Sabor do Chef

A criação de uma marca que busca se conectar com as pessoas através do sabor.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Criação de marca
Tom de voz
Sistemas de identidade visual
Embalagens
Material institucional
Material promocional

Todos queremos produtos de boa qualidade, então vamos planejar uma linha inteira de produtos para levar ao supermercado.

 

Cenário

Os bairros com maior poder aquisitivo dos grandes centros urbanos estão repletos de supermercados, hortifrutis e outros pontos de venda que oferecem produtos com qualidade acima da média, alguns, inclusive, importados.

Contudo, nas regiões mais afastadas, há uma grade carência de produtos de boa qualidade e com preço acessível.

Foi de olho nesta oportunidade que um distribuidor supermercadista resolver usar sua rede para lançar uma linha própria de produtos.

Uma marca própria, que oferecesse temperos, condimentos, molhos, massa para bolos, achocolatados, entre outros, mas com boa qualidade e bom preço e que seriam oferecidos apenas para supermercados de regiões mais distantes.

Para criar esta marca e comunicar exatamente este diferencial, a empresa procurou o Estúdio Roxo para desenvolver toda a marca e a identidade visual da empresa e da linha de produtos deste novo negócio.

Diagnóstico

Qualidade e bom preço são quesitos irresistíveis para o consumidor. Contudo, são poucas as marcas que conseguem comunicar essas qualidades de forma eficiente. Para fazer esta entrega, o Estúdio Roxo arregaçou as mangas e estudou a fundo este mercado para criar uma marca de impacto.

Criar uma marca que ofereça produtos com boa qualidade a preços justos e acessíveis.

 

Solução

O primeiro passo para criação da identidade foi o naming, que veio da fusão de conceitos entre o diferencial de como queremos ser percebidos, que é pelo “Sabor”, com a qualidade da entrega de um “Chef”.

O nome também deixa claro que o carro-chefe da empresa são produtos específicos para dar sabor aos alimentos, como temperos, molhos e condimentos.

Para o lettering foi escolhida a fonte Univers, que proporciona uma boa leitura e um encaixe perfeito junto ao ícone que criamos (um chapéu de chef) para a marca, fazendo uma composição harmoniosa.

Detalhe para a colher e o garfo que usamos como uma linha divisória entre “Sabor e Chef” ao lado da palavra “do”.

Escolhemos como cores primárias o preto e o branco, e na linha de produtos, temos uma liberdade de aplicação com outras cores, já nos materiais institucionais usaremos amarelo com algumas variações de tonalidade. Todas essas cores são de fácil aplicação, transmitem seriedade e dão liberdade para trabalharmos com uma paleta diversificada de cores de apoio.

Assim, podemos usar vermelho na embalagem do catchup, amarelo na embalagem da mostarda, marrom na embalagem do achocolatado, laranja na embalagem da farofa, verde para azeitonas e assim por diante. Tudo isso sem perder a identidade.

Para o pattern, que será usado em materiais institucionais, usamos o chapéu de mestre cuca e também outros ícones relacionados à gastronomia, (garfos, colheres, cloches) e à conexões emocionais (corações, bigodes).

Importante salientar que nas embalagens aplicamos a marca em uma área que proporciona uma fácil identificação e visualização nas prateleiras do supermercado. Assim, os produtos da Sabor do Chef ganham destaque e geram fácil lembrança a medida que o consumidor transita entre os corredores.

Resultado

O resultado é uma marca com um propósito claro e que leva um grande diferencial para as prateleiras do supermercado com um design bem estruturado e também para a casa dos clientes com um sabor incrível.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.