Estúdio Roxo

Como a Red Bull levou o marketing esportivo ao extremo

27 Dez. 2018
categoria Branding + Marketing

A Red Bull levou o marketing de conteúdo a novos níveis, com o objetivo fidelizar seus clientes passou a ser a “reportagem” em vez do comercial. A empresa que começou a “dar asas às pessoas” em 1987, quando a primeira lata foi vendida na Áustria, tornou-se uma marca global líder na criação e publicação de conteúdo incrível.

A Red Bull se conectou com seu público jovem, estabelecendo-se como um facilitador da emoção, patrocinando mais de 500 esportes radicais, desde base jumping, passando por esportes de neve, e até tem sua própria equipe de Fórmula 1. Os fãs são mantidos em dia com todas as coisas extremas através de uma variedade de canais digitais que inclui até o próprio canal de TV online – Red Bull TV. O que reforça constantemente a personalidade da marca.

Esportes extremos

A Red Bull é de longe a marca mais visível em esportes radicais, e essa associação deu uma imagem “legal” aos olhos dos jovens, gerando engajamento de marca.  O fato de ter aderido a esse nicho deu à marca uma vantagem empolgante e interessante, na qual os jovens tendem a se aproximar. Estratégia eficaz de Branding.

A Red Bull redefiniu o marketing esportivo; não se trata mais de pagar quantias enormes de dinheiro para patrocinar um evento ou uma equipe, mas sim assumir a propriedade dele. Um grande exemplo de apropriação pode ser visto quando a Red Bull entrou no mundo da Fórmula 1.

Em 2004, a Red Bull comprou a equipe de corridas da Jaguar F1 e, desde então, rebatizou completamente a equipe e passou a ganhar campeonatos com frequência. Eles também possuem a Scuderia Toro Rosso, outra equipe da F1. A decisão da Red Bull de investir na F1 é clara, já que a F1 está associada a velocidade, coragem, aventura e estilo, tudo o que quer que os clientes vejam na marca.

Além de possuir equipes, a Red Bull criou muitos eventos desportivos radicais, como o Red Bull Air Race, considerado o desafio aéreo mais avançado do mundo e o mais rápido e emocionante dos desportos motorizados.

A Red Bull mudou o marketing esportivo, possuir uma equipe ou criar um evento como parte de uma estratégia de marketing é muito diferente de outras marcas que simplesmente pagam enormes quantias de dinheiro para exibir seus logotipos em carros, camisetas e mercadorias.

Além de criar eventos e equipes, a Red Bull patrocina incontáveis eventos esportivos extremos dos X Games da ESPN à NASCAR. Esses patrocínios comunicam aos seus clientes que a Red Bull ama eventos esportivos extremos tanto quanto eles, dando aos clientes outra razão para amar a marca.

Red Bull Stratos

O projeto Red Bull Stratos foi um evento notável e um grande salto em termos de marketing. No dia 14 de outubro de 2012, o piloto austríaco de pára-quedismo patrocinado pela Red Bull, Felix Baumgartner pulou do espaço próximo, saindo de uma cápsula de 39 km para a estratosfera e “voou” de volta para a Terra.

O salto criou novos recordes mundiais e gerou mais atenção da mídia do que qualquer anúncio poderia. O burburinho que a Red Bull foi capaz de criar em torno do evento foi incrível, a transmissão ao vivo do Red Bull Stratos Space Jump pelo YouTube foi assistida por 8 milhões e desde então o vídeo já foi visto mais de 44 milhões de vezes no canal oficial.

O que fez com que o evento se destacasse foi o de sublinhar a autêntica ligação das marcas ao esporte radical e à inovação; A Red Bull foi proprietária do evento e usou as mídias sociais para se conectar com seu mercado-alvo, que adoram adrenalina. O slogan da Red Bull “dá asas a você” encaixou perfeitamente no salto de Baumgartner.

Além de excelente marketing, a marca não apenas criou e financiou uma missão extrema à margem do espaço, como também criou dados que poderiam beneficiar a NASA e cientistas de todo o mundo.

Marketing de conteúdo

A Red Bull demonstra todo o potencial de uma marca criando, publicando e capitalizando em quase todos os canais multimídia. Concentrando-se em esportes radicais e os atletas e os incríveis feitos que eles estão realizando, a Red Bull oferece conteúdo com visuais impressionantes, promovendo as atividades e os atletas diretamente e a marca indiretamente.

A estratégia de branding é sobre contar uma história de conquista pessoal e elevar a “barra de nível” mais do que você imaginava. Tais ideais são verdadeiros para esportes radicais e atletas sem medo. Os clientes envolvidos no conteúdo sentem-se inspirados a se esforçar e ir além. A Red Bull não está vendendo a seus clientes uma bebida energética, está vendendo o que acontece quando você a bebe e, para isso, criou um império editorial.

Resultados de marketing

A Red Bull aproveitou a falta de atenção da mídia para esportes radicais e redefiniu o marketing nos esportes. Tomando posse de eventos e equipes, tudo que a Red Bull está fazendo é criativo, energético e empolgante – de acordo com sua identidade de marca.

A Red Bull, como editora, criou a Red Bull Media House, que se concentra na criação e publicação de conteúdo incrível. Grande parte do conteúdo é dos próprios times e eventos esportivos extremos. A publicação deste conteúdo gerou grandes quantidades de mídia conquistada; A Red Bull tem 48 milhões de curtidas no Facebook e 7,9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

É evidente que a estratégia de branding da Red Bull é: ser a reportagem em vez do comercial. O valor dessa estratégia para a marca é que os fãs associam coisas positivas à marca e, em contrapartida, se envolvem com a marca.

Quer ser um case de sucesso? Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Marketing
Branding: Quando a marca vira sinônimo do produto?

Provavelmente, ao fazer sua higiene pessoal, você pegou um cotonete para limpar os ouvidos ou utilizou um Bombril pa...

Provavelmente, ao fazer sua higiene pessoal, você p...

23 Jan. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing + Web
Amazon: 3 lições para aprender como ter uma marca de sucesso

A Amazon é uma das empresas mais reconhecidas no mundo, ocupando e servindo mais regiões globais do que qualquer ou...

A Amazon é uma das empresas mais reconhecidas no mu...

06 Aug. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
Use a cor certa para fortalecer sua marca.

A cor serve para muitos propósitos no branding: ela associa marcas a setores e indústrias, gera emoção e cria ví...

A cor serve para muitos propósitos no branding: ela...

08 May. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2019 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.