Branding

Os melhores namings do Estúdio Roxo

Uma marca de sucesso começa pelo nome.

O Estúdio Roxo é apaixonado por batizar e rebatizar marcas, um processo conhecido como naming.

O nome de uma marca deve ser pensado estrategicamente, considerando a originalidade, as associações que deverão ser criadas na mente das pessoas, o alinhamento com o propósito da empresa, a fonética, além da facilidade de compreensão e memorização, entre outras coisas.

Temos em nosso portfólio dezenas de cases.

Confira alguns dos nossos melhores namings

Alê Mattos

Alexsandra Matos é uma personal organizer que tem como objetivo oferecer mais qualidade de vida às pessoas através da organização de residências e escritórios.

No processo de naming, Alexsandra Matos foi substituído por Alê Matos, que é mais fácil de ler, escrever e lembrar, ao mesmo tempo que transmite mais empatia, proximidade com seu público e reforça o aspecto autoral do seu trabalho.

Confira o case completo em: Alê Matos

Amora_TI

A Amora_TI é a prova que existe sim amor na tecnologia.

Seus sócios são todos ex-funcionários de grandes corporações de TI, que resolveram sair para montar um negócio próprio, mais humano, baseado no forte sentimento de satisfação que sentem em trabalhar na área, em fazer a diferença na vida das corporações, das pessoas.

O antigo nome não representava aquilo que a empresa era. Era preciso rebatizá-lo.

Nas conversas com os sócios foi possível observar o quanto eles amavam a profissão, o mundo da tecnologia. A TI se fundia à personalidade de cada um.

Quando houve esse entendimento, a palavra “Amor” ganhou força e automaticamente foi associada à Tecnologia da Informação.

Amora_TI significa Amor à TI, ou amor à ti (aos clientes, aos funcionários, às pessoas). Exatamente aquilo que a empresa queria que o mercado percebesse como diferencial.

Confira case completo em: Amora_TI

Apto

A apto é uma imobiliária digital, criada em 2015, para facilitar o processo de compra e empoderar as pessoas na hora de escolher o seu apartamento.

A apto oferece um exclusivo serviço de curadoria, baseada em inteligência de mercado, no qual são analisados localização, conservação, metragem, ambientes, serviços, preço, diferenciais e diversos outros atributos dos imóveis.

O nome apto vem da abreviação da palavra apartamento (que é o sonho de compra do consumidor) e ao mesmo tempo do adjetivo apto, para promover a aptidão do consumidor na hora de escolher seu apartamento.

O nome é escrito em letras minúsculas para se aproximar do cliente, que, no seu cotidiano, não costuma usar maiúsculas.

Confira case completo em: Apto

Armazém 515

O Armazém 515 é uma empresa de comercialização e distribuição de embalagens e produtos de limpeza que começou há 20 anos atrás, em um pequeno espaço. Após inaugurar um centro de distribuição com mais de 2 mil metros quadrados, era preciso fazer um rebranding da marca.

Optamos por mudar o nome para Armazém 515 pois facilmente entende-se o tamanho da empresa, a variedade de produtos e sua capacidade de atender grandes demandas.

Confira o case completo em: Armazén 515

Arquitana

A Arquitana é um escritório de arquitetura especializado no gerenciamento de projetos de arquitetura. São 3 sócias que resolveram unir suas expertises e personalidades para oferecer ao mercado de construção uma entrega diferenciada, baseada na qualidade.

No início, as sócias usavam seus sobrenomes para identificar o escritório, o que resultava em um nome difícil de pronunciar e de lembrar. Arquitana é resultado de um jogo de palavras envolvendo o termo arquitetura, e “tana”, que transmite força e feminilidade ao mesmo tempo.

Ser arquitana é mais do que ser uma arquiteta. É ser inteligente, paciente, assertiva. É ter a visão do todo sem se descuidar dos mínimos detalhes. É saber extrair o melhor de cada profissional, de cada equipe, para que eles interajam e entreguem juntos resultados fantásticos.

Confira o case completo em: Arquitana

Autochef

O AutoChef, sistema de pesagem automática, é uma startup com um produto inteligente que elimina o operador da balança nos restaurantes self service. Trata-se de um sistema para se trabalhar com produtos alimentícios de diferentes preços por quilo. Após a pesagem na balança, o item é inserido em uma comanda numerada e impressa na hora.

