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Growth Marketing e o crescimento sustentável das empresas.

Se tem algo explodindo no mundo dos negócios, com promessas incríveis de crescimento e rentabilidade, isso é o Growth Marketing.

Growth Marketing é uma metodologia focada no crescimento exponencial dos negócios, que visa reter o consumo de produtos ou serviços, gerando recorrência. O que resulta em crescimento, alinhado à fidelização de clientes.

Mas para toda esta mágica acontecer, a experimentação é a grande sacada.

Aí que entra o Growth Hacking…

Essa hiper-metodologia, é uma ramificação do Growth Marketing, que você já deve ter ouvido falar. É uma estratégia focada 100% na experimentação para encontrar melhores práticas para alavancar o crescimento do negócio.

Dados e diversas alternativas são experimentadas para atingir objetivos específicos de vendas, negócios, eventos ou seja lá qual objetivo a empresa vem buscando.

Vamos entender isso melhor:

GROWTH = Crescimento

HACK = Brecha, espaço, corte

HACKING = o ato de encontrar e explorar brechas ou espaços

Então Growth Hacking nada mais é que encontrar brechas para o crescimento da empresa.

Encontrar atalhos para o crescimento de um negócio é o desejo de toda startup e meu amigo, se essa metodologia for bem aplicada, o resultado é show.

A diferença entre essas duas metodologias é que o Growth Marketing utiliza a experimentação usando as ferramentas do marketing, gerando consumo acelerado do produto ou serviço e uma recorrência, o que consequentemente fideliza. A fidelidade por sua vez, gera a recomendação. E então… Voilà!

É uma junção do marketing digital, com a área de vendas, juntamente com a experiência do cliente. Um time completo para ampliar os negócios de forma exponencial.

Mas como é que você pode aplicar isso na sua empresa?

Vale lembrar que Growth Marketing é um método, mas que também é uma forma de pensar e não existe receita pronta. Um bom planejamento em mãos é o início de todo bom projeto!

Assim como temos o funil de vendas para o inbound marketing, aqui no Growth Marketing trabalhamos com o funil Y, que faz a junção das áreas de interesse Inbound Marketing e Outbound Sales.

IMAGEM DO FUNIL Y

Aquisição: na etapa inicial, são exploradas formas para reunir, atrair e conquistar novos clientes. A aquisição é a “porta da frente” de qualquer estratégia de crescimento.

Ativação: a segunda etapa é responsável por proporcionar uma boa experiência aos clientes. E aqui, todas as opções de falhas devem ser consideradas para que sejam dribladas e não comprometam a boa experiência do cliente.

Retenção: na etapa de retenção, os recursos up-sell e cross-sell, são as principais táticas para reter os clientes. Respectivamente a primeira visa oferecer uma nova versão ou versão melhorada do produto adquirido e a segunda, oferece produtos complementares ao consumo anterior.

Como a etapa anterior (ativação) foi bem realizada, as chances de reter o cliente nesta fase do funil são muito grandes!

Encantar: a etapa de encantar o cliente merece total esforço de toda a equipe. Aqui representada pelos termos pós-venda ou relacionamento. Esta fase vai ser decisiva para a fase seguinte. Então, criatividade e conhecimento de pessoas podem ser diferenciais na escolha de ação para encantar.

Recomendação: a fase final do sonho de toda empresa, a recomendação. Clientes lhe recomendando fazem com que o funil recomece e assim o Growth Marketing funciona como uma engrenagem, reiniciando e percorrendo todo o funil Y.

Isso dá certo mesmo?

Veja as etapas em cada um dos cases para se inspirar!

AMAZON

Aquisição: por recomendação ou via anúncios.

Ativação: promoções ou produtos de seu interesse, com base nos dados armazenados na etapa anterior.

Retenção: Amazon Prime (programa com vários benefícios, incluindo frete grátis para assinantes), compras recorrentes a preços menores e cross-sell.

Encantar: Entrega extremamente rápida, dentro ou antes do prazo.

Recomendação: Espaço de destaque para avaliações de produtos, incluindo vídeos ou imagens. Praticamente todos os assinantes Prime, já recomendaram.

MERCADO LIVRE

Aquisição: por recomendação ou via anúncios.

Ativação: promoções ou produtos de seu interesse, com base nos dados armazenados na etapa anterior.

Retenção: Mercado Pontos (programa com redução de frete de acordo com o nível de compras; são 5 níveis).

Encantar: Redução do tempo de entrega, com a criação das Agências Mercado Livre. Acompanhamento dos pedidos, checando com cada vendedor.

Recomendação: Destaque para as avaliações de produto e de vendedores, diminuindo a classificação para vendedores que demoram na entrega.

PIZZA FOR FUN

Aquisição: por recomendação, pelo iFood, via redes sociais ou via anúncios.

Ativação: comunicar a real especialidade para o público celíaco, vegano ou saudável de forma eficaz.

Retenção: Cashback.

Encantar: Sabor, embalagem e produção dentro das normas da Associação Brasileira de LowCarb (ABLC).

Recomendação: Redes Sociais, avaliação iFood ou recomendações de amigos.

No Growth Marketing, quando as etapas são bem definidas e ajustadas, o funil funciona e o negócio deslancha.

Então se você tem uma empresa e precisa ampliar os negócios de forma rápida, esta é uma boa estratégia.

Manter bem definidos, os passos deste funil é essencial para que funcione e resulte em um crescimento sustentável.  O que mais uma startup precisa se não crescer e ter clientes fiéis, com baixo investimento?

Quais ferramentas você pode usar para sua estratégia de Growth Marketing?

Para entender perfil de público, experiência de compra e comportamento do consumidor, boas ferramentas são os trunfos do mundo dos negócios.

A verdade é que sem estas informações, fica difícil iniciar qualquer simples estratégia de marketing.

Então, separamos algumas ferramentas, usadas no Growth Marketing:

Google Analytics: essencial para entender o comportamento do usuário dentro do site da sua empresa bem como acompanhar canais de entrada e saída, para entender erros e acertos dentro de um diagnóstico.

Google Tag Manager: ferramenta para analisar em detalhes as campanhas, bem como o funil de conversão e demais métricas como os percorridos antes o usuário chegar em seu site.

Hotjar: ferramenta de experiência de usuário, que realiza a medição de mapas de calor em seu site, cria vídeos de navegação e facilita nas etapas de retenção de público.

Bem, agora que você chegou até aqui, esperamos que o crescimento exponencial desta nova onda chamada Growth Marketing seja implementado em sua empresa.

Que cada etapa, aqui descrita, seja uma descoberta neste mergulho que nada mais é que conhecer o universo percorrido pelo seu cliente e proporcionar a melhor experiência de todas para ganhar nada mais, nada menos que a fidelização.

Quer ter uma marca incrível?

Vem ser roxo com a gente!


Por

Adriano Frachetta | Estúdio Roxo