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BRANDING

Amazon: 3 lições para aprender como ter uma marca de sucesso

A Amazon é uma das empresas mais reconhecidas no mundo, ocupando e servindo mais regiões globais do que qualquer outra organização. Embora possa parecer difícil imaginar uma loja que venda “tudo”, a maior loja de comércio eletrônico do mundo gerenciou muito bem! Na verdade, o nome Amazon praticamente se tornou sinônimo de compras on-line.

Embora sua empresa ainda não tenha o alcance e os recursos da Amazon, ainda há várias lições de branding que você pode tirar das estratégias, posicionamento e gerenciamento de marca da mega-loja.

1. Sua história é única

O começo humilde da Amazon está entre as histórias de origem empresarial mais conhecidas do mundo e essa história tem sido um tremendo recurso para estabelecer o posicionamento de marca centrado no cliente da empresa. Milhões de pessoas sabem que o fundador Jeff Bezos deixou uma carreira altamente lucrativa para fundar uma empresa de livrarias de startups, que no início operava em uma garagem. A rápida (e incomum) ascensão da empresa que passou de vender livros para os clientes dos EUA, para vender tudo para o mundo inteiro, completa a história da Cinderela, mesmo com seus altos e baixos ao longo do caminho.

Com essa forte história de marca estabelecida, a Amazon é capaz de manter sua imagem como uma organização que sempre se preocupará com seus clientes, não importando o quanto ela se torne inimaginavelmente grande. A história da Amazon é um diferencial, destacando a marca de outras megaempresas por meio de seus princípios de empreendedorismo. Sua abordagem centrada no cliente ainda é um dos valores mais altos da marca e direciona todo o foco do negócio em termos de modelo de negócios, estratégia de marca e experiência do cliente.

Sua história de marca é uma parte muito importante de toda a sua estratégia de marca, e qualquer empresa que busque fortalecer sua marca deve considerar ampliá-la de forma adequada para seus clientes.

As pessoas compram com emoção e sua história ajuda a construir essa conexão emocional. Desenvolva sua história de marca revisitando os motivos pelos quais você iniciou sua empresa. Isso pode ajudá-lo a identificar as áreas que valem a pena alavancar para aumentar o reconhecimento de sua marca no mercado.

2. Sempre que tiver oportunidade, mostre seu diferencial

Pergunte a qualquer um o que diferencia a Amazon de outros varejistas on-line, e eles provavelmente responderão de várias maneiras: a seleção de produtos, a abordagem centrada no cliente e os preços. Em relação à seleção, o slogan original da empresa quando vendia livros era “a maior livraria da Terra”. Como a organização experimentou crescimento exponencial e acrescentou linha de produtos após linha de produtos, ficou conhecida como “a maior varejista on-line do mundo”. Os clientes da Amazon podem esperar encontrar algo que gostariam de comprar – e algumas coisas que nunca comprariam – disponíveis para venda na Amazon. Essa enorme seleção de produtos é uma parte crucial da diferenciação da marca na Amazon.

O segundo ponto, referente aos preços mais baixos, faz parte da estratégia de branding da Amazon desde o início. Na verdade, a empresa está tão dedicada a ter o melhor preço que parte do plano de negócios era de não obter lucros nos primeiros quatro a cinco anos de operação, a fim de manter os preços baixos para os clientes. Outros recursos que economizam dinheiro foram adicionados ao site de varejo. O mais notável é o programa Amazon Prime, que oferece aos clientes entrega gratuita de dois dias, streaming ilimitado de filmes e streaming de música ilimitado por uma taxa de assinatura anual de menos de US $ 100 – totalizando cerca de US $ 8,25 por mês.

A enorme seleção e os preços baixos da Amazon representam proeminentemente sua marca, marketing e posicionamento. Então, a abordagem centrada no cliente significa que eles estão constantemente inovando em maneiras de melhorar a experiência de compra do cliente. Os clientes são continuamente informados sobre oportunidades de economizar dinheiro por meio de chamadas no local, notificações por e-mail e anúncios públicos. A experiência on-line de cada cliente é personalizada e adaptada de acordo com seus interesses de navegação.

3. Seja coerente com sua promessa de marca

Acima de todos os outros fatores, a promessa da marca da Amazon impulsionou o crescimento explosivo da empresa, a expansão mundial e a popularidade duradoura entre os clientes de todas as classes sociais. É uma promessa simples, embora, do ponto de vista de negócios, não seja tão simples de manter: entregar consistentemente uma experiência excepcional ao cliente.

Tudo sobre a Amazon é projetado para atender o cliente da melhor maneira possível. Desde a incomparável seleção de produtos, até o poderoso mecanismo de pesquisa que permite que os compradores encontrem exatamente o que estão procurando em segundos, no sistema de avaliação do cliente que oferece suporte a produtos de pesquisa de fontes confiáveis (outros consumidores) e a oportunidade de fazer comentários e expressar suas próprias opiniões e experiências com produtos, a preços baixos e comunicação de atendimento ao cliente altamente responsiva. Quando você faz compras com a Amazon, você tem a garantia de uma experiência perfeita, com o mínimo de impedimento possível.

Além de definir os padrões para a experiência on-line do cliente, a Amazon incorporou vários recursos inovadores. O popular recurso de pedido de 1 clique da empresa – que economiza as informações de pagamento e envio – é a preferida dos compradores e permite que eles concluam as compras com um único clique, não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a compra por impulso. E junto com o extenso sistema de revisão de clientes, há uma enorme comunidade on-line, com fóruns e quadros de mensagens que permitem que os clientes e fornecedores da Amazon interajam, discutam produtos e muito mais.

A chave para uma marca de sucesso é, entre outras coisas, consistência absoluta em tudo que você faz combinado com uma promessa de marca inabalável. Quando a promessa de sua marca se reflete em todos os aspectos de sua empresa, desde os recursos voltados ao cliente até as ações dos funcionários, incluindo seus produtos ou serviços, você cria uma experiência do cliente que gera fidelidade duradoura, reconhecimento de marca e uma posição de mercado muito mais poderosa .

E caso você esteja pensando que isso não é pra você, não precisa ser a Amazon para aplicar essas estratégias de marca. Tudo isso é muito viável em uma micro-empresa local ou em nível nacional e, quando bem feito, com compromisso absoluto, contribui significativamente para alcançar o sucesso da marca, crescimento sustentado e aumento da lucratividade.

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