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BRANDING

A beleza do manifesto da marca

“Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”.

Em 28 de agosto de 1963, o Martin Luther King Jr. falou essas palavras imortais para uma multidão de mais de 200.000 pessoas que se reuniram para a histórica marcha em Washington para exigir o fim da segregação racial nos EUA e para a igualdade empregos e direitos civis.

No ano seguinte, em 1964, Martin Luther King Jr. recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Independente de concordar ou não com as palavras ditas por Martin (é claro que há um debate histórico aqui) é indiscutível que o que isso gerou é fora do tópico, transmitir em palavras suas cores em uma declaração de crenças para todo o mundo ver foi tão impactante que ecoa até hoje em nossos ouvidos.

Teria tido o mesmo impacto sem a declaração de seu manifesto?!

Marcas constroem confiança através de comportamentos. E os comportamentos devem basear-se em princípios claros. Esses princípios devem trazer o seu propósito para a vida, estabelecendo as diretrizes psicológicas claras dentro do qual sua marca opera. Eles são, quando bem feitos, um resumo inspirador da visão de mundo de sua organização.

O que é um manifesto de marca?

Como manifesto é “uma declaração escrita declarando publicamente as intenções, motivos ou pontos de vista de seu emissor”, um manifesto da marca é justamente isso, declarando publicamente as intenções, motivações e visões da marca. Embora nem toda empresa precise de um manifesto, pode ser uma ótima maneira de chegar à essência de uma marca. A linguagem que forma o manifesto ajuda a excitar e orientar os funcionários à medida que compartilham a marca com o mundo, além de inspirar e conectar os consumidores que interagem com a marca.

Um manifesto fala na voz coletiva.

Observe algo incomum sobre este comercial da Samsung

Marca reúne personalidades para discutir como a tecnologia reorganiza o mundo e potencializa talentos. Do encontro, nasce um manifesto: todos podem ser agentes de mudanças. E quanto melhor formos como pessoas, melhor uso faremos da tecnologia.

A empresa aqui cria uma voz coletiva que fala para todo um grupo de pessoas, assim ela se conecta, envolve e se aproxima das pessoas através da sua visão e não necessariamente vendendo explicitamente seus produtos.

Um manifesto fala na voz ativa.

Tome Nextdoor, por exemplo. Eles são uma rede social privada para bairros, uma espécie de praça da cidade digital e um quadro de avisos da comunidade em um só. O manifesto Nextdoor é uma coleção de declarações “Nós acreditamos”; outros manifestos podem usar verbos declarativos semelhantes a “Nós escolhemos”, “Nós nos abraçamos”, “Nós nos recusamos”.

A questão é que um manifesto é uma coisa viva e envolvente que mobiliza seus apoiadores a agir de acordo. Neste caso, se você acredita em maneiras antigas e adota novas tecnologias, talvez você deva se inscrever no Nextdoor.

Um manifesto é solicitado por um desejo de alterar o status quo.

Realmente grandes manifestos são agentes de mudança. Seus criadores estão buscando algo melhor e acham que você também deveria. O conceito por trás da Apple, surgiu de um desejo de seu criador Steve Jobs que pensar fora da caixa.

Como começar a escrever um Manifesto

Marcas como as descritas acima são bem-sucedidas porque se concentram em “por que” fazer o que fazem, em vez do que vendem. Ao liderar com um foco emocional, eles conseguem desenvolver relacionamentos mais significativos e duradouros com o público.

Como tal, se você quiser saber como escrever um manifesto, você precisa começar decidindo o que você representa. Em outras palavras, pense em como você conquistará a mente e o coração de seus clientes. O que o levou a começar seu negócio em primeiro lugar? Um manifesto deve ser uma declaração de suas opiniões, crenças, intenções e motivos.

Conheça alguns manifestos inspiradores em “Manifesto de marca para inspirar” da Prosa Press.

Elementos chave

Um manifesto pode ser uma declaração de página única ou uma “bíblia” longa e planejada, mas precisa ter alguns elementos básicos:

Impacto – Esta é a chamada à ação, para você, seus funcionários e seus consumidores. O que você deseja ativar / inspirar / alterar / criar?

Paixão – Este é o principal diferencial do manifesto (comparado com o guia da marca). Agite as emoções e abra-se. Seja vulnerável, seja autêntico. Se há algo sobre a missão ou metas de sua empresa que fazem seu coração disparar, coloque-a aqui.

Essência – O que você acredita? Por que você está saindo da cama todos os dias para fazer isso? O que realmente te leva?

Conexão – Um bom manifesto de marca irá inspirar e criar excitação e conexão, resultando em um fácil evangelismo de marca. Os funcionários venderão entusiasticamente e os consumidores comprarão com entusiasmo.

Faça com que pareça incrível

Transforme-o em um pôster projetado para o escritório, um folheto brilhante ou um belo livro de capa dura. Basta dar um pouco de amor ao design – ele representa o coração do seu negócio, por isso deve ser considerado e receber atenção especial.

Coloque em ação

O manifesto da marca é mais do que um exercício de marca fofa – pode se traduzir em estratégia de marketing rígida em torno de seu serviço ou produto. A emoção e as mensagens podem ser ajustadas para o público-alvo e aplicadas a materiais de marketing que criarão fortes conexões de marca. Já vimos muito isso com marcas como Nike, Levi’s e Apple.

Algumas companhias podem achar desnecessário ter um manifesto de marca. Mas para aqueles que tentam se conectar com os consumidores em nível humano, aqueles que enfrentam os desafios do foco, apesar do crescimento, ou aqueles que simplesmente precisam documentar o “porquê” da essência de seus negócios, um manifesto de marca pode ser uma parte bonita de seu kit de ferramentas de identidade de marca.

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