O que você está procurando? Podemos te ajudar!

BRANDING

Investir em marca própria ou franquia?

O aquecimento do mercado de franquias oferece cada vez mais atrativos para franqueados, independentemente do segmento. As mudanças na vida profissional de milhares de pessoas, provocadas pela pandemia acabaram impulsionando a abertura de inúmeras empresas, principalmente das franquias, isso pela conveniência e agilidade para a execução e funcionamento de negócio que já inicia com um “modelo pronto”.

Entre aqueles que querem abrir um negócio, o dilema do momento é: adquirir uma franquia ou começar a trilhar os caminhos de uma marca nova do zero? Este curioso conflito está presente no mundo empreendedor e por isso resolvemos “pulsar” sobre o tema.

Se tem algo que corre nas veias de todo empreendedor é a sede por um (ou pelo próximo) negócio de sucesso. Aprender e correr atrás das novas tendências dentro do seu próprio segmento é quase um ritual diário que praticado constantemente com foco, leva o empreendedor a refrescar constantemente suas ideias e assim definir suas estratégias. E se você, assim como eu também é um sonhador, sabe bem do que eu tô falando.

Seria mais fácil partir para um negócio que já possui um modelo pré-estabelecido, com planos, estratégias e caminhos a seguir? Faria sentido criar tudo isso do zero, se a marca fosse sua? Vamos juntos?

Legalmente, o que é uma franquia?

Calma aí, não vamos incluir o tema legislação no Pulsar, porém franquia é um modelo de negócio totalmente direcionado pelo contrato, por isso vamos ver a definição do termo no sentido legal para depois contextualizar o lance todo, ok?

“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Artigo 2º da Lei 8.9555/94.

Em outras palavras, franquia é a marca viva, já funcionando, que alguém sonhou, criou, deu vida e comercializou com um “manual de regras”. Estas regras variam de acordo com o tipo de franquia e podem restringir uma área de atuação ou fidelizar o processo de funcionamento da sua unidade. É uma prática comum, já que são estas regras que garantem que a essência da marca seja repassada a cada unidade.

Sabe a pegada de identidade visual que amamos falar por aqui? O magnífico trabalho que pode ser realizado com o branding, a embalagem que vai levando um pedacinho da sua marca até o cliente final, a disposição de produtos (caso seja uma loja física) e até a forma como o atendimento é realizado, é tudo ajustado em contrato pelo franqueador. Outros dois importantes aspectos do branding também são repassados pelo franqueador com bastante clareza, que são a mentalidade de marca e a identidade verbal, responsáveis pela forma como a marca se posiciona e conversa com seu público, respectivamente.

Tudo isso para que você possa lucrar também, assim como a empresa vem lucrando. É realmente uma receita de bolo que deu certo, que precisa ser repetida de forma fiel para sair do forno perfeita de novo.

E quais as vantagens de construir sua própria marca?

Imagine você ter “A” ideia de negócio. Seja em uma mesa de bar ou na academia, não importa. Você amadurece esta ideia, define como o negócio vai funcionar, escolhe um ou mais sócios, que juntos definem um bom nome, estudam o mercado, a concorrência e colocam a empresa para funcionar.

Todo este processo, do sonho até a empresa de portas abertas, é uma baita realização, tanto pessoal quanto profissional. Dar vida à uma ideia e poder ir além de lucrar, melhorar o dia a dia das pessoas é apaixonante. Além de claro, sensacional!

Se você se identificou com este trecho, você é um fortíssimo candidato em ter sua marca própria. Não tem nada mais compensador do que ver sua ideia de negócio com vida, solucionando problemas ou tornando melhor a vida das pessoas ou das empresas.

Esta é a principal vantagem de criar sua própria marca, mas flexibilidade e versatilidade são também são diferenciais deste tipo de negócio.

É claro que no desenrolar da conversa temos muita coisa boa para te indicar, mas o que queremos mostrar mesmo é a realização de um sonho na prática. Vamos lá?

