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As marcas mais sensacionais criadas pelo Estúdio Roxo – Parte 1

Por trás da criação de uma marca, existe um trabalho extenso de pesquisa, um desenvolvimento que parte de pressupostos teóricos do design e da psicologia, envolvendo semiótica, cor, composição, conceito, etc.

Para isso, a agência precisa ir a fundo para encontrar a marca ideal, que seja bonita e funcional.

O Estúdio Roxo é uma agência raiz, focada em promover a experiência de conectar pessoas através de ideias, de fazer sua marca sentir, ouvir e falar através do design e da boa comunicação.

Confira a seguir uma seleção das melhores marcas criadas pelo Estúdio Roxo.

ALÊ MATOS

Alexsandra Matos é uma personal organizer que tem como objetivo oferecer mais qualidade de vida às pessoas através da organização de residências e escritórios.

Na composição do logo foi escolhido o cabide como elemento iconográfico. Ele possui linhas finas e estilosas e é mundialmente associado à ideia de organização e roupas.

A fonte escolhida foi a FF Din por ser bastonada, clean, elegante, transmitindo inteligência, serenidade e assertividade.

Para estabelecer uma conexão de suavidade e harmonia com o ícone e a tipografia, foi escolhida como cor primária um laranja rosado, que lembra muito o “nude” das maquiagens.

O resultado é uma marca que ao mesmo tempo transmite organização, inteligência e amigabilidade, dentro de um conceito mais intimista, mantendo a personalidade de sua proprietária.

Confira o case completo em Alê Matos

ALPES

Alpes é uma empresa de decoração e iluminação com mais de 30 anos de mercado.

Os primeiros itens a serem trabalhados foram os catálogos, para que seus clientes tivessem de forma prática uma boa visualização das luminárias, seus detalhes e aplicações.

No logo, as iniciais A I (Alpes iluminação) ganharam curvas e remeteram às montanhas dos alpes suíços ao qual o nome faz referência.

O azul sofreu uma mudança significativa com a mudança para um tom mais claro que reforça posicionamento de mercado com características de design e modernidade, transmitindo confiança e estimulando a criatividade.

O resultado foi a valorização da marca com o desenvolvimento de uma nova identidade visual que projetou a empresa e seus diferenciais de design, qualidade e tecnologia.

Confira o case completo em Alpes Iluminação

AMORA_TI

Amora_TI é uma empresa de tecnologia da informação. Seu nome significa Amor à TI, ou amor à ti (aos clientes, aos funcionários, às pessoas).

A fruta amora foi adotada como ícone por ser algo diferente, divertido, inusitado. Ao mesmo tempo, a amora tem uma cor forte, quente, vibrante. Por isso, o vermelho foi adotado como cor primária, justamente para reforçar esse conceito de vida, de trabalhar com o coração, de amor pelo que faz.

A underline foi a cereja do bolo (ou seria a amora do bolo?) para criação da marca. A underline está fortemente associada à área de tecnologia, à internet. Por isso, ele foi usada para criar a conexão entre os termos “amor à” e TI.

Confira o case completo em Amora_TI

APTO

A apto é uma imobiliária digital que oferece um exclusivo serviço de curadoria, baseada em inteligência de mercado.

O nome apto vem da abreviação da palavra apartamento e ao mesmo tempo do adjetivo apto, para promover a aptidão do consumidor na hora de escolher seu apartamento.

O logo é uma a porta cubista ultraestilosa.

Por ser uma nativa digital optamos por uma paleta RGB que faz as cores estourarem na tela. O azul foi escolhido como cor primária pois ele transmite serenidade, harmonia, segurança, estimulando a criatividade, o “uau!!”.

A fonte primária é a Ubuntu, que tem um estilo contemporâneo e minimalista, transmitindo uma atitude jovial, confiável e independente.

Confira o case completo em Apto

ARCLUZ

Começando pelo próprio nome: ArcLuz é originário da composição da palavra Arco, muito utilizado em projetos de iluminação; e Luz que por si só transmite o serviço da empresa. Simples e direto.

