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BRANDING

Como as grandes marcas utilizam de elementos visuais para serem reconhecidas

Sem pensar, você consegue reconhecer qual a empresa apenas vendo determinada cor ou padrão, mesmo sem um logotipo? Rápido, nomeie essas marcas icônicas:

Criando uma marca

Quando as empresas criam seus logotipos, elas também escolhem fontes e cores para estabelecer uma identidade visual de sua marca em todos os materiais – por isso, mesmo quando o logotipo não é visto, a empresa ainda é reconhecível. As grandes empresas geralmente têm uma fonte ou cor especial projetada para elas, que são marcas registradas para que ninguém mais possa usá-las. Às vezes, eles vão um passo além e criam um elemento de marca que se torna tão icônico que é melhor do que a própria marca – seja de propósito ou por acidente.

Identidade de marca através do pattern

Pegue a marca de moda Burberry, por exemplo. Como diz a história, o revestimento xadrez de um casaco comum tornou-se tão conhecido e almejado para os compradores na década de 1960 que a empresa usou o mesmo padrão em guarda-chuvas, cachecóis de cashmere e todos os outros artigos de moda que criaram. Se você perguntar a alguém hoje, se ele reconhecer o logotipo da Burberry de um homem a cavalo, ele dirá que não. Mas eles provavelmente podem reconhecer a manta vermelha, preta e cor de camelo – a famosa extensão da marca.

Cores e padrões intimamente associados a uma marca aumentam a lembrança cognitiva dessa marca entre os compradores. Quanto mais impressões você vê (quanto mais vezes você vê a cor ou o padrão) mais fácil é lembrar da marca. E quanto mais você reconhece, lembra e pensa sobre uma marca, maior a probabilidade de comprar seus produtos.

Identidade de marca através da cor

Um exemplo disso é a famosa marca Tiffany & Co. Você vê uma caixa azul-turquesa e mesmo antes de ver o nome, você sabe que é da Tiffany & Co., a mundialmente famosa joalheria de Nova York. A maioria das marcas mataria para ter este tipo de reconhecimento.

O reconhecimento da marca desempenha um papel crucial na obtenção de mais clientes. Quando você, como cliente, compra um determinado produto, instintivamente você gostaria de comprar da mesma marca, já que a experiência que lhe ofereceu foi agradável. Além disso, quando uma marca está fora do mercado e depois reaparece, se você já teve uma boa experiência, provavelmente vai comprá-la novamente.

Identidade através da textura

A marca brasileiríssima Havaianas conseguiu “dominar o mundo”. Em 55 anos, a marca brasileira de chinelos passou de uma marca pouco conhecida de sandálias cujos calçados já foram “certificados de pobreza”, para um sucesso internacional e sinônimo de estilo com parcerias valiosas. Não é segredo que as famosas sandálias de Havaianas não nasceram de um conceito totalmente novo. Na verdade, eles foram inspirados pela tradicional sandália japonesa conhecida como Zori, que tinha solas de palha de arroz e tiras de tecido. Em vez de palha, no entanto, as solas Havaianas eram feitas de borracha, mas o grão de arroz inspirava a textura da sola de borracha. Que se tornou a marca registrada do produto. A Textura do solado e “duas sequências simétricas de figuras geométricas na forma de um ‘Z’ alongado, entrelaçadas e posicionado de forma inclinada.” presente nas tiras. Quem não reconhece, né? Hoje a textura pode ser vista em chaveiros, nécessaires, capinha de celular e toalhas.

Como o meu negócio pode criar uma marca melhor com visuais?

Empresas de qualquer tamanho e quase todos os tipos de negócios podem se beneficiar de uma linguagem de marca estendida. É uma questão de criar uma combinação de elementos visuais que sejam flexíveis nas plataformas de mídia e nos diferentes tipos de material de apoio. Trabalhar com uma boa empresa de branding irá ajudá-lo com isso.

É muito importante ter o reconhecimento visual da marca para que os clientes em potencial reconheçam todos os seus serviços ou produtos. Quer outro exemplo? Impossível não reconhecer a textura clássica e única das brasileiríssimas Havaianas. Um design criado para dar textura às sandálias tornou-se sinônimo da marca e hoje está presente em bolsas, nécessaire, capinhas de celular, chaveiro e tudo que a marca decidir aplicar.

Também é importante manter os elementos da marca visual por um bom tempo. Se você alterar os elementos com muita frequência, fica mais difícil permanecer na mente dos consumidores.

Reconhecimento de marca X Identificação de marca

Existem duas maneiras de analisar se um cliente escolherá uma marca por causa da sua lembrança. São elas o reconhecimento e a identificação.

Identificação da marca é como nós acessamos informações em nossa memória para identificar uma marca. Também pode ser negativo: você reconhece uma marca terrível de sorvete apenas olhando para o logotipo ou não tendo lembranças muito boas sobre ele. O reconhecimento da marca influencia fortemente o processo de decisão dos clientes, e o fator que ajuda no reconhecimento da marca inclui identidade, embalagem e publicidade.

O reconhecimento da marca é uma coisa diferente em comparação à identificação da marca, pois não vem de incentivo externo. Considere que sua comida de cachorro acabou e você precisa comprar um novo. Diferentes marcas aparecerão em sua mente. Isso seria uma lembrança da marca espontânea. No entanto, sem a identificação da marca, não pode haver reconhecimento da marca.

Geralmente reconhecemos as marcas quando pensamos em alguma categoria e essas marcas vêm à mente (recall). Portanto, esse processo está conectado com nossa própria memória e não com o ambiente ao nosso redor. Quanto mais forte for a marca, mais fácil será para os clientes lembrá-la.

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