Como criar sua própria marca?

A estratégia de branding é a base para uma marca consistente e colocar isso em prática vai trazer solidez para a empresa recém-criada, influenciar consumidores e destacar a empresa competitivamente em meio à concorrência. Este é um dos principais desafios das marcas recém-criadas: mostrar diferenciais que o mercado procura. Então se você vai criar sua marca, já inicie pela Estratégia de Branding!

Naming (definição do nome)    

Além de ser o primeiro passo da execução do branding, o Naming é o processo estratégico para a criação do nome da sua empresa. E dada a importância, o nome define, individualiza e, na maioria das vezes é o contato inicial do seu público com a marca.

O processo de Naming possui 6 elementos, que se muito bem explorados aumentam e muito a chance do nome da sua marca ser realmente eficaz. Vejamos como cada um destes elementos é utilizado:

Posicionamento – transmitido através do significado, da história ou da emoção causada pelo nome.

Diferenciação – utilizada para destacar a marca da concorrentes, além de individualizar,  e mostrar um território de atuação.

Aparência – mais que um diferencial estético, a aparência pode auxiliar na transmissão do posicionamento, como agregar significados ao nome da companhia, através do despertar de emoções ou sensações.

Pronúncia – definida em alinhamento com o perfil do público e um dos principais responsáveis pela aceitação. Neste elemento, é bom se atentar às diferenças de sotaque  de diferentes regiões, que podem provocar distorções do significado da marca.

Sonoridade – através dos sons executados pelo nome, é possível gerar identificação por parte do público, além de estimular a memorização do nome da marca.

Possibilidade de registro – por este elemento, o processo de Naming realiza uma grande peneira, consultando os nomes disponíveis no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia, para garantir a transparência das empresas em relação às suas atuações e assegurar que o mesmo nome não seja vinculado a diferentes tipos de negócios). Realizar esta pesquisa finaliza o processo de Naming, garantindo a viabilidade do nome, além de todos os aspectos estratégicos.

Posicionamento de marca

Hora de definir e esclarecer o motivo pelo qual sua marca deseja ser lembrada. Através deste posicionamento é possível conquistar a confiança do público, além de delimitá-lo para direcionar melhor toda a comunicação.

No posicionamento também é definida a mentalidade de marca e são utilizadas ferramentas para reforçar o seu o conceito, criando um impacto maior na memória do público, através de diretrizes psicológicas que apontam para o propósito de existência desta marca.

Missão

De forma inspiradora, a missão da sua empresa deve deixar claro a razão dela existir, o propósito e uma prévia de posicionamento. O motivo pelo qual vale a pena sua empresa existir. Aqui, transparência e simplicidade são essenciais para despertar confiança em quem lê.

Visão

A visão da sua empresa fala de como ela impactará no futuro. Se a missão for cumprida todos os dias, como sua empresa espera ver o mundo no futuro? Uma segunda prévia de posicionamento é traçada com a visão, deixando claro o resultado que a marca busca.

Valores

Uma lista de convicções claras que a sua marca defende e que são estendidas aos membros e colaboradores, para que cada um deles transmita a essência da empresa em todas as suas atuações.

Os valores são vividos diariamente por todas as pessoas da empresa, por isso detalhar cada um deles, de forma clara e objetiva facilita o entendimento de todos que tiverem contato com a marca.

Manifesto

Para chancelar de vez o posicionamento da sua marca, o manifesto é a declaração pública das intenções e motivações da sua empresa. Através da linguagem utilizada no manifesto, é possível orientar os funcionários à medida que compartilham a marca com o mundo, além de inspirar e se conectar com o público.

Se sua ideia de marca surgiu na mesa do bar, na academia ou na reunião do futebol não faz diferença. O que importa mesmo é como você vai dar vida à ela. Quer criar uma marca de sucesso, vem ser Roxo com a gente!

Entre para o clube roxo