Comerciantes são pessoas muito práticas, objetivas, que querem soluções rápidas. Por isso, o nome tinha que estar conectado à entrega do produto.

Auto vem de automação, automático, e também da pessoa ou máquina que faz as coisas por conta própria. Chef vem da profissão “chef de cozinha” e também remete a um status premium, refinado, alguém que se destaca dos demais.

A união desses dois termos deu origem ao nome: Autochef.

Confira o case completo em: AutoChef

Boltis

A Boltis é uma central de inteligência de mercado que trabalha com um método inovador de análise de dados, atualizados em tempo real e com base no comportamento do consumidor.

Ela faz o cruzamento de dados das compras, desde o tíquete médio do consumidor, o que foi comprado, o dia e a hora, para que assim seja possível projetar ações no ponto de venda, entre outras coisas.

O nome vem de:

– “Bolt” está vinculado a raio, velocidade, rapidez;

– “I”, vem de inteligência e

– “S” de pluralidade.

Assim surgiu a BOLTIS, nascida para ser um diferencial, um guia que direciona a indústria e varejo com agilidade, inteligência e precisão por estes novos tempos.

Confira o case completo em: Boltis

EfeitoLuz

EfeitoLuz é uma loja de iluminação que oferece em seu showroom um suporte integral, desde o projeto luminotécnico até a demonstração dos produtos. O objetivo é despertar sensações e proporcionar uma experiência a quem visite a loja, vivenciando os efeitos da luz e o quanto ela pode valorizar ou transformar um ambiente.

Seguindo a linha minimalista, o Estúdio Roxo trouxe a simplicidade com muita personalidade. O trabalho de naming foi fundamental no conceito da marca. EfeitoLuz traduz fielmente o propósito da empresa: o efeito que a luz promove no ambiente.

Expresso 180

A ideia principal do Expresso 180º é servir café de alta qualidade com opções saudáveis de alimentação em um ambiente amigável que proporcione a circulação e a interação de seus consumidores com a loja e os produtos disponíveis com sofisticação e preços acessíveis.

“Expresso” representa tanto a forma prática e rápida que o cliente efetua as compras (num sistema americano de walk thru), quanto o produto carro chef da marca o café.

O 180º também tem duplo significado, um deles é a temperatura do forno para preparar os salgados e a outra é o formato do balcão que foi pensado para dinamizar o percurso dos clientes e assim facilitar as vendas.

Confira o case completo em: Expresso 180º

Fanti

Brasileiro é um povo apaixonado por carros. Mas tem algumas pessoas que são tão apaixonadas, que transformam esse sentimento em uma carreira profissional só para poder vivenciá-lo todos os dias.

É o caso de Rafael Fanti, um especialista em automóveis que transformou sua paixão e amplo conhecimento automobilístico para ajudar as pessoas na hora de comprar e vender seus autos.

Como a ideia era ter uma marca com um forte tom autoral, o sobrenome do cliente foi escolhido para batizá-la.

Fanti é um nome fácil de falar, entender e lembrar. Não é uma palavra rara mas também não é comum, por isso dá um “que” diferenciado para a marca. Além disso, está associado a fatos positivos e felizes pela sua sonoridade.

Confira o case completo em: Fanti.

Imersa

A Imersa presta serviços de auditoria e consultoria, sendo especializada em condomínios, indústria, comércio e entidades sem fins lucrativos. Ela transfere o conhecimento de todos os processos e ciclos às empresas, sempre com o cuidado de interpretar as informações e os dados de forma inteligente, rápida e correta.

Ela só consegue isso graças ao envolvimento, à imersão que ela realiza em cada cliente. Daí veio a inspiração para o nome. “Imersa” resume o diferencial da empresa que consiste em mergulhar a fundo nos processos e na história da empresa auditada.

Confira o case completo em: Imersa

Jimmy´s

Jimmy´s é um e-commerce diferenciado, voltado a autopeças para customização de carros, que faza uma curadoria de seus produtos, para um público seleto, que está em busca de acessórios para personalizar o seu veículo.

