Branding | Marketing

Baterias Moura: um salto de inovação.

A cada dez carros produzidos no Brasil, cinco já saem de fábrica com a bateria Moura embutida. E como se não bastasse o market share de 50% no mercado brasileiro, a empresa continua em uma constante expansão.

Conquistou 40% do mercado automobilístico de baterias da Argentina, tornando-se a maior empresa de baterias da América do Sul. São mais de 7,5 milhões de baterias produzidas por ano.

Sem dúvidas, um case e tanto!

Para manter-se ativa e em constante crescimento desde 1957, quando foi inaugurada em uma cidade do interior de Pernambuco, ao Top of Mind do segmento no Brasil, a Moura focou sua estratégia de branding na inovação e qualidade, mas não apenas do ponto de vista tecnológico.

A cultura da inovação abraça a empresa em todas as frentes.

Uma cultura decididamente voltada para as necessidades dos clientes associada à visão de mercado é o que proporciona à Moura o suporte para esse ritmo acelerado de crescimento e inovação.

São milhares de clientes internos e externos que participam dos processos de desenvolvimento, produção, comercialização, aplicação e assistência técnica que possibilitam à Moura o reconhecimento de marca líder pelos consumidores.

A empresa defende que o futuro é construído a partir das constantes melhorias que realizadas no cotidiano e pela capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em projetos concretos.

E tudo isso graças ao “Jeito Moura”.

O jeito Moura de ser | Crédito: Aracaju Baterias

O jeito Moura de ser

Do seu fundador, Edson Mororó, a marca herdou o “Jeito Moura” de ser. Seu DNA pode ser visto (ou melhor, lido) na missão da empresa: “Produzir e entregar as melhores soluções em baterias com um time coeso, gerando riquezas, fazendo o novo, bem feito e com paixão.”

Para ter controle total da qualidade de todo o processo e fazer jus à missão, a Moura atua em toda a cadeia de produção e distribuição de baterias.

Da pesquisa e desenvolvimento (com apoio tecnológico dos principais fabricantes mundiais), passando pela fabricação (apoiada em um sistema de produção eficiente, que garante produtos com elevado padrão de qualidade e confiabilidade) até chegar à distribuição, baseada em uma exclusiva rede de distribuidores e modelo logístico que asseguram a entrega dos produtos e serviços em todo o Brasil e Mercosul.

E este processo de inovação e melhoria é “abastecido” por meio de diálogos com clientes para identificar suas necessidades e entregar produtos e serviços que atendam as demandas de seus negócios.

Dividir muito bem os departamentos dentro de uma empresa com estrutura familiar foi só um dos cenários vividos pela Moura para atingir a extraordinária posição de mercado atual.

Instalando políticas de qualidade, inovação e novas tecnologias nas fábricas, a modernização refletiu no produto e consequentemente no mercado. Um produto com maior vida útil é mais aceito. O que contribuiu para ganhar mercados da Europa e Estados Unidos.

A tecnologia não se restringiu somente para o time interno da Moura.

A criação de aplicativos para o consumidor também foi e ainda é uma das estratégias que acompanha o montante de crescimento.

Falar em baterias e pensar em outra marca, que não seja Moura, é muito difícil!

Até porque, eles tem uma arquitetura de marca muito bem estruturada.

“Produzir e entregar as melhores soluções em baterias com um time coeso,
gerando riquezas, fazendo o novo, bem feito e com paixão.”

Arquitetura de Marca

A Moura usa a arquitetura de marca monolítica.

Neste sistema, o foco está na construção de uma marca principal, forte e única. Todos os produtos utilizam a marca matriz, podendo haver pequenas variações na cor, na adição de um nome de apoio para diferenciar um produto do outro.

Essa abordagem é recomendada para casos em que os clientes escolhem devido à fidelidade com a marca.

Uma das grandes vantagens desse sistema de arquitetura de marca é a necessidade de investimentos menores para a divulgação de novos produtos.

Afinal, o foco está na construção de uma única marca forte. Dessa forma, a marca matriz empresta sua força, diferenciais e valores para os demais produtos.

Linha de produtos Moura

Entre os produtos que a empresa oferece com a marca Moura estão:

  • Bateria para veículos leves
  • Bateria para veículos pesados
  • Bateria para motos
  • Bateria para barcos
  • Bateria tracionárias
  • Bateria estacionária
  • Bateria metroferroviária
  • Óleo

Marca que é sinônimo de categoria, a Moura é “a Bic das baterias”

Além de qualidade e da inovação, a promessa cumprida faz toda a diferença. Um produto que cumpre o que promete, com durabilidade maior que as concorrentes tem o endosso de grandes parceiros.

Fechar negócios com montadoras de carro, por exemplo, foi fruto de um posicionamento inovador. Afinal, simplesmente esperar que a montadora escolha sua marca não é garantia de um bom negócio.

Moura presente no processo de montagem de carros

Mas estar com ela lado a lado, buscando otimizar a qualidade também da entrega para seus clientes, foi uma jogada inovadora de posicionamento.

Com isso a BIC das baterias tornou-se líder de mercado. Isso é conexão bem-sucedida, isso é branding.

Uma marca não só acima das concorrentes, mas com a incrível curva de crescimento, resultante da inovação em suas fábricas e em sua estrutura, que refletiram no produto, no branding e na história da Moura Baterias.

Inovação, tecnologia e branding são sucesso sempre que bem direcionados.

Quer ter uma marca inovadora e de sucesso?

Então vem ser Roxo com a gente!