O logotipo foi pensado em transmitir a simplicidade do nome, o arco está presente em volta da palavra Luz e seu formato remete ao globo de uma lâmpada.

As cores escolhidas foram laranja pela criatividade e a cor cinza pela modernidade. Juntos criam um contraste elegante fortalecendo a mensagem da marca.

A tipografia light remete ao minimalismo presente nos projetos de iluminação que tem por objetivo valorizar ambientes com harmonia, instalando peças em locais que passam facilmente desapercebidas pelos clientes.

Confira o case completo em Arc Luz

ARMAZÉM 515

Armazém 515 é uma empresa de embalagens descartáveis e produtos de limpeza.

A escolha das cores foi fundamental para a construção da identidade.

O marrom faz a base, traz a credibilidade e a solidez de quem há 20 anos atua com excelência e o azul (cyan) faz o elo com as embalagens e a agilidade da entrega.

O amarelo vem como cor de apoio e fica responsável pela comunicação amigável da empresa com seus clientes.

A tipografia completa o visual, aplicada em forma de arco remete os antigos armazéns e o 515 vem colorido em azul logo abaixo como um grande diferencial.

Confira o case completo em Armazém 515

ARQUITANA

A Arquitana é um escritório de arquitetura especializado no gerenciamento de projetos de arquitetura

O nome é resultado de um jogo de palavras envolvendo o termo arquitetura, e “tana”, que transmite força e feminilidade ao mesmo tempo.

A marca surgiu a partir de elementos geométricos desconstruídos, com a quebra de ângulos. Utilizamos uma letra “A” estilizada, que remete a um compasso, ferramenta icônica para a área de arquitetura e construção.

A tipografia utilizada foi a Futura, que tem base na Bauhaus, uma escola artística que impactou a arte, o design e a arquitetura.

O laranja em um tom coral foi escolhido como cor primária. Ele transmite confiança, inteligência e modernidade, ao mesmo tempo que remete ao conceito de base, solo, fundação.

Confira o case completo em Arquitana

AS ASSESSORAS

As Assessoras são uma empresa de organização e gerenciamento de eventos.

A tipografia fofa com conceito do manuscrito remete a delicadeza do “feito a mão”, característica principal da empresa que foca no detalhe da produção para que cada desejo seja realizado.

O símbolo reforça essa imagem: 4 corações que juntos formam um trevo de quatro folhas, símbolo de sorte e prosperidade, tendo em volta um arco também feito a mão.

As cores combinam tons pastéis com a cor coral, um tom de laranja mais lavado, trazendo alegria, felicidade, aconchego e maciez à marca. A presença do marrom fortalece a credibilidade do serviço.

Confira o case completo em As Assessoras

AUTOCHEF

O AutoChef, sistema de pesagem automática, é uma startup com um produto que elimina o operador da balança nos restaurantes self service.

Auto vem de automação, automático e também da pessoa ou máquina que faz as coisas por conta própria. Chef vem da profissão “chef de cozinha” e também remete a um status premium, refinado, alguém que se destaca dos demais.

A fonte escolhida foi a Cholla Unicase, que é clean, moderna e um desenho que tem bastante personalidade, também remete a tecnologia.

O grande diferencial tangível do AutoChef é sua impressora e sua comanda. Por isso, o ícone da impressora foi incorporada à marca. Já o ícone da comanda serviu de base para a composição do pattern.

O verde foi escolhido como cor primária pois ele remete à ideia de assertividade, aprovação, liderança. Também está associado à confiança, credibilidade, vanguarda.

Confira o case completo em Autochef

BABBO GIOVANNI

A Babbo Gionanni é uma das pizzarias mais antigas e conhecidas do Brasil

O ícone surgiu do próprio produto: a pizza. Dois triângulos sobrepostos representam os pedaços da pizza e os traços internos de um deles remetem aos recheios mais tradicionais. Juntos formam um B de Babbo Giovanni.