O nome da empresa tinha que ser algo que tivesse relação com a paixão do cliente por carros. Na elaboração do briefing, o cliente revelou que entre os carros que possui está um fusca dos anos 1970, cujo apelido é Jimmy.

Jimmy é um nome simpático, com boa sonoridade, fácil de lembrar e tem um lado vintage expressivo, pois está muito presente nos filmes americanos de antigamente.

Assim nasceu a Jimmy´s Autopeças

Confira o case completo em: Jimmy’s

Levedura Beer

Levedura Beer é uma cervejaria especializada em cervejas artesanais, criada a partir do conceito de Tap House que disponibiliza dezenas de biqueiras com tipos diferentes de cerveja, para que cada cliente possa tomar a cerveja e a quantidade que quiser.

O nome tinha que ser algo forte, que fizesse o link com cerveja de raiz, com tradição, qualidade, know how.

A levedura, que é parte essencial dentro do processo de fermentação. Quando falamos em levedura, também lembramos de cerveja, de fermentação, e de processo artesanal bem raiz.

Para complementar, foi adicionado o termo Beer  (“cerveja” em inglês), que torna a marca mais fácil de ser identificada.

Confira o case completo em: Levedura Beer

Light You

A Light You é uma empresa de automação residencial e comercial que integra todos os equipamentos do ambiente de forma moderna e descomplicada.

A empresa oferece conforto tecnológico atrelado a eficiência energética e a praticidade de ter uma casa ou escritório funcional durante todo o tempo.

A proposta do naming é bem interessante.

Une “Light” (que remete à luz, energia, eletricidade, conectividade) com “You” (Você), a pessoa que será beneficiada com a entrega.

Confira o case completo em: Light You

Mobilize

Mobilize é uma empresa de personal trainers focada exclusivamente em mulheres na faixa dos 30 anos para cima, residentes em condomínios.

O nome anterior (Pantera) tinha uma vertente masculina muito forte. Era preciso suavizá-lo.

Optamos por Mobilize pois remete à atividade, movimento, exercício, à positividade, o melhor que o seu corpo pode ter.

Uma marca criada para as mulheres que estão sempre em movimento

Confira o case completo em: Mobilize

Queijuz

A Queijuz é uma loja de queijos finos e artesanais criada para conectar pessoas às suas origens por meio do alimento. É um negócio na linha confort food, para que mais pessoas possam saborear um alimento raiz, de boa qualidade, vindo diretamente da fazenda, proporcionando conforto e bem-estar.

Na reunião de briefing com a cliente percebemos o quanto seus olhos brilhavam ao falar do queijo, do seu processo de fabricação, do seu sabor, da sua simbologia. Sua fala iluminava o ambiente.

Dessa luz veio o insight para a criação do nome: Queijuz (Queijo + Luz). O nome também faz juz a um produto premium, de alto valor agregado, que a boutique oferece.

Confira o case completo em: Queijuz

Tapa no Apê

Quem vai colocar o imóvel para alugar ou vender sabe como é difícil encontrar profissionais qualificados para fazer uma reforma, mesma que sejam reparos rápidos.

O Tapa no Apê surgiu para centralizar em um único lugar todas as soluções relacionadas à gesso, pintura, elétrica e hidráulica.

A ideia do nome vem de uma linguagem do dia-a-dia, que é de fácil adesão e entendimento, que deixa claro o que a empresa faz. É um nome original, moderno, com boa sonoridade e que as pessoas irão lembrar.

Confira o case completo em: Tapa no Apê

Tuzini

A Tuzini é um e-commerce de equipamentos gastronômicos para cozinha industrial que qualifica sua entrega com consultoria personalizada

Diferentemente do que muitos devem pensar, Tuzini não é o sobrenome do dono da empresa. Fruto de um amplo estudo, Tuzini é um nome criado a partir da combinação de dois termos, “Tu” (que traz força, vigor) e “zini”, que remete aos sobrenomes das famílias italianas, que tem uma forte conexão com cozinha, alimentação, união, afeto.

É um nome curto, fácil de escrever, falar e lembrar e que remete à força e tradição, gerando um equilíbrio interessante com outros elementos de modernidade que foram incorporados à identidade visual.

Confira o case completo em: Tuzini