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BRANDING

Posicionamento: Faça sua marca ser lembrada.

O que é pior: ninguém saber que sua marca existe ou ninguém gostar de sua marca? Eu diria que é melhor ter uma marca que as pessoas conheçam, mas que não gostem do que uma que elas nem conhecem.

E esse é o ponto: mesmo que eu não goste de uma marca, ainda temos uma chance de interagir com ela (muitas vezes porque precisa – você gosta da operadora do seu celular, por exemplo?). Mas se eu não souber ou lembrar que existe, nunca descobrirá se a experiência é incrível ou terrível.

Mesmo que as pessoas não gostem da sua experiência, você pode trabalhar para melhorá-la. Esse é o pior cenário. Espero que você não esteja lá. Mas existem muitos caminhos para se apresentar ao público e tentar resgatar a imagem de sua marca.

Como você mostra o que pensa, como você age e se comporta perante aos seus concorrentes? Ser memorável não é apenas uma questão do que você faz, mas de quem você é. Você não produziria os resultados, fabricaria o produto ou forneceria o serviço sem uma persona específica. Sem essa persona você não seria a marca que você construiu. Então vamos descobrir o que essa persona é e como melhor explorá-la.

Se posicione

Se você está compartilhando pensamentos óbvios e inofensivos, não está atingindo ninguém. Não seja ofensivo se isso não combinar com sua marca, mas escolha um lado e se posicione.

As pessoas compartilham opiniões incrivelmente inexpressivas o tempo todo nas redes sociais, principalmente as marca. Muitas vezes vemos posts semelhantes a este: “O melhor produto, a melhor experiência ou o melhor serviço”. Mas de fato é? Uma opinião que ninguém discorda não é realmente uma opinião.

Um bom exemplo aqui é a Skol, depois de anos tendo um posicionamento machista, mudou seu comportamento e à partir da luta das mulheres na sociedade. Deixou pra trás seus anúncios que objetificavam a mulher e assumiu seu perfil motivador. Hoje a empresa apoia causas e debates para pessoas saírem de sua zona de conforto e debaterem assuntos polêmicos. Seu posicionamento é claro, forte e engajador no quesito apoiador de diferenças. O reforço do seu ideal vêm através da tagline  – “Redondo é sair do seu quadrado“.

Quer saber mais sobre posicionamento de marca? Clique aqui e confira “Posicionamento em Branding: Os valores de uma marca a frente do negócio.”

Concentre-se em um toque humano

Seu conteúdo será exibido ao lado do logotipo da sua empresa. Ainda deve soar como um ser humano que escreveu.

Por exemplo, uma empresa de camisetas personalizadas, iniciou sua própria marca de fabricação, anunciou-a com um post no blog. A primeira linha do post foi: “Temos uma confissão a fazer: as camisetas de nossas mulheres são uma droga”. Bem, agora estamos prestando atenção. Me diga mais. O que queremos dizer é que foi escrito com uma voz humana. Isso é muito melhor do que um comunicado de imprensa com citações monótonas sobre margens de lucro e novas estratégias de mercado.

Seja consistente

É difícil se destacar. Se você está tentando dizer muitas coisas ou ser tudo para todos, é ainda mais difícil. Seja uma coisa e dê ao seu cliente algo a que se apegar.

Veja a Bombril, foi tão consistente na mensagem ao longo doas anos com seu slogan de campanha que nem precisa mais dizê-lo – você já deve ter dito mentalmente: “1001 utilidades”. Por meio de um número impressionante de campanhas interativas e de TV, a mensagem sempre foi sobre como ele é versátil e isso ficou gravado na sua cabeça. Seja consistente no seu discurso e na sua abordagem.

Inspire-se nas grandes marcas

A Apple é classificada constantemente no topo das listas “mais amadas / mais confiáveis”. Esforce-se por resultados como o da Apple, mas não tente ser como a Apple. Sua marca funciona para suas ofertas e sua situação, mas a mesma estratégia provavelmente não funcionará para você. Essa tática de imitação pode ser pouco autentica, embora as intenções em geral sejam boas, certamente não é memorável. Como sua marca pode ser mais confiável? Como sua marca pode oferecer melhor atendimento ao cliente? Como você pode entregar experiências consistentes? Ou seja, inspire-se e não copie.

Mostra e diz

Tudo o que você comunica tem um tom. Com o design não é diferente. Certifique-se de que sua identidade seja a mesma em todos os lugares que ela aparece.

Dê às pessoas uma razão para lembrar de você. Ser a segunda ou terceira opção de alguém não é ser uma opção: eles nem mesmo estão considerando você. Combine o design visual com uma mensagem coerente e seja lembrado sempre.

Exemplo de grande marca que mostra e diz o que é em todas as plataformas é a Coca-Cola. Há anos a empresa se posiciona de um jeito que basta você ver as ondas de sua assinatura para lembrar ela. O conteúdo sempre amigável e confortante está presente em todas as comunicações da empresa.

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