BRANDING
Baterias Moura: um salto de inovação.
A cada dez carros produzidos no Brasil, cinco já saem de fábrica com a bateria Moura embutida. E como se não bastasse o market share de 50% no mercado brasileiro, a empresa continua em uma constante expansão.
Conquistou 40% do mercado automobilístico de baterias da Argentina, tornando-se a maior empresa de baterias da América do Sul. São mais de 7,5 milhões de baterias produzidas por ano.
Sem dúvidas, um case e tanto!
Para manter-se ativa e em constante crescimento desde 1957, quando foi inaugurada em uma cidade do interior de Pernambuco, ao Top of Mind do segmento no Brasil, a Moura focou sua estratégia de branding na inovação e qualidade, mas não apenas do ponto de vista tecnológico.
A cultura da inovação abraça a empresa em todas as frentes.
Uma cultura decididamente voltada para as necessidades dos clientes associada à visão de mercado é o que proporciona à Moura o suporte para esse ritmo acelerado de crescimento e inovação.
São milhares de clientes internos e externos que participam dos processos de desenvolvimento, produção, comercialização, aplicação e assistência técnica que possibilitam à Moura o reconhecimento de marca líder pelos consumidores.
A empresa defende que o futuro é construído a partir das constantes melhorias que realizadas no cotidiano e pela capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em projetos concretos.
E tudo isso graças ao “Jeito Moura”.
O jeito Moura de ser
Do seu fundador, Edson Mororó, a marca herdou o “Jeito Moura” de ser. Seu DNA pode ser visto (ou melhor, lido) na missão da empresa: “Produzir e entregar as melhores soluções em baterias com um time coeso, gerando riquezas, fazendo o novo, bem feito e com paixão.”
Para ter controle total da qualidade de todo o processo e fazer jus à missão, a Moura atua em toda a cadeia de produção e distribuição de baterias.
Da pesquisa e desenvolvimento (com apoio tecnológico dos principais fabricantes mundiais), passando pela fabricação (apoiada em um sistema de produção eficiente, que garante produtos com elevado padrão de qualidade e confiabilidade) até chegar à distribuição, baseada em uma exclusiva rede de distribuidores e modelo logístico que asseguram a entrega dos produtos e serviços em todo o Brasil e Mercosul.
E este processo de inovação e melhoria é “abastecido” por meio de diálogos com clientes para identificar suas necessidades e entregar produtos e serviços que atendam as demandas de seus negócios.
Dividir muito bem os departamentos dentro de uma empresa com estrutura familiar foi só um dos cenários vividos pela Moura para atingir a extraordinária posição de mercado atual.
Instalando políticas de qualidade, inovação e novas tecnologias nas fábricas, a modernização refletiu no produto e consequentemente no mercado. Um produto com maior vida útil é mais aceito. O que contribuiu para ganhar mercados da Europa e Estados Unidos.
A tecnologia não se restringiu somente para o time interno da Moura.
A criação de aplicativos para o consumidor também foi e ainda é uma das estratégias que acompanha o montante de crescimento.
Falar em baterias e pensar em outra marca, que não seja Moura, é muito difícil!
Até porque, eles tem uma arquitetura de marca muito bem estruturada.
Arquitetura de Marca
A Moura usa a arquitetura de marca monolítica.
Neste sistema, o foco está na construção de uma marca principal, forte e única. Todos os produtos utilizam a marca matriz, podendo haver pequenas variações na cor, na adição de um nome de apoio para diferenciar um produto do outro.
Essa abordagem é recomendada para casos em que os clientes escolhem devido à fidelidade com a marca.
Uma das grandes vantagens desse sistema de arquitetura de marca é a necessidade de investimentos menores para a divulgação de novos produtos.
Afinal, o foco está na construção de uma única marca forte. Dessa forma, a marca matriz empresta sua força, diferenciais e valores para os demais produtos.
Entre os produtos que a empresa oferece com a marca Moura estão:
– Bateria para veículos leves
-Bateria para veículos pesados
– Bateria para motos
– Bateria para barcos
– Bateria tracionárias
– Bateria estacionária
– Bateria metroferroviária
– Óleo
Marca que é sinônimo de categoria, a Moura é “a Bic das baterias”
Além de qualidade e da inovação, a promessa cumprida faz toda a diferença. Um produto que cumpre o que promete, com durabilidade maior que as concorrentes tem o endosso de grandes parceiros.
Fechar negócios com montadoras de carro, por exemplo, foi fruto de um posicionamento inovador. Afinal, simplesmente esperar que a montadora escolha sua marca não é garantia de um bom negócio.
Mas estar com ela lado a lado, buscando otimizar a qualidade também da entrega para seus clientes, foi uma jogada inovadora de posicionamento.
Com isso a BIC das baterias tornou-se líder de mercado. Isso é conexão bem-sucedida, isso é branding.
Uma marca não só acima das concorrentes, mas com a incrível curva de crescimento, resultante da inovação em suas fábricas e em sua estrutura, que refletiram no produto, no branding e na história da Moura Baterias.
Inovação, tecnologia e branding são sucesso sempre que bem direcionados.
Quer ter uma marca inovadora e de sucesso?