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BRANDING

Por que o Branded Content é eficaz?

O maior desafio atual das empresas é atingir o tom certo com o seu público. As gerações mais jovens se recusam à ideia de serem “vendidas para” e, em vez disso, buscam opções para gerar relacionamentos de mão dupla com as marcas.

O Branded Content (conteúdo de marca) é uma forma de mídia que tenta mesclar as linhas entre entretenimento e marketing, suprindo as necessidades dos clientes que desejam ter uma conexão mais significativa com suas marcas favoritas.

Definindo Branded Content (Conteúdo de Marca)

Branded Content ou Conteúdo de marca é o conteúdo que não envolve publicidade tradicional. Pode incluir artigos, vídeos, podcasts e até elementos ao vivo que tragam valor relevante para o consumidor. Não é a publicidade como a maioria das pessoas está acostumada a ver (anúncios publicitários, banners, anúncios de mídia social, etc.).

A chave é atrair a atenção do consumidor de hoje e promover um engajamento real por meio do conteúdo. O conteúdo de marca pode entreter as pessoas ou ensiná-las algo, resultando em melhores retornos de engajamento da marca do que o conteúdo pré-rolagem padrão.

Para olhar mais de perto esta definição, vamos definir melhor as principais características do conteúdo de marca:

Valores da marca: O foco aqui é enaltecer os valores da marca e não os seus produtos ou serviços.

Aumentar a notoriedade em torno da marca: Mais do que procurar uma venda direta ou conversão, esses conteúdos tentam impactar o público e estimular a conversa em torno da marca. Portanto, as principais métricas para medir o sucesso do conteúdo de marca desse tipo tendem a se concentrar na notoriedade e no número de menções.

Gerar valor agregado para o usuário: Normalmente, pensamos em publicidade como um preço a pagar para consumir o conteúdo que realmente nos interessa, mas o conteúdo de marca procura transformar essa realidade e criar conteúdo que os usuários realmente desejam consumir. Geralmente, esse valor agregado vem na forma de entretenimento.

Por que o conteúdo da marca funciona melhor que a publicidade tradicional?

A publicidade está em toda parte. Recebemos anúncios em nossos feeds do Facebook, em nossos programas de TV e até em nossas contas de streaming. Nós vemos outdoors, email marketing e banners publicitários diariamente. Pense em quantos anúncios você pula no YouTube todos os dias. Mas você pode pesquisar os Dove Real Beauty Sketches no YouTube ou sintonizar um podcast como o da The Message da GE.

Se você é como muitos espectadores, com certeza já compartilhou conteúdo de alguma marca nas redes sociais, não é mesmo?!

O Branded Content ou Conteúdo de marca recebe mais atenção do consumidor e cria um reconhecimento de marca maior. Os consumidores gostam de conteúdo de marca porque acreditam que o conteúdo é mais focado no consumidor. Como a mensagem não é um discurso de vendas, cria confiança entre a marca e o consumidor.

Quer ver um exemplo: a Lego. O filme LEGO foi um sucesso nas bilheterias que as pessoas não perceberam que era conteúdo de marca da marca LEGO. O filme aumentou o reconhecimento da marca e também aumentou as vendas. Tornou-se uma das peças de conteúdo de marca mais bem-sucedidas de todos os tempos. As vendas da LEGO aumentaram 25% em 2015 após o lançamento do filme.

Outro exemplo é da marca automotiva Volkswagen que desenvolveu uma websérie. Foram oito capítulos recheados de muita adrenalina e mistérios que acompanharam a história centrada no teste secreto. “01.09” – o título da websérie – inicialmente, apresentou as tecnologias mais inovadoras da Volkswagen inseridas em seu enredo. Logo no início foi desvendada a origem do nome da trama, significa Polo ao contrário, e assim o público pode perceber que cada uma das tecnologias apresentadas ao longo da série, eram parte do mais recente e aguardado modelo da Volkswagen, o Novo Polo.

Os números da ação comprovam o sucesso de “01.09”. Foram mais de 20 milhões de visualizações, impactando mais de 60 milhões de pessoas. Além disso, os conteúdos da série geraram 290 mil visitas no hotsite e mais de 210 mil interações nos canais sociais da marca.

Para saber mais sobre a série

Como o Branded Content pode ajudar você?

O conteúdo de marca está aqui para ficar e continuará a se tornar mais popular. Se sua empresa ainda não investiu nessa estratégia, não é tarde demais para começar. Suas vendas podem até aumentar no processo.

Aqui no Estúdio Roxo, teremos prazer em ajudar a promover seu trabalho, campanha ou projeto.
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