Branding

Descubra o significado dos logos das grandes marcas.

Um logo é pleno de significados.

Ele pulsa.
Ele existe.
Ele marca presença.

O logo é um componente essencial dentro da identidade visual de uma marca.

Ele deve refletir e estar alinhado com o propósito, os valores, os diferenciais e benefícios que a marca oferece, estabelecendo assim uma conexão com seu público.

Confira a seguir uma relação dos logos de grandes marcas e os seus respectivos significados.

Amazon: o logo não significa apenas o sorriso de uma carinha feliz. A seta que vai do “A” ao “Z” refere-se ao amplo catálogo de produtos que a loja oferece, ou seja, de “A a Z”.

BMW: Por muito tempo acreditou-se que o logo da BMW representava uma hélice de avião ligada, remetendo ao passado da marca como produtora de motores de avião. Recentemente a empresa deixou claro que o quadriculado é uma homenagem a bandeira da Bavária, região da Alemanha onde a montadora foi fundada.

Carrefour: Marca de varejo francesa, o Carrefour tem um logo tão tradicional quanto incompreendido. O nome da marca significa em francês bifurcação, e no desenho é possível ver duas setas apontando para lugares distintos. Já a parte branca forma a letra C, inicial da empresa.

Cisco: A empresa fundada em São Francisco homenageia a cidade em seu nome e em seu logo – perceba como os traços acima do nome formam a silhueta da icônica Golden Gate.

Evernote: o logo é representado pela cabeça de um elefante com a ponta da orelha levemente dobrada. O elefante é conhecido por ter uma excelente memória. Já a orelha dobrada representa uma página dobrada, assim como fazemos com um livro quando queremos lembrar a página onde paramos a leitura.

Fedex: o segredo deste logo chega a passar despercebido por muitas pessoas. Perceba que há uma seta apontando para a direita, entre as letras D e X. A seta faz todo o sentido para representar o core business desta marca, já que a empresa sempre valorizou a rapidez dos serviços de entregas.

Gillette: se você reparar bem no logo da marca Gillette, vai perceber que as letras G e I, estão cortadas em diagonal. Esse corte foi feito para representar o fio e toda a precisão de suas lâminas.

Hering: O nome vem do sobrenome dos fundadores da empresa, que em alemão significa “arenque”. Daí os dois peixes presentes no logo.

Michelin: no logo da empresa destaca-se seu mascote, o Bibendum, mais conhecido como o “boneco da Michelin”. Ele é composto por pneus, fazendo referência ao principal produto da empresa.

Mitsubishi: Na base deste logo está o escudo da família Iwasaki, criadora da empresa. Seu escudo representa 3 diamantes postos um sobre o outro. Eles simbolizam segurança, integridade e sucesso. A cor vermelha simboliza confiança.

Toyota: O logo da Toyota representa o olho de uma agulha com um fio sendo enfiado em seu centro, relembrando as origens da empresa que começou fabricando teares. Também na foto podemos ver que o seu logotipo formam todas as letras da palavra Toyota.

Toblerone: a marca desse delicioso chocolate nasceu em Berna, na Suíça, conhecida como a “cidade dos ursos”. Se você observar bem o desenho da montanha, notará a silhueta de um urso, ali no centro. E a segunda curiosidade é que a palavra “TOBLERONE” tem embutida o termo “BERN”, o nome da cidade.

Yamaha: a logo possui a união de três diapasões, objeto usado para afinar instrumentos musicais, que também lembra a letra Y. Muitos conhecem a marca Yamaha apenas como uma indústria de motocicletas, mas uma de suas vertentes, aliás a mais antiga, é a produção de instrumentos musicais.

Vaio: o nome é uma abreviatura de “Video Audio Integrated Operation”, que em português significa “operação integrada de áudio e vídeo”. Olhando mais atentamente é possível perceber que as duas letras iniciais formam o símbolo analógico (∿) e as duas últimas representam o símbolo digital (binário, 1 e 0). Ou seja, mostra a transição do antigo para o novo, do analógico para o digital.

Wendys: O logo da tradicional lanchonete americana guarda um segredo muito discreto: se você prestar atenção, o colarinho da menina forma a palavra “Mom” (mãe). A ideia é que você se lembre da Wendy’s sempre que pensar em comida de mãe.

Quer ter uma marca fantástica para sua empresa?

Então vem ser Roxo com a gente!