Estúdio Roxo

As vantagens de possuir seu próprio negócio.

27 Dez. 2018
categoria Branding + Marketing

Há milhares de artigos alertando as pessoas que gostariam de ser autônomas sobre as armadilhas de iniciar seus próprios negócios, mas quase nada sobre o quão grande é possuir seu próprio negócio.

Quando você possui seu próprio negócio:

Você é o único no controle.

Sim, a coisa do seu próprio chefe é ótima. Seria leviano dizer que isso significa que ninguém lhe diz o que fazer, mas pessoas (clientes, fornecedores, funcionários do governo) ainda lhe dirão o que fazer o tempo todo (e em dias ruins, podem até dizer a você para onde ir também).

A boa notícia é que quando você possui seu próprio negócio, você não precisa fazer o que eles dizem (na maior parte do tempo). Você tem escolhas e você consegue tomar as decisões.

Você consegue construir algo.

Você sabe como isso é gratificante. Quer se tornar um exportador multinacional ou transformar os quintais das pessoas em espaços verdadeiramente bonitos? Quando você possui seu próprio negócio, você pode moldar e concretizar seus sonhos.

Você consegue ajudar as pessoas.

Em uma Pesquisa de mercado, 96% dos proprietários de pequenas empresas disseram que a capacidade de ajudar seus clientes era um dos principais benefícios de possuir uma pequena empresa. As pequenas empresas também ajudam as pessoas criando empregos em suas comunidades e sendo bons cidadãos da comunidade.

Você pode ter a opção de um estilo de vida mais flexível.

Para as mulheres, especialmente, possuir seu próprio negócio pode dar a flexibilidade de estilo de vida necessária para criar uma família e ainda ter uma carreira de sucesso.

Mas não são apenas jovens (ish) mulheres que podem se beneficiar desse benefício para possuir seu próprio negócio; as pessoas que estão próximas da aposentadoria ou já aposentadas podem achar que possuir seus próprios negócios lhes dá a oportunidade de manter as mãos e fazer algo satisfatório.

Você pode mudar o mundo.

Você certamente não tem que pensar muito para trás historicamente para chegar ao nome de um empresário cuja empresa mudou o mundo. Mark Zuckerberg, alguém? Bill Gates? E sua empresa não precisa se tornar o próximo Facebook ou a Microsoft para ser o agente de uma mudança poderosa. Dez anos atrás, por exemplo, Torben Vestergaard Frandsen surgiu com a idéia do LifeStraw, uma ferramenta de purificação de água pessoal e de baixo custo que está sendo usada para fornecer água potável a milhões de pessoas, por exemplo.

Então, tudo bem, mudar o mundo é um objetivo bastante ambicioso, mas mudar apenas um pedaço dele para melhor ainda é um esforço que vale a pena e que pode ser profundamente satisfatório.

Você pode ganhar mais dinheiro.

Algumas empresas fazem caminhões cheios de dinheiro. Alguns não. As pequenas empresas de maior sucesso proporcionam aos seus proprietários uma vida, não uma fortuna. Mas o ponto é que, possuir seu próprio negócio abre a possibilidade de fazer mais do que você poderia fazer como um empregado.

Negócios próprios X Franquias

Muitos empreendedores de primeira viagem têm o dilema de começar um negócio do zero ou comprar uma franquia. O fascínio de ser seu próprio patrão com uma compra pode ser tentador, mas existem algumas vantagens em começar seu próprio negócio versus comprar uma franquia que você deve considerar.

Sem taxas (Fee)

Quando as pessoas compram uma franquia, elas precisam pagar royalties e outras taxas ao franqueador. Isso pode prejudicar os lucros desde o início e colocar o franqueado sob estresse. Com seu próprio negócio, você não tem essa despesa inicial.

Regras e Sistemas

Com sua própria empresa, você cria seus próprios sistemas e procedimentos. Franquias vêm com uma série de regulamentos, procedimentos e regras que você deve seguir como parte do seu contrato. O desejo de ser seu próprio patrão pode se perder quando você se encontra seguindo as orientações de outra pessoa.

Viva suas ideias

Quando você inicia seu próprio negócio, você experimenta a emoção de ver suas idéias se concretizarem. Comprar uma franquia significa executar as idéias de outra pessoa. Se a razão pela qual você quer ser seu próprio patrão é criar algo novo, você quer começar um novo negócio em vez de comprar uma franquia.

Você pode possuir uma franquia no longo prazo

Se a sua ideia de negócio for forte o suficiente, você pode acabar vendendo franquias por conta própria. Então você receberá todos os royalties e taxas. Depois de comprar uma franquia existente, é muito difícil expandir, porque essas empresas tendem a permanecer do mesmo tamanho. Com o seu próprio negócio, você pode expandir até onde o mercado permitir, inclusive iniciando sua própria franquia.

Branding para seu negócio

Com todo esse caos acontecendo, é fácil supor que a marca da sua empresa é algo que pode esperar. Afinal de contas, com essas contas não pagas acumulando em sua mesa diariamente, você dificilmente tem tempo para se concentrar e investir em desenvolver uma marca para a sua empresa. Ao fazer malabarismos com muitas coisas ao mesmo tempo, você perde completamente de vista o aspecto mais importante de construir e solidificar um negócio. Ao não prestar atenção à criação de uma marca e ao criar uma consciência em torno dessa marca, você está, sem saber, privando sua empresa do maior potencial possível. Você está criando um negócio que poderia ganhar uma posição mais forte no mercado, se tivesse o apoio de uma marca registrada e popular.

O processo de branding envolve muito trabalho, mas, se abordado de maneira correta, não leva muito tempo para promover uma marca com a qual os clientes em potencial possam se identificar e se conectar.

Quer saber mais?

Está começando seu negócio agora e quer criar sua marca? Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Marketing
O que é propósito de marca e por que é tão importante?

Por definição propósito é: “uma razão aspiracional de ser, que inspira e fornece um chamado à ação para uma...

Por definição propósito é: “uma razão aspirac...

27 Dec. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
5 razões pelas quais é importante ter uma marca forte para sua empresa.

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumenta o valor de uma empresa, fornece aos fu...

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estra...

17 Feb. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
Como estabelecer um estilo de fotográfico para sua marca

Nos dias de hoje que somos bombardeados com imagens diariamente, o estilo fotográfico faz mais do que simplesmente v...

Nos dias de hoje que somos bombardeados com imagens ...

10 Sep. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2019 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.