Branding | Marketing

Como definir a Tagline de sua marca.

Desenvolver uma mensagem memorável em uma única e curta sentença pode ser difícil. Os melhores taglines podem estar sozinhos e representar a marca sem sequer indicar o nome da marca. Os Taglines acompanham os nomes das marcas e comunicam de forma concisa a essência, posição e / ou valor da organização. Deve ser a alma de quem sua empresa é, ou aspira ser.

Mas você dever estar se perguntando: Essa frase em baixo do logotipo não chama Slogan? Nem sempre. É muito comum que haja essa confusão, pois ambos são muito utilizados e facilmente confundidos. Existe uma diferença sim entre Slogan e Tagline e a principal diferença entre elas é o propósito.

Geralmente o Slogan é criado como um “grito de guerra” para uma campanha específica ser facilmente memorizada. Você pode ver uma marca com alguns slogans, por exemplo: a Fiat. Cada carro seu tem um slogan em cada campanha.

• Fiat Toro – Infinitas possibilidades
• Fiat Uno (2017) – Muito carro num Uno só.
• Fiat Mobi – O novo jeito de se mover pela cidade

Porém a Tagline da marca é: Fiat – Movidos pela paixão. Compreende a diferença? A Tagline representa a marca como um todo, podemos dizer que a Tagline é a alma do negócio.  Uma bela dica aqui é: Se o nome da sua empresa ainda não é descritivo do que você faz, sua Tagline deve ser.

 

Desenvolvendo um Tagline

Para as marcas um Tagline deve encapsular de forma concisa a essência da marca com uma única palavra ou uma frase sucinta que transmite sua natureza fundamental. Também deve estabelecer valor e servir como um mantra interno. Seu tagline comunica seu benefício de marca? Os melhores são verdadeiros, emocionais, declarativos, proprietários e representam algo. Ao desenvolver um Tagline, mantenha-se livre de palavras triviais ou previsíveis, como “orientadas pelo cliente” ou “amigáveis”. Os tags impactantes são originais, negrito e usam palavras poderosas que se elevam acima de sua definição simples.

Se você quiser saber a importância de ter uma marca com personalidade, leia: Personalidade em branding: Sua marca pensa, sente e fala.

Concentre-se não apenas no que você faz, mas também como e por que você faz isso: os taglines mais dinâmicos transmitem sua missão e seu resultado. “Taste the feeling””, da Coca-cola; “1001 utilidades”, da Bombril; e “O lugar mais feliz na terra”, da Disneylândia, todos fazem declarações ousadas e depois as entregam para os consumidores.

Desenvolver o slogan certo é tanto uma ciência quanto uma arte. Para algumas marcas, a inteligência é essencial para transmitir a mensagem – “A gente se vê por aqui”, da Rede Globo ou “Pense diferente”, da Apple.

 

O que marca representa

Para criar o tagline certo, deve-se entender e aceitar a verdadeira essência da marca: a articulação concisa do que a organização representa. Para florescer este significado principal, passe o tempo falando com o time de liderança da empresa e selecione clientes para obter uma visão holística do que torna a marca especial. Essas entrevistas, juntamente com exercícios de branding personalizados projetados para extrair o lado mais sentimental da organização, ajudam a concentrar os esforços na criação do Tagline perfeito. Todas as marcas devem ter um Tagline ou um slogan para ajudar a gerar a percepção do consumidor. Quer seja humorístico e empático – Como a marca Danoninho: Vale por um bifinho – direto  e descritivo – como as marcas Bayer: Se é Bayer, é bom! Ou Brastempo: Não tem comparação – os taglines fornecem marcas com a nota emocional que esclarece a missão da marca.

A Roxo sente a paixão da sua marca, vem ser Roxo com a gente.