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Como estabelecer um estilo de fotográfico para sua marca

Nos dias de hoje que somos bombardeados com imagens diariamente, o estilo fotográfico faz mais do que simplesmente vender um produto; também vende a personalidade da sua marca, reforça os valores e aumenta a visibilidade da sua empresa. Se você administra um negócio, grande ou pequeno, é provável que você tenha contratado alguém para desenvolver sua marca e criar uma identidade visual para você em algum momento; um logotipo, paleta de cores, um conjunto de fontes e, possivelmente, um conjunto de ícones. Esse conjunto de ferramentas gráficas funciona como a biblía da sua marca e serve para dar consistência e autenticidade a cada comunicação que você distribui, publica ou anuncia.

No entanto, o que os donos de empresas devem focar para complementar sua identidade visual na era do marketing de conteúdo é também o estilo e consistência de suas imagens. Basta pensar sobre isso: se 80% ou mais do que se vê no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter são fotos para promover a sua empresa, não deveria haver algum tipo de “regras” sobre como eles devem parecer? A resposta é sim.

Então, o que é um estilo fotográfico? Em termos simples:

Um estilo de fotográfico, ou guia de foto da marca, é uma estrutura a ser seguida ao criar imagens para sua marca. Ele define os critérios para que as imagens cumpram o objetivo de comunicar sua marca, de modo que todas as obras associadas possuam um estilo visual definido.

Agora vamos dar uma olhada em como fazer um.

1. Desenvolva o estilo fotográfico junto da identidade visual de sua marca.

Se puder, inclua o designer que desenvolveu sua marca e, se esse for um serviço terceirizado da sua empresa, use a identidade visual como referência principal. O estilo fotográfico e identidade da marca devem ser complementares entre si, não em desacordo. Isso significa que se o seu logotipo é um círculo de textura áspera, o estilo fotográfico não deve ser direcionado para imagens comerciais brilhantes com supermodelos que parecem em um estúdio. Faz sentido?

2. Defina um ambiente para suas imagens

Defina se as imagens serão feitas em estúdio, com luz natural ou ao ar livre. Onde você tira as fotos da sua marca é tão importante quanto o conteúdo delas. Se você é uma empresa de joias, você mostrará seus produtos em um ambiente de estúdio ou usando luz natural? Se você é um hotel boutique, está mostrando aos hóspedes que aproveitam o espaço do hotel e suas comodidades ou a cidade como um todo. Seja específico sobre o tipo de ambiente em que você vai utilizar e fique com ele. Isso irá estabelecer consistência e reconhecimento da marca.

3. Defina algumas diretrizes para composição

Posicionamento e moldura: centro, orientação, espaçamento entre outros elementos. Você não precisa ser um fotógrafo para notar composição. Algumas marcas têm imagens “complexas” com muitos elementos, de produtos a modelos, planos de fundo e cores. Uma grande parte da criação de imagens consistentes para sua marca está surgindo com algumas diretrizes de composição. As imagens devem ser clean? Com muitos elementos? Simétrico? Essa é uma das melhores coisas que você pode estabelecer em seu estilo fotográfico que ajudará a construir sua marca e criar reconhecimento visual instantâneo de seu público.

4. Dê às suas imagens uma paleta de cores

Este é o mais óbvio, mas também o mais difícil de seguir. Se a sua empresa já possui uma identidade de marca abrangente, uma paleta de cores, sem dúvida, fará parte dela. Vamos apenas dizer, você precisa planejar tanto quanto você precisa de alguém que reconheça oportunidades para ótimas fotos. Se a sua empresa tiver uma loja ou local físico, é muito mais fácil aderir a uma paleta de cores, pois os produtos e o ambiente vendidos provavelmente incorporam essas cores. Se sua empresa for estritamente on-line ou baseada em serviços ou tiver vários locais diferentes, a tarefa se tornará mais difícil. O importante aqui é: mantenha uma paleta de cores definida em suas fotos.

5. Combine seu estilo de fotografia com seu público

Se sua marca é voltada voltado para a geração Millenial, que é a era diversidade, informalidade e cor, não será difícil desenvolver um estilo fotográfico que enfatizasse exatamente isso. Um jovem de 20 anos em um vestido preto de noite contra um fundo minimalista simplesmente não caberia. Em vez disso, devemos optar por cores brilhantes, conteúdo casual e muita emoção. Ao desenvolver um estilo fotográfico para sua empresa, considere quem é seu público e que tipo de conteúdo se encaixaria em seus gostos e estilo…

Um case interessante de reposicionamento de público através do estilo fotográfico, foi o caso da Mercedez Benz. Sempre conhecida pelos seus belos carros, sua estabilidade e confiança a mensagem de suas fotos ficou ultrapassada com o tempo deixando seus veículos com cara de “tiozão”. Pensando em ampliar seu público todo o estilo fotográfico foi repensado e apresentado para o mercado com ar mais jovial e moderno. O resultado foi o esperado, ganhou a atenção de quem antes nem pensava em adquirir um carro desses.

Concluindo, planejar um estilo fotográfico para o seu negócio ajudará a ampliar sua identidade visual para além do seu logotipo no mundo do marketing de conteúdo. Isso ajudará a tornar sua marca mais fácil para o público reconhecer e aumentar o valor de sua empresa.

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