A fonte utilizada foi a Univers e seu padrão condensado estrutura a base do logotipo, dá legibilidade e não se estende muito.  A tagline, antes escrita por extenso e em italiano, foi simplificada para “desde 1917”, isso contribui para uma mensagem mais direta e objetiva.

A cor vermelha foi mantida, agora em uma versão mais viva, forte e com mais apelo. A paleta foi desenvolvida a partir de diversos tons de vermelho e as cores complementares: verde, amarelo marrom e cinza.

O pattern é o elemento mais divertido da identidade visual, os mesmos triângulos utilizados no ícone do logotipo agora ganham versões coloridas e com desenhos diferentes, uma alternativa criativa para dar o contraponto moderno e atual na marca tradicional.

Confira o case completo em Babbo Giovanni

BIAZZINI

A Biazzini é uma pizzaria delivery famosa por suas deliciosas pizzas.

Começando pelo logo, um brasão foi criado, cuja textura remete às toalhas das cantinas italianas. A inicial do nome, a letra “B”, ganhou destaque em uma fonte serifada, tudo isso pensando em reforçar a tradição familiar.

Logo abaixo tem o Biazzini, com fonte bastonada que facilita a leitura; a seguir tem a palavra pizzas, que assina o tipo do serviço de forma direta e transparente.

A cor escolhida como base foi o vermelho, mas em um tom mais fechado e sóbrio para reforçar o conceito de tradição. O amarelo em um tom pastel vem para completar o conceito.

Confira o case completo em Biazzini

CEPE ENERGIA

A Cepe Energia é uma empresa de engenharia elétrica voltada para soluções em energia ou obras especiais, trazendo soluções sustentáveis com qualidade no atendimento.

O trabalho começou na escolha da tipografia. Uma fonte sólida, forte e bem estruturada deu o tom na comunicação.

O símbolo criado foi um raio, posicionado ao lado direito da marca, que teve inspiração no acento da própria tipografia. Juntos (logo + símbolo) formam subliminarmente o topo do número 1.

A cor escolhida foi o verde, num tom vivo, jovem e esperto. Remete à agilidade, modernidade e significa: “vamos em frente’ e tem o viés da sustentabilidade, muito requerido nessa área.

A tagline “Energia” vem para completar a marca.

Confira o case completo em Cepe Energia

CIM AUTOMAÇÃO

A CIM automação é uma distribuidora platinum da Mitsubishi Electric, que atende o mercado de empresas de manufatura, principalmente o automobilístico.

O logo passou por uma transformação. O tom é de modernidade com uma abordagem minimalista. A inspiração vem do botão Power presente nos equipamentos frequentemente utilizados.

O “C” ganhou um formato moderno e o pingo do “I” completa o símbolo da marca. O nome tem um jogo visual de BOLD/LIGHT que solidifica e valoriza o nome, com requinte e tecnologia.

O objetivo de toda essa estruturação da marca foi representar o comprometimento que a marca tem com a entrega.

Confira o case completo em CIM Automação

CUBO CENOGRAFIA

A Cubo Cenografia é uma empresa de desenvolvimento de stands para feiras.

Consideramos a tipografia o grande charme deste projeto. Ela foi criada inspirada nas plantas baixas dos estandes, com linhas finas, vetores, ângulos, recortes.

Para isso fizemos uma brincadeira com Low Poly, um tipo de desenho com combinação de formas e cores, fizemos todo o grafismo em cima disso.

Continuando o processo de criação de identidade visual, precisávamos de uma cor que que trouxesse insight, vibração.

Por isso escolhemos o amarelo, que remete à ideia, criatividade, é vivo, é constante, uma maneira de dizer que a Cubo Cenografia está lado a lado com seu cliente em todos os momentos.

Confira o case completo em Cubo Cenografia

CURY SANTANA KUBRIC

Fundada em 2015, a Cury Santana Kubric é um escritório de advocacia que passou recentemente por uma mudança societária.

O novo nome refletiu diretamente no desenho do logotipo. Cada sócio foi representando por uma esfera. Ao fazermos a ligação entre as esferas criamos esse desenho magnífico, que representa a junção das 3 forças.

