Branding | Marketing

3M e o império da inovação.

Um dos maiores cases de inovação e tecnologia como estratégia de branding é da marca norte-americana.

Inovar é pensar diferente. É encantar as pessoas. É inventar novas maneiras de solucionar velhos problemas. Inovar é uma maneira (muito inteligente) de fazer branding.

E quando se fala em inovação como estratégia de branding, uma marca logo vem à mente: 3M. Isso porquê a inovação está no DNA da marca de uma forma tão enraizada que não é preciso grudar post-its na geladeira para nos lembrar disso.

Inovar faz parte da cultura da gigante multinacional, que atualmente possui mais 20 mil produtos e dá um show de branding (confira no final do artigo uma relação das principais submarcas da empresa) em mais de 200 países, onde seus produtos são comercializados.

Sua visionária cultura de incluir a ciência para tornar a vida das pessoas mais simples é o que descreve a marca de um jeito incrível, incluindo qualidade em tudo que fazem.

Construindo uma marca com “M” maiúsculo

Fundada em 1902, a 3M passou por alguns setores como exploração de minérios e fabricação de abrasivos até que, 14 anos mais tarde, realizaram o primeiro investimento em um laboratório de controle de qualidade.

Foi quando surgiu a primeira inovação: uma lixa para ser utilizada na água e reduzir o impacto da poeira. Nascia então uma cultura fantástica que seria modelo de inovação por muitos anos.

A força da marca 3M transcende as barreiras do tempo. Seu DNA de resolução de problemas alinhado à ciência é, com certeza, o agente responsável na construção de um branding único.

E por falar em branding, a gestão dos 89 mil funcionários em todo o mundo reflete a cultura inovadora. São mentes brilhantes, produtoras de ideias para facilitar a vida das pessoas, que contam com espaços para criar e desenvolver soluções, metodologias de criação e flexibilidade de horários.

Valores e conceitos em todas as áreas da empresa estão muito bem alinhados ao propósito de solucionar problemas em qualquer lugar do mundo. Isso é o que faz do seu branding um dos mais bem desenvolvidos dentre todas as marcas da atualidade.

Inovação presente na 3M | Foto: 3M (Alemanha)

Ciência aplicada à vida

O slogan da 3M “Ciência aplicada à vida” espelha em cores vivas o que a empresa defende como sua razão de existir.

Para a 3M, inovar só faz sentido se tiver impacto positivo na vida das pessoas. A Cultura de Inovação 3M dá importância à qualidade, ouve o cliente, tem uma visão de excelência em tecnologia e dá liberdade individual para criar.

Para a empresa, inovação não é apenas produto, é um modelo de negócios. No mantra da companhia, inovação sustentável requer uma cultura intrínseca à empresa.

Por isso, há uma ampla rede de conhecimento interno que proporciona a inovação, com fóruns e encontros permanentes envolvendo todos os stakeholders da marca. O marketing, além de desenvolver produtos, é responsável por levar insights para toda a companhia.

A 3M tem mais de sete mil pesquisadores no mundo e lança mais de mil novos produtos por ano. Em 2017, a empresa investiu US$1,9 bilhão em pesquisas e desenvolvimento e a meta da companhia é que 40% das vendas de todos os anos venham da concepção de novos produtos.

A empresa tem mais de 45 mil patentes registradas e produtos como o post-it, que são líderes em sua categoria e viraram sinônimo de marca, como o durex.

Para chegar onde a 3M chegou, é preciso seguir os 10 Mandamentos da Cultura da Inovação da empresa.

