeira pergunta das pessoas quando têm contato com um novo produto de limpeza: este produto funciona mesmo? Onbio não só funciona mas atende à limpeza de todos os ambientes sem demandar esforço e deixando um aroma maravilhoso no ar.

O azul foi aplicado na versão tradicional do produto, então trouxemos outras cores de apoio que foram destinadas à variedade de fragrâncias do Onbio: o roxo para Lavanda, o laranja para o Campestre e o verde para o Citrus.

Para desenvolver os rótulos, usamos as flores ligadas à fragrância dos produtos junto ao nome, promovendo um ar de naturalidade e de conexão com aromas da natureza que são sempre agradáveis. Também adicionamos aos rótulos ilustrações cheias de efeito: bolhas, água e brilho foram aplicados como imagens que se relacionam diretamente à ideia de limpeza e de higiene.

Outra característica importante nos rótulos que criamos é que eles trazem logo na parte superior uma informação importantíssima tanto para a segurança quanto para a conquista do cliente: novo limpador concentrado de uso geral.

Com essa identidade visual revelamos as grandes qualidades da Onbio e a posicionamos em um lugar em que o produto se manifesta por si próprio e diz a que veio.

Desenvolvemos peças de comunicação para a marca que estabelecem o seu tom de voz inteligente, ágil e principalmente especialista.

Essa identidade verbal cria aderência com os consumidores passando a confiança de quem sabe o que está fazendo e transmitindo a posição de empatia que a marca teve para identificar essa necessidade de otimização que o mercado de produtos de limpeza apresentava antes do Onbio.

A este tom de voz amigável e honesto alinhamos imagens de pessoas comuns transmitindo tranquilidade e confiança fazendo limpeza com o produto.

Nas frases escolhidas para a comunicação da marca ressaltamos a originalidade e a eficácia do limpador, bem como a economia que ele oferece e sua ligação com o aconchego que sentimos dentro de ambientes limpos e cheirosos.

Para o transporte, produzimos da caixa com a aplicação da identidade visual, divulgando os conceitos do produto, que traz a nome da marca na frente e as bolhas representando limpeza nas laterais.

Criamos uma apresentação comercial e o projeto de adesivagem de frota para a van de transporte da marca, que traz em seu exterior a marca e sua paleta de cores vivas, para que assim a Onbio propagasse seu limpador revolucionário pelas ruas afora e fizesse com que esse novo jeito de limpar que é muito mais simples fosse adotado por novos clientes e novas empresas. Afinal, não há porquê não utilizar Onbio, tamanhas as vantagens que ele oferece.

Resultado

Com a personalidade cheia de eficiência e confiabilidade que entregamos à marca, o resultado não poderia ser diferente do surgimento de infinitas possibilidades de crescimento para a Onbio e para sua maneira transformadora e inteligente de estabelecer entre o consumidor e a limpeza geral de ambientes uma relação muito mais saudável e prática.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.