Queijuz | Alimentação e Bebida

Queijuz: a paixão por queijos que virou um negócio.

O que fizemos?

Posicionamento Estratégico
Criação de nome para empresa
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade Visual
Embalagens
Ilustrações
Material Institucional
Material Promocional
Web Design
Site Institucional

Sentimento e tradição para criar uma marca raiz.

Cenário

A Queijuz é uma loja de queijos finos e artesanais criada para conectar pessoas às suas origens por meio do alimento.

Sua proprietária, Letícia, vem do interior de Minas Gerais e com uma ótima vivência do interior, é uma profunda conhecedora de queijos.

Ela queria criar um negócio na linha confort food, para que mais pessoas pudessem saborear um alimento raiz, de boa qualidade, vindo diretamente da fazenda, proporcionando conforto e bem-estar.

Diagnóstico

O Estúdio Roxo recebeu o desafio de criar uma marca nova que transmitisse todo o conceito de tradição, essência artesanal, sabor, que foi devidamente aceito depois de um degustar um cafezinho com queijo.

Uma marca com um “quê” especial.

Solução

Na reunião de briefing com a cliente percebemos o quanto seus olhos brilhavam ao falar do queijo, do seu processo de fabricação, do seu sabor, da sua simbologia. Sua fala iluminava o ambiente.

Dessa luz veio o insight para a criação do nome: Queijuz (Queijo + Luz). O nome também faz juz a um produto premium, de alto valor agregado, que a boutique oferece.

Como cor principal trouxemos um amarelo bem clarinho, que faz referência ao queijo, e o aplicamos sobre um fundo na cor preta, o que destaca ainda mais o logo e o nome e confere uma característica nobre à marca.

Na tipografia usamos a Bely, que é uma fonte serifada no nível máximo, que proporciona combinações lindas do regular ao bold, que remete à tradição ao mesmo tempo que é moderna.

O ícone foi criado a partir do Q, e para diferenciá-lo desenhamos a base (a “perninha” da letra) inspirado em uma fatia de queijo. Colocamos o Q dentro de um círculo e pronto, surgiu um ícone fantástico.

Fizemos também várias texturas, inspirados em papel kraft, madeira e em frases geniais que remetem à tradição do queijo e ao seu significado, como por exemplo “juntar pessoas, o prazer de comer, o alimento das confraternizações”, “hum…um cafezinho com queijo”, “um cheiro, um beijo, um queijo”.

Tudo isso ajuda na criação de uma atmosfera especial, que conecta pessoas à empresa, tudo com muito sentimento, muita genuinidade.

Essas texturas foram aplicadas em todos os materiais, como caixinhas, papel de embrulho, etiquetas, sacolas e diversos tipos de embrulho para presente, com um resultado fabuloso.

No perfil fotográfico, priorizamos a madeira, que é uma referência rústica e rural, com um enquadramento especial nos queijos, com talheres refinados e flores, fortalecendo as características naturais e premium do produto.

Também criamos diversos brindes, como tábua de madeira, faquinhas e pegadores de queijos.

Resultado

O resultado é uma marca fabulosa, que se conecta com as pessoas através do alimento. O queijo deixa de ser visto como uma commodity para se tornar um elemento de ligação com história, com tradição, com prazer e bem-estar.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.