  1. Recompense os mais criativos e estimule todos os funcionário.
  2. Somente riscos altos trazem retornos satisfatórios.
  3. Vença os obstáculos e não se deixe vencer.
  4. Pense a longo prazo. As ideias mais criativas vêm da capacidade de esperar.
  5. Não se acomode no sucesso de hoje. Mantenha o foco no amanhã.
  6. Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia.
  7. Tolere as ambiguidades.
  8. Reformule problemas sem solução.
  9. Faça o que você mais gosta de fazer.
  10. Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo.
Sustentabilidade incorporada nos produtos da 3M

Inovar é ser sustentável

Desde 2019, 100% dos produtos da 3M tem a sustentabilidade incorporada em seu desenvolvimento: cada novo produto tem um compromisso de valor de sustentabilidade que demonstre como impacta no bem-estar geral.

Aproximadamente um terço das vendas anuais da 3M provém de produtos criados nos últimos 5 anos, portanto, este impacto crescerá muito com o tempo.

No ano passado, os produtos da 3M ajudaram a reduzir 13 milhões de toneladas de emissões de gás nocivos à camada de ozônio.

Os exemplos de sustentabilidade nos novos produtos 3M incluem: capacidade de reciclagem, economia de energia e água, fornecimento responsável, materiais renováveis e reutilização apropriada para o produto específico.

Esse compromisso também inclui produtos com o propósito central de ajudar a resolver um problema ambiental ou social, como melhorar a qualidade do ar, reduzir emissões de gás de efeito estufa e melhorar a segurança dos trabalhadores e pacientes no âmbito da atenção médica e industrial.

Entre os exemplos de produtos sustentáveis já criados pela 3M estão:

  • Materiais para telhados que melhoram a qualidade do ar e abordam problemas climáticos, como nossos granulados premiados para telhado com redução de fumaça
  • Eletrificação automotiva, potencializando o futuro da mobilidade
  • Respiradores descartáveis que filtram a contaminação do ar
  • Películas multicamada que melhoram a eficácia dos painéis solares e aumentam a eficiência da eletrônica
  • Soluções de limpeza que utilizam materiais 100% reciclados
  • Fluído Novec™ para a indústria de energia e que não tem um impacto de gases de efeito estufa

Marcas que carregam a qualidade 3M

Saúde, indústria, segurança, setor automobilístico, eletrônica, energia, soluções comerciais, transporte, comunicação, design e construção, mineração, petróleo e gás e produtos para o consumidor final são algumas das áreas de atuação das várias marcas da 3M.

A 3M usa a arquitetura de marca endossada, ou seja, cada produto ou submarca tem uma presença de mercado claramente definida e distinta, mas são endossadas pela marca mãe.

E isso como estratégia é excelente, pois embora as submarcas possuam uma identidade independente, a marca matriz está sempre presente, que confere credibilidade às demais.

E, como já vimos, carregar o selo 3M é sinônimo de qualidade, durabilidade, inovação e solução.

As marcas do grupo estão presentes em diferentes setores e são inspiração de qualidade e soluções diferenciadas.

Littmann – marca de estetoscópios. Utilizado pela área da saúde, onde qualidade no tratamento de vidas é fundamental.

Command – soluções em adesivo para decoração. A marca inovou em criar adesivos que conseguem sustentar altos pesos e substituem fixações com furos de parede.

Nexcare – soluções para curativos e primeiros socorros. Produtos com tecnologia científica que une cicatrização e cola a prova d’água.

Post it – uma das marcas mais fortes da 3M. Blocos adesivos, marcadores de página e suportes “puxa-fácil”. Facilitam a criatividade e a comunicação.

Scotch-Brite – soluções para limpeza extraordinária. Esponjas, escovas, panos, luvas, rolos adesivos, com tecnologia que facilitam a limpeza e diminuem o esforço das pessoas.

Scotch – soluções para o dia a dia. Fitas adesivas, etiquetas, tesouras, colas, protetores de impacto e colas, com tecnologia para que a funcionalidade seja excepcional e as pessoas tenham melhor qualidade de vida.

Bem, diante destas fantásticas inovações e soluções científicas/tecnológicas, a grande mensagem do império 3M é que inovação sem qualidade é só uma invenção.

Quer ter uma marca que inova?

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