Para sair do lugar comum, ousamos na paleta de cores, usando o vermelho como cor principal. O vermelho representa a transformação pela qual a advocacia está passando.

A ideia é mostrar um escritório moderno, parceiro dos clientes, que fala a linguagem do dia-a-dia, que se conecta com as pessoas.

Confira o case completo em Cury Santana Kubric

DECOR LIGHT

Decor light é uma empresa de iluminação e decoração.

No logo o “Decor” fica livre com a tipografia em bold, e o “Light” fica dentro de um box e transita pelas cores cyan/magenta/yellow (referência às fitas de cores RGB) que também auxiliou na hora de diferenciar as duas lojas.

Para assinar a identidade da marca foi desenvolvido um pattern.

Para isso foi extraído um stroke do Box da marca e repetido em sequência, alternando entre as 3 cores, inspirado em Mondrian e seus quadros minimalistas que remetiam modernidade à suas obras.

Confira o case completo em Decor Light

E-MANIA

A eMania – Foto e Vídeo é um e-commerce voltado para os amantes de fotografia, vídeo e cinema.

O processo iniciou pelo logo. A tipografia escolhida favorece a leitura e o “e” minúsculo remete às plataformas digitais e os produtos eletrônicos comercializados.

O ícone refere-se ao “play” e suas nuances sobrepostas simbolizam os três temas mais recorrentes no blog (foto, cinema e vídeo).

O pattern é uma evolução do conceito “play”, as figuras sobrepostas em diferentes tamanhos criam uma textura moderna e dinâmica.

A cor escolhida foi o vermelho, que tem o significado de ação. Ele é vibrante e mexe com as emoções, assim como as fotografias que eternizam momentos importantes de nossas vidas.

Confira o case completo em E-Mania

EDUKA LIVRE

A Edukalivre é uma plataforma online de cursos para o aperfeiçoamento profissional ou pessoal

Para trazer o diferencial da marca pro logo, o “E” do nome da empresa foi desenvolvido com quadrados de pixel nas cores magenta e roxo, que fazem o elo com a tecnologia e o digital e trazem a modernidade característica da empresa.

A tipografia escolhida foi a Myriad PRO e, mesmo o nome sendo uma palavra só, houve uma divisão do peso.

O “EDUKA” é escrito em bold e o “LIVRE” na versão light da fonte, assim o leitor consegue mais facilmente assimilar a proposta da marca.

Confira o case completo em Eduka Livre

EFEITOLUZ

EfeitoLuz é uma loja de decoração e iluminação.

O trabalho de naming foi fundamental no conceito da marca. EfeitoLuz traduz fielmente o propósito da empresa: o efeito que a luz promove no ambiente.

O detalhe feito na letra “O” remete às sombras projetadas em uma direção. O “E” e o “Z” tem linhas que continuam, sugerindo a fluidez da luz que não tem fim.

A cor laranja foi escolhida por ser uma cor quente que tem elo com as lâmpadas amarelas que dão um ar mais aconchegante aos ambientes e também por remeter à criatividade.

Confira o case completo em Efeito Luz

ERBUS

A Erbus é uma empresa de gramados sintéticos, usados para fins esportivos e de decoração.

Na criação do logo a referência utilizada foi da tradicional escola Bauhaus, conhecida por revolucionar o design ao buscar formas e linhas simplificadas.

O círculo e sua geometria perfeita trouxe personalidade ao ser aplicado para compor o “E” numa versão outline sobreposta. A fonte escolhida foi a Futura, bastonada e clean segue o conceito minimalista proposto.

A cor faz o elo com a grama. O verde proposto tem uma tonalidade moderna e jovem, que em um tom mais aberto tem referências fortes ao design.

O pattern desenvolvido para assinar a identidade visual é composto pela mesma forma geométrica do logo, o círculo. Aplicado em diversas versões reforça a ideia de modernidade.

Confira o case completo em Erbus