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BRANDING

Jeep Renegade o carro que resgatou a marca Jeep.

As campanhas do Jeep Renegade desde o seu lançamento retratam o “instinto do jipe” em filmes idênticos com atores de diferentes gêneros.

A marca que é um sinônimo da categoria lançou sua campanha com a seguinte pergunta: – Você segue seus instintos? E o que você faz com os instintos mais “selvagens” que você teve desde a infância?

Contar histórias de carros e pessoas é uma marca registrada da Jeep, com muita nostalgia e brasilidade a Jeep lançou sua aposta – O Jeep Renegade – com uma inovação também na publicidade. Os protagonistas da campanha Jeep Renegade seguem seus instintos, desde quando eram crianças. Intitulado “Your Instinct is Jeep”, esta foi a primeira campanha no mundo a ter duas versões idênticas com protagonistas de diferentes gêneros.

Com isso a Jeep resgata os sonhos mais íntimos dos amantes de aventura, aqueles que sonham com a liberdade e tem o ímpeto de explorar o mundo. Essa campanha motiva e reforça o que a Jeep tem de mais intenso em sua marca: a sua história.

A experiência Jeep

Construído em mais de 75 anos de herança, o Jeep é o autêntico SUV com capacidade líder de classe, habilidade e versatilidade para pessoas que buscam viagens extraordinárias. A marca Jeep oferece um convite aberto para viver a vida ao máximo.

Ao contrário da Mercedes ou da GM, que são empresas muito mais amplas e com uma ampla gama de marcas, todas as marcas do Jeep compartilham um DNA comum: a autenticidade. O jipe é o carro que venceu a Segunda Guerra Mundial ou, no mínimo, transportou os generais e oficiais que venceram a guerra. Tem estado em todos os campos de batalha desde então e teve um papel de protagonista em filmes de guerra e séries de televisão que o levaram a toda a velocidade para a cultura popular.

Não é a toa que se tornou o sinônimo da categoria. E por isso que o valor sentimental é sempre explorado em suas campanhas. A Jeep traz consigo história, bagagem e emoção.

Para entender o Jeep, entenda seus clientes

A Jeep explora o arquétipo Aventureiro/Rebelde. Esse arquetipo é uma escolha de estilo de vida e imagem. Os compradores gostam da aparência do forte e robusto descendente off-road do jipe Willys da Segunda Guerra Mundial. A marca desperta nessas pessoas a sua sede de viajar, de conhecer coisas novas, sem frescuras apenas com o espírito livre.

A história do jipe começou na Segunda Guerra Mundial quando os militares americanos precisavam de um veículo resistente, porém leve, que pudesse se mover rapidamente em um terreno difícil. Na época, nenhum veículo doméstico estava à altura do desafio específico que o Exército dos EUA estava enfrentando, e o design simples dos jipes da era de guerra fornecia o poder e a confiabilidade que as forças americanas precisavam. Na verdade, o correspondente de guerra vencedor do prêmio Pulitzer, Ernie Pyle, certa vez chamou o Jeep de uma das mais importantes peças de equipamento não-combatente já desenvolvido.

No período pós-guerra, a Jeep criou um nicho para si mesmo como um veículo robusto e versátil, com grandes capacidades off-road. Jeep tornou-se uma marca registrada em 1950, e desde então se tornou uma das propriedades automotivas mais valiosas do mercado. Os jipes ainda são um dos veículos mais reconhecidos da Segunda Guerra Mundial, e o sucesso da marca tem muito a ver com suas origens como propaganda corajosa e patriótica da engenhosidade norte-americana – de fato, a Jeep é uma em um punhado de marcas automotivas que desempenhou um papel tão importante na história americana, que possuir um é praticamente possuir um pedaço da história em si.

Tudo isso dá à Jeep uma boa vantagem quando se trata de comercializar seus veículos. Como uma marca com uma história rica, forte reconhecimento de nome e um nicho de mercado único, a Jeep não precisa se envolver no tipo de diferenciação de produto que é uma parte essencial da maior parte do marketing automotivo; em vez disso, a Jeep precisa convencer os consumidores de que seu produto é o que eles precisam. Por essa razão, o Jeep oferece um estilo de vida ao ar livre e fora de estrada com suas características particulares – como pode ser visto neste anúncio recente, que explica o passado do Jeep, enquanto ele é considerado o veículo preferido dos aventureiros amantes da liberdade.

Os clientes do jipe tendem a se identificar fortemente com o espírito estético e exploratório da Jeep, e apesar de muitos proprietários de jipes viverem nas cidades e usarem seus veículos para fazer viagens domésticas e em trânsito, o Jeep tem se desenvolvido como o veículo ideal para o passatempo de fim de semana, com muitos donos de jipe visualizando o veículo como uma maneira de exibir sua atitude independente e aventureira.

Envolvimento com a marca

Por mexer com algo tão íntimo de seus consumidores, a Jeep soube aproveitar o envolvimento deles com sua marca e sempre que pode promoveu a experiência além dos carros. Um bom exemplo disso foi em seu aniversário de 75 anos que lançou uma campanha nas redes sociais que mobilizou os amantes da marca.

Então o Jeep fez seus fãs participarem da conversa, incentivando-os a compartilhar seus momentos favoritos no Twitter, Instagram e Facebook usando a hashtag #myjeepstory. A marca compilou 75 desses contos, incluindo um soldado que considera seu jipe seu melhor amigo e citações do presidente Dwight Eisenhower descrevendo o papel arraigado do Jeep nas forças armadas, em uma compilação digital. No Super Bowl de 2016, o Jeep ecoou esse sentimento com um ponto da íris que termina com a frase “Não fazemos Jeep, você faz”.

Jeep Renegade na essência da marca Jeep

A grade frontal com entradas de ar verticais, junto com os dois faróis icônicos que remetem aos jipes antigos, fazem com que a frente do Jeep Renegade seja uma lembrança muito similar dos primeiros modelos da marca e imediatamente proporcionam uma conexão totalmente emocional despertando um sentimento de nostalgia com o público que ama a marca. E não parou por aí, é tanta personalidade no design deste carro e aproveitando essa onda do lançamento, que foi tão forte,  acabou se conectando também com outros públicos, que hoje se identificam com carros maiores, mesmo que para uso nas cidades. O resultado disso foi sucesso, pois nos primeiros anos de lançamento ele entrou como o carro mais vendido da categoria batendo o rival dominante há anos, EcoSport.

O design não ficou só no carro, a Jeep extraiu o desenho principal da grade frontal junto com os faróis e transformou em uma assinatura que remete aos primeiros jipes, ao próprio Jeep Renegade e o melhor traduz toda identidade da marca. Este desenho passou a ser aplicado em todos os materiais de comunicação e publicidade, reforçando o conceito aventureiro e buscando identificação clara na mente do consumidor.

A somatória destes fatores, contribuiu e muito para o reposicionamento da marca Jeep, que conectou diversos ícones atuais e do passado para tocar o coração das pessoas.

Usando de sua estratégia de décadas, a Jeep compreendeu que o mercado brasileiro teria potencial para seu produto. Desenvolveu um modelo exclusivo que se encaixa no perfil dos Brasileiros e investiu pesado em campanhas de lançamentos.

Os primeiros vídeos que foram os citados no início do texto, abriram a porta para uma sequência de outros que em meio a letras de música “água de março” mostravam o novo modelo da marca percorrendo praias, montanhas, cidades e florestas típicas do nosso país.

Não tem como não amar, né?!

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