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Como criar uma marca para um negócio novo?

Você que decidiu entre marca própria ou franquia e aprendeu recentemente sobre o processo de Naming, está na hora de transformar esse mundão a fora colocando um novo negócio de sucesso para funcionar. Se você ainda não sabe como fazer isso, calma. Estamos aqui “pulsando” pra dividir o que sabemos com você!

Se você ainda não viu nossos dois últimos posts aqui no Pulsar, volte duas casas e confira, são essenciais para a criação da sua marca: Ceder à tentação das franquias ou ir atrás do sonho da marca própria e Naming: como criar um bom nome para seu negócio.

O que define uma boa marca?

Tecnicamente falando, uma marca é a representação dos valores de uma empresa através de três elementos: essência, propósito e expressão (comportamento). Este conjunto cria uma imagem, que está ligada ao que as pessoas pensam sobre sua empresa. Esse conceito é construído estrategicamente na criação da marca, daí a importância de desenvolver uma boa estratégia.

Não querermos ser repetitivos, mas se tem uma citação sem limites de exposição é esta:

“Sua marca é o que as pessoas dizem de você quando você sai da sala”.
Jeff Bezos (Fundador e CEO da Amazon).

Nós criamos uma adaptação complementar para esta icônica frase do Bezos e arriscamos dizer que:

Sua marca também é o que estas mesmas pessoas pensam e não dizem sobre você, quando sai da sala. Porque uma boa marca, dispensa qualquer comentário.

Mas como criar uma marca que dispensa comentários? Trabalhando estrategicamente cada vertente para que através da expressão da sua marca, o propósito e a essência tornem-se tangíveis. E é na interação que se cria a experiência de marca e este, é o objetivo final da estratégia.

Então como criar uma marca sensacional para um negócio novo?

Bem, com o conceito de marca explicado vamos à prática! Neste momento você já buscou todo o estudo de mercado, posicionamento desejado, processo de Naming, tem clareza no propósito e na essência da marca e está com todos os ingredientes na bancada pra misturar e criar uma marca de sucesso. O que você vai precisar agora?

 

Criar a personificação da sua marca

Com o objetivo de facilitar a conexão entre marca e público, a personificação é essencial para a comunicação da sua empresa. Isso porque as pessoas geralmente acham muito mais fácil falar sobre algo que tem uma “cara”,  do que conceitos intangíveis das marcas.

Personificar a marca é a forma de projetar os atributos e personalidade da empresa, através de uma caracterização humana. Seja por imagens de pessoas reais/virtuais ou mascotes/personagens ilustrados.

Sendo assim, a pergunta desta fase é: Quem seria sua marca se ela fosse uma pessoa? Esta definição vai nortear a campanha de lançamento da sua empresa, bem como toda a linguagem a ser utilizada.

 

Desenvolver os ativos de identidade visual

Identidade é o que faz uma marca ser a mesma em qualquer lugar do mundo, podendo ser reconhecida através de qualidades ou características únicas, que a distinguem de outras marcas. Importante passo também para se sobressair da concorrência e já ganhar um destaque no mercado.

Aqui você precisa desenvolver todas as representações visuais como logotipo, tagline, paleta de cores, pattern, uniformes, embalagens, ambientes e tudo que envolve a identidade da empresa. Tudo muito bem alinhado ao propósito, ao posicionamento da sua empresa e ao naming.

 

Planejar a melhor experiência do cliente

Nascido em um mundo conectado e verdadeiro nativo digital, o novo tipo de consumidor que atualmente movimenta o mercado, faz da internet muito mais que uma fonte de pesquisa, como seus antecessores faziam.

O consumidor 5.0 é focado na agilidade e proximidade de comunicação entre empresa e cliente, através da facilidade proporcionada pela tecnologia. Suas exigências vão além de qualidade de produto, eles prezam por uma boa experiência de compra, inclusive pós-compra.

Portanto defina o que você deseja proporcionar de experiência e com todos estes elementos em mãos, coloque em prática. Esta definição é um passo crucial para arrematar toda a criação da sua marca e com isso criar uma memória positiva na mente dos clientes.

Bem, falamos aqui do que você precisa para criar uma marca de um novo negócio. Quer ajuda com este processo? Então vem ser Roxo com a gente!

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